terça-feira, 27 de setembro de 2011

A ERA DIGITAL: DESAFIOS E CONQUISTAS

 Recebido via e-mail
(Acesse o formulário de inscrições aqui ou o link para ver mais detalhes aqui)
Santander Cultural - Sala Multiuso Oeste
Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
 A tecnologia digital provoca novas formas de expressão e de comunicação, revoluciona a escrita e a leitura; provoca conflitos e deslumbramento; exige compreensão e procedimentos compatíveis com a irreversível e  crescente interação do mundo virtual e do mundo real.
Sendo assim, 
[...] "cabe-nos nesta encruzilhada da conjuntura mundial, enfrentar a esfinge com um sistema objetivo de pensamento e ação, para que possamos planejar o futuro previsível. A primeira medida deverá consistir na renúncia das palavras pretensiosas que conduzem ao pseudoconhecimento conceitualizado, forma neutralizadora do contato direto com a realidade." (MARTINS, 1998, p. 120).

MARTINS, Cyro. O Mundo em que Vivemos. In: ------. O Mundo em que Vivemos: ensaios.  Porto Alegre: Movimento, 1998.

FOTOGRAFIA: SERPENTE/VÍBORA/COBRA & POESIA

Vi no IHU (25/9/11)



Foto: Martin Harvey/Bios

Uma víbora na areia. Esta foto foi feita no mais soberbo dos desertos, o da Namíbia e não se sabe o que é mais fascinante: a mescla de cores da areia ou a extraordinária inclusão de uma cabeça de víbora na decoração. A foto foi feita no mais soberbo dos desertos, o da Namíbia. Lá se encontra esta espécie de répteis que se embrenha na areia para caçar as suas presas, mas cuja mordida raramente mata uma pessoa humana. 

Só para interligar os assuntos, aqui vai uma poesia, cantada por Caetano, que fala nestes répteis, símbolo de traição/sedução e que exercem um estranho fascínio sobre os humanos:


Um amor assim delicado
Você pega e despreza
Não devia ter despertado
Ajoelha e não reza
Dessa coisa que mete medo
Pela sua grandeza
Não sou o único culpado
Disso eu tenho a certeza
Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa
Um amor assim violento
Quando torna-se mágoa
É o avesso de um sentimento
Oceano sem água
Ondas, desejos de vingança
Nessa desnatureza
Batem forte sem esperança
Contra a tua dureza
Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Senhora, serpente, princesa
Um amor assim delicado
Nenhum homem daria
Talvez tenha sido pecado
Apostar na alegria
Você pensa que eu tenho tudo
E vazio me deixa
Mas Deus não quer que eu fique mudo
E eu te grito esta queixa
Princesa, surpresa, você me arrasou
Serpente, nem sente que me envenenou
Senhora, e agora, me diga onde eu vou
Amiga, me diga...
Composição: N.Siqueira / E. Neves
Disponível em: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44767/. Acesso em: 27 set. 2011.

Veja o show "Circulado", no Canecão (RJ), em dezembro de 1992, filmado por um amigo do guitarrista do show, Luiz Brasil (informações retiradas dos comentários do YouTube, link abaixo):


Disponível no YouTube

sábado, 24 de setembro de 2011

1º FÓRUM BI-NACIONAL BRASIL/URUGUAI & 25 FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


A importância da mobilização pela melhoria das bibliotecas escolares, que temos acompanhado desde o seu início, pode ser vista no aumento de concursos para profissionais bibliotecários e técnicos, na sensibilização do poder público dos diversos municípios pelos quais os fóruns já transitaram, envolvendo também as Universidades, as Bibliotecas Públicas Municipais e as Bibliotecas Comunitárias. A ênfase na elaboração dos Planos Municipais do Livro e Leitura (PMLL) e a difusão das boas práticas e trocas de experiências, juntamente com o aporte teórico apresentado pelas queridas professoras Eliane Moro e Lizandra Estabel também são relevantes e devem ser considerados, ressaltados e cada vez mais difundidos pelo nosso Estado e - até mesmo - em outras unidades da Federação, pois aqui no Rio Grande do Sul, com muito orgulho, estas ações vingaram e desdobram-se em uma conscientização maior a respeito da importância das Bibliotecas Escolares para a formação de leitores críticos e futuros pesquisadores.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TETRO DA FEEVALE - O MAIOR DO RS

A inauguração (20/9/11) deste que é o maior Teatro do estado do Rio Grande do Sul foi com casa lotada para ver/escutar o tenor espanhol José Carreras e a soprano argentina Marina Silva, com a Orquestra Filarmônica da PUC, sob a regência do maestro David Giménez
Em frente ao campus da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, em uma área total de 10.000 m² está localizado o novo Teatro da Feevale, que pode receber até 1.805 espectadores.
O local vai atender às necessidades da instituição, que terá um espaço próprio para realizar formaturas e diversos eventos, além de poder ser aproveitado como cenário para vários tipos de apresentações artísticas, como shows musicais, dança e teatro.






















A casa conta com cinco camarotes, com mais de 20 poltronas cada. O palco está projetado com área total de mais de 500m², altura de 19m, largura de cerca de 36m e profundidade de 15m. Os artistas poderão contar com sete camarins, dois deles com capacidade para até 30 pessoas.

Fonte do texto e três imagens acima.

10ª FEIRA DE TROCA DE LIVROS (PORTO ALEGRE/RS)

Recebido via e-mail (valeu, Ani!)
Ver mais detalhes aqui.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA DA ÁRVORE: 21 DE SETEMBRO & PRIMAVERA!


Imagem: Kátia (set. 2011)

Prenunciando a Primavera e alegrando este blog, quero compartilhar com os caros leitores a paisagem colorida que tenho o privilégio de ver, em todos os meses de  setembros desde 1998, quando me mudei para este prédio.
Há um magnífico ipê rosa que floresce nesta época - e que foi uma das primeiras postagens deste blog, em 2008 (veja aqui).
Hoje, recebi por e-mail o desabrochar das flores... Agradeço à amiga Dulce ;-)
FELIZ PRIMAVERA  A TODOS!

CORRUPÇÃO NO BRASIL: VASSOURAS EM COPA!

Vi no Instituto Humanitas Unisinos
(clica para aumentar a imagem)
Mobilização. Segunda-feira, dia 19-09-2011, a praia de Copacabana, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, amanheceu com 594 vassouras verdes e amarelas - as cores do país e representando os 513 deputados e 81 senadores - colocadas na areia e com um imenso banner com a a mensagem "Congresso Nacional, ajude-nos a acabar com a corrupção no Brasil".
Foto: Sergio Moraes/REUTERS
Fonte: IHU
A população carioca revive, com o bom humor que lhe é característico, outros movimentos sociais - como o dos "cara-pintadas", este na década de 90, responsável pela derrocada de Collor e seu impeachment.
É HORA DE NOS MOBILIZARMOS!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

20 DE SETEMBRO: DATA FARROUPILHA














Abaixo, um belo quadro representando o pampa e seus habitantes: os gaúchos:

(Recebido via e-mail)

Aos amigos leitores que não conhecem o Hino Riograndense, aqui está o motivo pelo qual mais da metade dos gaúchos o preferem ao Hino Nacional. Ouça!

Este gráfico foi publicado no jornal Zero Hora de 1º de setembro de 2011 e refere-se a uma amostra de moradores do estado do Rio Grande do Sul:

Agradeço ao amigo PY3SDT de Cachoeira do Sul, pelo material enviado por e-mail. 

Olhem só que fofo este "gaudério":

Maria Helena Peraça enviou fotos de seu cachorrinho Luiggi para a seção "Orgulho Gaúcho" de Zero Hora: "gaudério, ele sempre anda pilchado na Semana Farroupilha e adora tirar fotos”.

ClickRBS (texto e imagens)

Abrigados da chuva e do frio pelo "poncho" amigo, os gaúchos preservam a tradição do desfile Farroupilha

Hoje, 20 de Setembro, até a boneca se veste de prenda!


Ana Carolina ao lado de sua boneca Sofia, ambas vestidas de prendas. A foto foi enviada para a ZH por Otávio Oliveira da Cruz Júnior (Santiago/RS).

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

INTERNET NO BRASIL

Está bombando nos blogs e sites a repercussão do crescimento do acesso à Web em nosso país. Veja abaixo os dados e gráficos recentemente divulgados pelo IBOPE:
  • Total de brasileiros com acesso à Internet atinge  77,8 milhões;
  • Maior crescimento ocorre em residências;
  • 87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais.

Evolução do número de usuários ativos, Brasil - trabalho e domicílio - agosto de 2010 e agosto de 2011






Fonte: NetView -- IBOPE Nielsen Online



 Evolução do número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente, Brasil – segundo trimestre de 2009, segundo trimestre de 2010 e segundo trimestre de 2011
Fonte: IBOPE Nielsen Online


Veja mais dados em: IBOPE (Notícias 9/9/2011)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

RAIOS NA TORRE EIFFEL - 1902/2011




Um raio na Torre Eifflel, Paris. Esta foto é o sonho de todo fotógrafo. Ela é quase impossível de ser feita. A última do gênero, em preto e branco, foi feita em 1902 (imagem acima). A foto é impressionante. Para consegui-la é preciso de muita sorte. E um fotógrafo amador a teve.

Foto: KULIK/CATERS NEWS AGENCY/SIPA                                                                                    (Fonte: IHU)

domingo, 11 de setembro de 2011

11 DE SETEMBRO - 10 ANOS



A capa da última edição da prestigiada revista New Yorker é escura e melancólica. Afinal, não se pode esperar outra coisa da data que representa uma das maiores tragédias que a cidade de Nova Iorque já viu e presta um tributo ao fato mais marcante do século. Por outro lado, a ilustração “Reflections” de Ana Juan é brilhante, do ponto de vista artístico. É bela e impactante e diz tudo, silenciosamente, dispensando o uso de qualquer palavra.
(Fonte da imagem e texto adaptado)
Lá dentro, 13 artigos dissecam a tragédia.
Valeu amigo PY3SDT (de Cachoeira do Sul/RS), pela sugestão de post recebida via e-mail!
Outra revista semanal que proporciona uma visão emocionante do "11 de setembro", com entrevistas com pessoas que vivenciaram o terror há dez anos atrás, é a Época, cuja capa reproduzo abaixo:


Para fazer download, visite o site Monitor.
Leia mais sobre as Torres Gêmeas, neste blog.



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO

Imagem: Canal Zero

Hoje é o aniversário de nossa pátria, que comemora a independência do Reino de Portugal no ano de 1822. Lembrando sempre que a pátria somos nós, nossa cultura as organizações sociais, as instituições, etc... Vale então, refletir sobre esta liberdade, conquistada no século XIX e como (se) a mesma está sendo usada para melhorar a vida do povo que habita este país.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

WWF: WORLD WILDLIFE FOUNDATION - 50 ANOS


Para celebrar dignamente os 50 anos da criação da WWF (World Wildlife Foundation), a seção suíça da ONG instalou 1600 pandas de papel em Genebra, ou seja, o número de espécimes de pandas que ainda vivem, hoje, em estado selvagem. Fundada em 1961, o WWF participa no mundo todo de inúmeras iniciativas de proteção do ambiente e da vida selvagem


Esta foto, vi no IHU:






















Estes pandas abaixo são de verdade e são o símbolo do WWF (logo). 
Veja filhotes de pandas (muito fofos) em um berçário na China...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

3 ANOS DESTE BLOG!



fontes: imagem (3 anos
Gostaria de agradecer a todos os leitores deste blog, quem já votou (clicando no selinho aí ao lado - TOP BLOG 2011), pois continuo alimentando o meu "bichinho" com o mesmo carinho de sempre, procurando colocar notícias variadas, que sejam agradáveis de ler e proporcionem entretenimento, reflexão e agreguem informações culturais e/ou curiosas...
Fonte das imagens
Vamos em frente! Disseminem o endereço deste espaço, criem seus próprios blogs, troquem informações, comentem, colaborem - a isto, Lévy denominou "inteligência coletiva"...

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO - INCLUSÃO


TARSILA DO AMARAL (125 ANOS)

TARSILA DO AMARAL (Capivari - SP: 1º de setembro de 1886 - São Paulo: 17 dez. 1973)
Auto-retrato (Imagem acima: Por Falar em Arte...)
uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, Tarsila do Amaral participou do "Grupo dos Cinco"
Seu quadro "Abaporu" (abaixo), de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

















Rei da Verdade: foto de Tarsila e "A Família"

Leia mais:

Veja mais sobre Tarsila, neste blog!

Esta obra encontra-se à disposição para empréstimo domiciliar (comunidade escolar da ETS):
AMARAL, Tarsila. Tarsila por Tarsila. São Paulo: Celebris, 2004. 189p.


Tarsila por Tarsila é um quebra-cabeças de épocas e histórias - pessoais e públicas - que pela primeira vez mostra fatos e passagens da vida de Tarsila do Amaral (1886 - 1973) vividas com intensidade pela artista, que na época foram divididas apenas com os mais próximos. O livro, escrito pela homônima Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da pintora, chega às prateleiras pela editora Celebris - Todos os baús, caixas e gavetas foram abertos, mexidos e remexidos. Durante cinco anos, mais de 15 entrevistas com familiares e amigos próximos foram realizadas, cursos de História da Arte, arquivos de jornais e revistas pesquisados.As imagens - a biografia de uma artista plástica não poderia ser contada apenas por palavras: muitas imagens também fazem parte do livro . (Adaptado de: Cris Dias).


Abaixo, palavras do Papa Bento XVI sobre a fruição artística de obras que tocam nossa humanidade, como as de Tarsila do Amaral, por exemplo...

"Uma obra de arte é fruto da capacidade criativa do ser humano, que se interroga diante da realidade visível, busca descobrir o seu sentido profundo e de comunicá-lo através da linguagem das formas, das cores, dons sons. A arte é capaz de expressar e de tornar visível a necessidade do homem de ir além do que se vê, manifesta a sede e a busca do infinito. Ou melhor, é como uma porta aberta para o infinito, para uma beleza e uma verdade que vão além do cotidiano. E uma obra de arte pode abrir os olhos da mente e do coração, impelindo-os para o alto."
Bento XVI, em discurso proferido ontem, na tradicional audiência pública das quartas-feiras, publicado pelo jornal L'Osservatore Romano, 31-08-2011.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA