Com o sugestivo subtítulo incluído (ver logo acima), o SENABRAILLE, em sua sétima edição firma-se como um espaço para se pensar a inclusão informacional e o papel das Bibliotecas na acessibilidade de pessoas com alguma limitação. Organizado pela UNICAMP e FEBAB, o Seminário aconteceu no Centro de Convenções da UNICAMP.
Na manhã e na tarde de domingo, 26/11/11, aconteceram as Oficinas do VII SENABRAILLE, onde foram abordados vários assuntos dentro da temática da acessibilidade e inclusão de pessoas com limitação visual, cegas, surdas, etc. A Biblioteca César Lattes, da UNICAMP, é modelo de acessibilidade e possui, entre seus serviços, diversas Tecnologias Assistivas para proporcionar a inclusão e o acesso a todos os seus leitores.
As professoras Lizandra Estabel (IFRS) e Eliane Moro (FABICO/UFRGS) estão de parabéns por levarem, aqui de Porto Alegre, 6 dos 24 trabalhos e pôsteres* apresentados no evento, pois graças ao incentivo das duas mestras, a produção de alunos, bolsistas e ex-alunos - de ambas as instituições - foi intensa e de qualidade.
A nossa "Caravana Cultural" também visitou (na ida) a Biblioteca Pública Estadual de Curitiba e a Biblioteca Pública de São Paulo (ex-Carandiru), esta no retorno a Porto Alegre.
E, claro, a viagem de ônibus contou com muitas aventuras... Afinal, foram 26 horas de ida a Campinas e 32 de volta ao Portinho!
Estas quatro fotos mostram um pouco da arquitetura e sinalização da Biblioteca de São Paulo... Linda!!!
Estas quatro fotos mostram um pouco da arquitetura e sinalização da Biblioteca de São Paulo... Linda!!!
Laís, Alessandra, Kátia, Ramon, Camila e Gabriela após as apresentações dos trabalhos orais (Fotos produzidas durante o evento)
A ex-estagiária da Biblioteca da ETS, Alessandra Cantoni, que é cega, apresentou, junto comigo o trabalho "Biblioteca da Escola Estadual Técnica em Saúde, no HCPA (ETS): inclusão e acolhimento", elaborado a oito mãos (co-autoria com as professoras Drªs. Eliane Moro e Lizandra Estabel).
Nenhum comentário:
Postar um comentário