terça-feira, 25 de setembro de 2012

É PRIMAVERA!



PRIMAVERA...


“No balé das cores,

Desfilando orquídeas

Vejo minha vida

Como reprise...



Olhos brilhantes

De sonhos tantos...

Mágico instante

Doce release...



Fui primavera

De harmonia , beleza

Tantas certezas...


Bela estação é esta!
Mas, de certo, agora
Sei apenas que chega... E vai embora...”  
(Fonte)


 
Beija-flor ou colibri Fonte texto/imagem

Os beija-flores ou colibris (como também são conhecidos), são as menores e mais leves aves do mundo. Os beija-flores, em liberdade, só são encontrados no continente americano. Apesar de serem mais comuns na América do Sul, também podem ser encontrados na América Central e até no Alasca.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DIA DA ÁRVORE - 21 DE SETEMBRO

Ipê amarelo (fonte)

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore. A data foi escolhida por sua proximidade  ao início da primavera, quando muitas árvores   florescem, alegrando parques, jardins e as cidades. É um bom momento para refletir sobre a conservação da natureza e a preservação das nossas matas. Garantir a riqueza do meio ambiente e incentivar o reflorestamento é importante, pois ter a natureza por perto traz muitos benefícios para todos nós. (texto adaptado)

"Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos."               
                                                 Carl Gustav Jung


Se a poesia não surgir tão naturalmente como as folhas de uma árvore, é melhor que não surja mesmo.                                                                                      John Keats
Fonte citações


Que delícia é ler embaixo de uma frondosa árvore! (Fonte)

DATA FARROUPILHA - 20 DE SETEMBRO

Homenagem à data gaúcha alusiva ao ideal Farroupilha, que na época chegou a proclamar a República Juliana, tornando independentes os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Até hoje, os herois daqueles tempos de luta são relembrados em narrativas clássicas e os costumes de nossa terra são preservados...

"Mas não basta pra ser livre 
ser forte, aguerrido e bravo:
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo."

domingo, 9 de setembro de 2012

NÍVER DO BLOG: 4 ANOS!

Parabéns pra você nesta data querida. Muitas felicidades, muitos anos de vida. Feliz Aniversário
                                              Fonte da imagem

Parece que foi ontem, mas lá se vão quatro anos!

Agradeço aos leitores deste espaço, espero ter proporcionado bons momentos a todos ;-)

Hoje, após 1134 posts publicados, temos mais de 431.000 visitas de todos os países e 204 seguidores...
Um recado muito especial para a comunidade da ETS: este espaço também é de vocês, portanto, me visitem  - tanto aqui nos comentários como na Biblioteca da escola - e apresentem sugestões de postagens. Irei atendendo na medida do possível, certo? 

Ah: e coloquem sua fotinho lá nos "Seguidores"!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

7 DE SETEMBRO: DATA HISTÓRICA
















O que estamos fazendo com nosso país?
Nas eleições deste ano, vamos escolher com cuidado os novos dirigentes - e acompanhar  suas ações...




O casal de fotógrafos Ita e Bala está lançando um belo livro com paisagens (veja mais) do litoral brasileiro - a mim parece muito com a bandeira do Brasil...
Também em outros anos, neste blog, tu encontras mais matérias sobre a data de nossa independência

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ETS - NOTÍCIAS: TRÊS CARDÁPIOS & DEGUSTAÇÃO

Que mesa linda!



No dia 29/8/12, a Nutrição convidou quem estava na ETS para um verdadeiro banquete - sorte minha: estava por aqui ao meio-dia!
O capricho na apresentação, com os cortes diferenciados das frutas  deixou a mesa colorida e atrativa. Todas as pessoas da comunidade escolar da ETS - que tiveram oportunidade de degustar o banquete das meninas - ficaram muito bem impressionados com os recursos utilizados na preparação das refeições, focadas em cardápios sem restrições, para trabalhadores saudáveis. A orientação foi da prof.ª Carmen e a atividade foi desenvolvida no Laboratório de Nutrição da ETS.

Parabéns - estava muito saboroso! 

Fechando o banquete, salada de frutas, mousses de limão, maracujá, além de coloridos cupcakes foram degustados.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ETS - NOTÍCIAS & FOTOS

A professora Jane, do Curso Técnico em Nutrição, organizou, junto com suas alunas, uma FEIRA DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL.

Na ocasião, as futuras Técnicas em Nutrição explicaram ao público presente - a comunidade escolar da ETS - vários fatos sobre estes alimentos e seus efeitos benéficos sobre a saúde humana.




As turmas dos outros cursos técnicos compareceram para degustar - e aprender!








Professores e funcionários da ETS também estiveram prestigiando a Feira:






















Abaixo, pode-se ver o Laboratório de Nutrição e Dietética, local onde foi realizada a Feira:


E, claro, eu também fui provar as delícias que as alunas prepararam...
Parabéns, turma!

ETS: NOTÍCIAS - MEP/2012

A MEP 2012 teve participações bem relevantes de nossa escola. A seguir, material sobre os três projetos que participaram do evento, em Tramandaí, litoral sul do nosso estado:

PROJETO TIFAS

INTRODUÇÃO
Elaborou-se o Projeto TIFAS (Terapia Integrada dos Funcionários da Área da Saúde), com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos profissionais que atuam na área da saúde, diretamente com o público em geral. É do conhecimento de todos que a saúde hoje no nosso estado tem passado por diversos problemas, dentre tantos um dos mais preocupantes:“o caos na saúde pública” (médicos mal pagos, falta de leitos, superlotação, pacientes e familiares de pacientes indignados com o descaso na saúde pública e com planos de saúde).
Esse projeto consiste em utilizar terapias alternativas: debates, discussões, brincadeiras, jogos, exercícios físicos, palestras..., com o compartilhamento de experiências. Percebe-se que muitos conflitos são similares, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com o outro, e a TIFAS (Terapia Integrada dos Funcionários da Saúde) trabalha para encontrara melhor maneira de lidar com o público e os próprios colegas de trabalho.
O Projeto TIFAS (Terapia Integrada dos Funcionários da Saúde) busca através do uso de programas de terapia (jogos, brincadeiras, teatro, relaxamento, palestras, debates, reflexões, etc.) a prática e o envolvimento dos profissionais de saúde com o intuito de proporcionar seu bem-estar organizacional e pessoal, refletindo-se os resultados deste programa na sociedade e na instituição para qual atua, impactando diretamente e positivamente na qualidade dos serviços de atendimento prestados, ao público e nas instituições de saúde.

OBJETVOS

1- GERAL
Criar e implementar um programa de Terapia integrada com os funcionários que trabalham na área de saúde e interagem diretamente com o público.

2- ESPECÍFICOS
> Oportunizar tratamento preventivo para os profissionais de saúde, gerenciando o estresse e a pressão do trabalho;
> Interação entre profissionais de saúde para compartilhar experiências e desabafar as aflições;
> Trabalhar juntos encontrando soluções para questões profissionais similares enfrentados no cotidiano profissional;
> Aprimorar as relações interpessoais entre os profissionais de saúde através do programa, proporcionando saúde, bem-estar e autoestima;
> Contribuir para uma melhor qualidade de atendimento na prestação de serviços de saúde.

RESULTADOS
Este projeto foi idealizado principalmente com base em observações. A experiência de quase quatro anos trabalhando como operadora de atendimento na área da saúde me permitiu observar, pesquisar e procurar soluções para um problema que afasta do trabalho boa parte dos funcionários da saúde por motivo de “Depressão”. Entre outros motivos de afastamento estão o estresse, as dores físicas, medos, baixa autoestima, insegurança, ansiedade...
Observou-se varias colegas de trabalho que adoeciam e se afastavam frequentemente.
Contudo, comprova-se que esses profissionais necessitam de apoio psicológico mesmo queeles mesmos não aceitem ou achem que não precisam. O gerenciamento dos conflitos e estresse merece sim um espaço privilegiado dentro destas instituições.
Apesar de a pesquisa apontar para a maioria a aceitação de uma terapia, muitos acham que não é necessário. Entende-seque, como esta pratica ainda não é bem conhecida e pouco divulgada, por não praticarem, desconhecem os benefícios gerados. Minha missão também foi essa, explicar o projeto e incentivar esta prática.
Através da pesquisa escrita e relatos, alguns participantes sugeriram algumas atividades, o que foi considerado bastante enriquecedor:
Atividades voltadas para a dificuldade de cada funcionário:
> Ginástica laboral;
> Shiatzu;
> Relaxamento e atividades que trabalhassem a autoestima;
> Discussões sobre o dia de trabalho;
> Criação de um grupo de teatro que representasse o dia-a-dia de trabalho;
> Biodança;
> Brincadeiras;
> Conversas em grupo




¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Projeto DICA - 2º lugar
(Dedicação ao Idoso com Carinho e Amor)
Projeto DICA (Dedicação ao Idoso com Carinho e Amor) visa criar um facilitador dentro do hospital voltado para o cidadão da melhor idade. Seu objetivo é personalizar o atendimento à melhor idade, a fim de que se evite atrasos e perda de consultas e procedimentos decorrentes da dificuldade que os mesmos têm em se localizar dentro do hospital.
Quem realizará este trabalho serão os estagiários na primeira etapa de seu estágio, aprendendo, assim, a logística do hospital e como se relacionar com as pessoas.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨




Tratamento de Saúde sem Risco (equipe, profs. Elige - Diretora da ETS - e Dóris, orientadora dos trabalhos de Gestão em Saúde)

A viagem para Tramandaí rendeu: O TIFAS saiu em primeiro lugar; o DICA em  segundo;  o Tratamento de Saúde sem  Risco em  sétimo lugar. Os primeiros e  segundos lugares foram classificados  à FECITEP, próxima etapa das mostras anuais de trabalhos elaborados pelas escolas técnicas, em nosso estado (RS).¨
Boa sorte a todos na FECITEP! Vamos aguardar mais premiações...
Fonte: recebido da Diretora da ETS, prof.ª Elige Lemos, via e-mail.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA