segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

DARWIN - 200 ANOS DE NASCIMENTO & 150 ANOS DO LIVRO "A ORIGEM DAS ESPÉCIES"

Disponível em: <commons.wikimedia.org/wiki/File:Darwin_panel.jpg>. Acesso em: 25 jan. 2009.

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças."
Charles Darwin



Charge: "Darwinismo e informática"

Recebido por e-mail (charges sem referências)

Charge: "evolução humana e informática"



Charles Darwin, naturalista inglês, nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury. Desde criança interessou-se por animais, plantas e o estudo da biologia. Quando surgiu a oportunidade de embarcar como membro da tripulação do Beagle, navio da Marinha britânica que daria a volta ao mundo realizando pesquisas oceanográficas, não pensou duas vezes.
A viagem, que começou em 1831, deu a Darwin acesso a uma grande variedade de ecossistemas, da mata atlântica brasileira às ilhas vulcânicas do Pacífico. Ele também teve a chance de coletar animais fossilizados. Aos poucos, acumulavam-se diante dos seus olhos indícios de que as espécies não haviam sido as mesmas ao longo do tempo.



Disponível em: <http://seitadosoregos.blogspot.com/2006/01/pensamentos-de-outrm_16.html>. Acesso em: 25 jan. 2009.


Há quase 150 anos, quando publicou sua obra-prima, A Origem das Espécies, o naturalista inglês Charles Darwin (1809- 1882) demoliu as antigas certezas sobre a origem dos seres vivos e revolucionou a cultura moderna com uma sutileza que chega a espantar.
A publicação de A Origem das Espécies em 1859 foi um sucesso. Apesar das controvérsias geradas pelo aparente desafio do livro à narrativa bíblica da criação, os naturalistas sérios abraçaram as idéias de Darwin. E o mesmo aconteceu com intelectuais de outras áreas. Numa época em que a cultura científica era considerada parte indispensável na formação de qualquer pessoa, o darwinismo logo começou a transitar pela sociologia, economia, história e literatura, nesta última todo um gênero foi marcado por ele, o naturalismo.
No livro Origem das Espécies, Darwin defende duas teorias principais: a da evolução biológica - todas as espécies de plantas e animais que vivem hoje descendem de formas mais primitivas - e a de que esta evolução ocorre por "seleção natural".
Após a enorme repercussão de sua obra priencipal, o cientista continuou escrevendo artigos e pesquisando. Já no final da vida, sofre de síndrome do pânico e mal-de-Chagas, o último adquirido durante sua viagem pela América do Sul. A morte chega em 19 de abril de 1882. Charles Darwin é sepultado na Abadia de Westminster.
Acima de tudo, o grande impacto da teoria de Darwin é mostrar que a diferença entre humanos e animais não é absoluta, mas apenas uma questão de grau.

Leia mais em:
Disponível em: <http://www.pensador.info/autor/Charles_Darwin/biografia/>. Acesso em: 25 jan. 2009.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA