sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PAIXÃO CORTES: PATRONO DA FEIRA DO LIVRO (POA - RS 2010)

A estátua do Laçador, que retrata um gaúcho pilchado (em trajes típicos) teve como modelo o tradicionalista Paixão Côrtes e tornou-se o símbolo da capital gaúcha, em concurso público realizado em 1991, sendo tombada como patrimônio histórico em 2001. Devido à construção do Viaduto Leonel Brizola, foi transferida em 2007 para o "Sítio O Laçador".

O Laçador - estátua símbolo da capital gaúcha
Disponível em: http://culturadorgs.blogspot.com/. Acesso em: 3 set. 2010. 

A história da estátua remonta à exposição dos 400 anos de São Paulo, em 1954. Os escultores Vasco Prado, Fernando Corona e Antônio Caringi apresentaram seus protótipos. O vencedor do concurso teria sua obra  posteriormente fundida em bronze e ofertada à cidade quatrocentona.
Caringi foi o vencedor, mas como  a capital do Rio Grande do Sul não tinha nenhum monumento que representasse o gaúcho típico, houve reinvindicação popular para que o monumento viesse enfeitar nossa terra. Assim, foi adquirida pela Prefeitura de Porto Alegre e trazida para cá em 1958, adornando a entrada da cidade -junto ao Aeroporto Salgado Filho até ser recolocada próximo ao local original.
Texto adap. da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1tua_do_La%C3%A7ador. Acesso em: 3 set. 2010. 

Paixão Côrtes - Patrono da Feira em 2010
Disponível em: http://blogdoleoribeiro.blogspot.com/2010_08_01_archive.html. Acesso em: 3 set. 2010.  

Aos 83 anos, João Carlos D’Avila Paixão Cortes foi escolhido o patrono da  Feira do Livro de Porto Alegre. Ao lado de Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glaucus Saraiva, um dos criadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Curiosamente, Paixão Côrtes se elege patrono da Feira do Livro exatamente uma década depois de seu companheiro de empreitada, Barbosa Lessa, ter sido escolhido para a mesma função, no ano 2000.
Agrônomo de formação, Côrtes projetou seu nome na cultura do Estado como compositor, folclorista e pesquisador das tradições gaúchas.

Disponível em:
http://wp.clicrbs.com.br/rodadechimarrao/2010/09/01/pixao-cortes-e-o-patrono-da-feira-do-livro/?topo=77,1,1,,,e191. Acesso em: 3 set. 2010.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA