quinta-feira, 28 de outubro de 2010

REFLETINDO SOBRE CIBORGS


Disponível em: http://www.tabernaculonet.com.br/blog/?cat=40. Acesso em: 21 out. 2010.

Acima, o implante sob a pele do braço, necessário para que o celular tatuado na pele (imagem abaixo) funcione.

Disponível em: http://www.nosnaweb.com.br/index.php?page=read&id=720. Acesso em: 20 out. 2010.

Acima: tatuagem de celular com bluetooth no braço de uma moça: esta não perde nunca mais seu aparelho! Também é à prova de ladrões... Tu terias coragem de fazer este procedimento?

Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=teclado-virtual-na-pele&id=010150100413. Acesso em: 26 out. 2010.

Segundo Haraway (p. 62), "um cyborg é uma criatura híbrida, composta de organismo e de máquina".

REFERÊNCIA:
HARAWAY, Donna J. Ciencia, Cyborgs y Mujeres: la reinvención de la naturaleza. Madrid: Cátedra, 1995.

Ao visitar os pôsteres do Salão de Iniciação Científica da Ufrgs, agora em outubro, revi esta autora, que utilizei em minha Monografia Final do Curso EBEA, finalizado em março deste ano... Navegando, achei coisas muito interessantes que refletem o uso das TICs na modernidade, com implantes que alteram as funções naturais do corpo, como os exemplos acima. Também as alterações comportamentais provocadas pelos psicofármacos, como os autores do pôster alertaram, podem transformar seres humanos em ciborgs, já que as funções cerebrais, mais difíceis de se observar, são modificadas tanto por medicamentos (controladores de apetite, antidepressivos, etc.) quanto por drogas permitidas (como o álcool) ou proibidas (anfetaminas, LSD, heroína, cannabis, etc.)
E as pessoas que implantaram de marca-passo a botóx? De lentes de contato a um transplante de medula, por exemplo? Há uma mescla, um hibridismo cada vez maior entre o que é natural e o que é criado por nós...
O que tu pensas sobre isto?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA