quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CILDO MEIRELES - EXPOSIÇÃO




Projeto Coca-Cola (1970)
Disponível em:

A Casa da Gravura de Porto Alegre recebe, até 24 de setembro, a exposição individual do versátil artista plástico Cildo Meireles, vencedor do Prêmio Velasques 2008. A entrada é franca.
Endereço Casa da Gravura: Av. Venâncio Aires, 74 - Cidade Baixa (Porto Alegre/RS) - tel.: (51)3013-5036.

"Jogo da Velha Série C3B" (técnica mista)
Disponível em:
http://arteautentica.blogspot.com/2009_05_24_archive.html. Acesso em: 23 set. 2010. (Imagem)

Ao todo são 11 obras selecionadas pelo curador Paulo Gomes, feitas com diversas técnicas. O artista trabalha com serigrafia, litografia, esculturas, gravuras, entre outros.
Há mais de 40 anos no ramo, Cildo Meireles tem no currículo diversas exposições individuais, nacionais e internacionais. Cidades como Londres e Barcelona estão entre as que já receberam trabalhos do carioca.
  Serigrafia
Disponível em: 

“Houve um momento nas cavernas em que arte e religião podiam ser confundidas. Passa um tempo e o que acontece? O que havia de arte naquela inscrição rupestre se desprende do que havia de religioso”, diz o artista Cildo Meireles ao explicar em apenas algumas sentenças a relação do fazer artístico com o homem desde a pré-história até a contemporaneidade. A relação do espectador com a arte também passou por muitas mudanças ao longo do tempo e hoje fica mais difícil não deixar escapar o que há de sagrado na experiência de presenciar um trabalho artístico.
Disponível em:
http://blogdofavre.ig.com.br/tag/cildo-meireles/. Acesso em: 23 set. 2010. (texto acima) 
 
"Babel"
Disponível em: escoladecriacao.espm.br/blog/?tag=obra-de-arte. Acesso em: 23 set. 2010. 

A torre de "Babel",  fabricada com 800 modelos de rádios de épocas e estilos diferentes, cada um sintonizado em uma estação distinta.
 

"Missões - Como Construir Catedrais" (1987)


Nesta instalação, referente às Missões Jesuíticas fundadas pelos religiosos no sul da América para catequisar os indígenas (entre 1610-1767), o artista usou milhares de ossos de vaca que vão até o teto e moedas brilhantes de um centavo que formam um tapete e a coluna que vai do teto ao chão - unindo simbolicamente o céu e a terra - é formada por 800 hóstias.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA