sexta-feira, 1 de junho de 2012

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DAS BIBLIOTECAS (RS)



Fig. 1 - Stédile com Nêmora (CFB); Eliane Moro e Lizandra Estabel: Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública  no RS

O Deputado Federal José Stédile (PSB/RS) recebeu na segunda-feira, dia 28/5/12, em seu escritório em Porto Alegre, a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues, e as professoras da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS Eliane Moro e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Lizandra Brasil Estabel.

Além de convidá-las para o Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública no RS, no dia 18 de junho, às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, Stédile aproveitou para esclarecer dúvidas e solicitar sugestões de projetos e emendas a serem encaminhados em prol das bibliotecas do estado.
Fig. 2 - Biblioteca Pública do estado (RS) - em Porto Alegre: em obras até quando?




A professora Eliane Moro agradeceu o olhar do deputado nas bibliotecas e na qualificação dos profissionais. “Não adianta ter a melhor biblioteca do mundo, se não tiver bons profissionais. Este é um ponto nevrálgico”, destacou. Ela também lembrou que o RS é o único estado que aprovou em sua Constituição o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares e Públicas, mas que anda um pouco esquecido. Ainda parabenizou a escolha do professor e jornalista Ruy Carlos Ostermann como palestrante no lançamento, pois foi na sua gestão como Secretário de Educação que realizou-se o 1º Seminário Nacional de Bibliotecas Escolares.
Fig. 3 - Bibliotecas Escolares - devem ter ótimo acervo e ser dinamizadas pelo profissional bibliotecário

A presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia parabenizou o trabalho do deputado e destacou que a Frente Parlamentar em Defesa das Bibliotecas Públicas não é mais uma frente, mas um projeto sério e de conteúdo. “Precisamos sensibilizar os prefeitos, secretários estaduais e municipais para despertarem sua consciência da importância das bibliotecas e de termos profissionais qualificados à frente destas instituições”, defendeu.
Fig. 4 - Interior também tem que contar com bibliotecas de qualidade

A professora Lizandra Estabel apresentou exemplos de bibliotecas modelos, como a Biblioteca Estadual de São Paulo, construída onde era o Carandiru. “Os usuários têm acesso a livros e ipods. Circulam cadeirantes. Fica aberta até as 21h e aos domingos e está sempre cheia”. 

Biblioteca de São Paulo: Exposição de arte naïf

Monitor mostra um dos e-readers à disposição dos leitores (BSP)

Menino Maluquinho, personagem de Ziraldo, enfeita o teto (BSP)

Biblioteca de São Paulo: Vista do andar superior

Tecnologias Assistivas (TA) proporcionam acesso à informação para pessoas com deficiência

TA para pessoas com baixa visão: acessibilidade na BSP

Reserva dos PCs: aparelho bipa o usuário que está em outro setor/atividade 

Lizandra também citou uma pequena, mas acolhedora biblioteca em Hulha Negra, no interior do RS. “A biblioteca foi construída em frente à escola, no coração da cidade”.

Fig. 6 - Biblioteca Municipal de Hulha Negra (RS): espaço de cultura e informação




Por Katia Marko – Assessoria de Imprensa/Porto Alegre (destaques meus. Fontes:   figura 1; figura 2; figura 3; figura 4; fig. BSP: fotos particulares; fig. 6)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA