domingo, 6 de setembro de 2009

MADRE TERESA DE CALCUTÁ - MORTE: 05/09/1997

Agnes Gonxha Bojaxhiu: 26 de agosto de 1910, Skopie, capital da Macedônia - 5 de setembro de 1997.
Disponível em:
<http://mition.wordpress.com/2008/09/>. Acesso em: 6 set. 2009.
Agnes nasceu em uma família católica e sua mãe, Drana, era uma pessoa de intensa religiosidade. Aos 12 anos Agnes despertou para sua vocação religiosa.
Em 1929, após 37 dias de viagem pelo mar, Agnes chega em Bengala, depois viajou a Calcutá e finalmente chegou em Dajeerling, onde estudou no Seminário da Ordem e em 24 de maio de 1931, escolheu o nome de Teresa, inspirada pela Santa Teresa D´Avila. Entre os 18 e os 38 anos, Teresa era religiosa das damas Irlandesas na Índia e professora de história e geografia no colégio Santa Maria, único para meninas católicas em Calcutá. Logo começou a ensinar no colégio de Entally,onde iam as pobres.
Na Índia, colônia Britânica, havia muitas aspirações pela independência e Mahatma Gandhi pregava a não violência. Em 1937 no dia 24 de maio, Teresa professou de forma perpétua sua vocação religiosa.

Em 1950 fundou uma congregação religiosa, "Missionárias da Caridade" e as irmãs de caridade são mais de 4.000, espalhadas por 95 países, e todas as nações permitiram seus trabalhos.

O Papa João Paulo II confiou às religiosas de Madre Teresa a casa “Dom de Maria” aberta no Vaticano, ao lado do Palácio do Santo Ofício, para assistir aos mais pobres e aos moribundos da Itália.
Em 1979 Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho humanitário. Foi Beatificada (tornada Santa) em 19 de outubro de 2003.

Disponível em:
<http://blig.ig.com.br/martamoraes/tag/biografia/>. Acesso em: 6 set. 2009. (texto)


Freiras católicas da ordem Missionárias da Caridade rezam no aniversário de morte de sua fundadora, a Madre Teresa de Calcutá. Foto: Jayanta Shaw. Fonte: Reuters

Disponível em:
<http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=25487>. Acesso em: 6 set. 2009.

3 comentários:

Beth Cruz disse...

Madre Teresa de Calcutá foi um exemplo de dignidade. Movida pela compaixão, dedicou sua vida aos necessitados. Uma forma bela e inteligente de passar por essa vida.
"Sem bondade não existe inteligência".

Bjo

Kátia disse...

Obrigada pela visita, Beth, serás sempre muito bem vinda...
Ótima reflexão - realmente para quê inteligência se não for para fazer (e desejar) o bem?
Madre Teresa com certeza vivenciou isto!
;)

Aroldo Rocha disse...

Madre Teresa realmente foi uma pessoa enviada de Deus para mostrar o amor aos mais pobres entre os pobres. Seu legado de bondade solidariedade e amor ao próximo ficará para sempre no coração do mundo, hoje doentio...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA