sábado, 31 de julho de 2010

FURG/RIO GRANDE (RS): OCEANÁRIO BRASIL

Oceanário em Rio Grande (RS). (Mais imagens no link abaixo).
Disponível em:

A Universidade Federal de Rio Grande (Furg) recebeu esta semana o aval da FEPAM para dar continuidade ao projeto do Oceanário Brasil. Este será um complexo turístico, educacional e científico, voltado à vida marinha e ecossistemas de água doce, apto a receber 8.000 pessoas ao dia.

O projeto prevê um prédio principal dividido em 5 setores, com os aquários. Além disto, parque ecológico, laboratórios, cinema 3 D, área para eventos e um mirante com 55m de altura integram o complexo de 176 hectares que será instalado entre a Praia do Cassino e os molhes da Brarra.

O complexo que será construído no sul do Estado (RS) promete ser o maior do gênero na América Latina.

Segundo João Carlos Cousin, Reitor da FURG, o Oceanário deverá atrair um milhão de pessoas por ano depois de pronto e será uma atração turística para a cidade de Rio Grande. (Adapt. ZH 31/07/10)


Disponível em:

sexta-feira, 30 de julho de 2010

CULTURA DIGITAL: LIVRO PARA LER ONLINE


Disponível em:
CULTURA DIGITAL
Várias entrevistas compõem este livro ( pode ser feito download clicando no link acima).
Para o leitor curioso, que está em busca de mais informações sobre esta nova realidade e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), este blog apresenta, no side bar (barra fixa ao lado) mais dois livros para serem lidos online: "Blogs.com" e "Para Entender a Internet".
Baixem e leiam: vale a pena!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

LIVRO: EU ACREDITO EM UNICÓRNIOS


O blog "Bibliotequices e Afins" está sorteando este livro até o final do mês. É só enviar um comentário dizendo porque tu queres ganhá-lo. Acessa o link abaixo e participa!

Disponível em:

sábado, 24 de julho de 2010

GOOGLE & DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS: REFLEXÕES

Disponível em:
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/franca-sugere-que-ue-enfrente-o-google-books-30112009-0.shl>. Acesso em: 22 jul. 2010.

A polêmica estabelecida pela digitalização em larga escala de informações contidas em documentos variados, armazenados em diversas instituições, de forma globalizada e com um avanço típico de empresas com muitos recursos - Google - suscitou artigo escrito pelo historiador francês Roger Chartier que observa as diferentes percepções de leitura quando se muda o suporte e/ou se retiram partes da informação, descontextualizando-a:

[...] "um 'mesmo' texto deixa de ser o mesmo quando muda o suporte sobre o qual está inscrito e, com isso, suas formas de leitura e o sentido que lhe venha a ser atribuído por novos leitores. As bibliotecas sabem disso."

Roger Chartier
Disponível em:
http://leituraselivros.wordpress.com/2007/11/11/romance-ou-historia/>. Acesso em: 24 jul. 2010.


Sobre a importância dos acervos, armazenados e disponibilizados nas bibliotecas, o professor Chartier continua sua fala, defendendo a existência das mesmas:

"Cabe lembrar que proteger, catalogar e permitir o acesso aos textos continua a ser tarefa essencial das bibliotecas, e isso inclui oferecer acesso a todas as formas sucessivas ou concomitantes nas quais os leitores do passado os tenham lido. Essa é a primeira justificação da existência das bibliotecas, como instituição e como local de leitura."

Disponível em:
http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=34623>. Acesso em: 24 jul. 2010.

O historiador e professor no Collège de France alerta para o futuro desta digitalização massiva, agressiva e global que está em andamento de forma aparentemente irreversível, pela empresa californiana (Google).

E vocês, leitores deste blog, o que pensam a respeito?
Leia a reportagem e opine! Aguardo "comentários"...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

11º FÓRUM INTERNACIONAL SOFTWARE LIVRE 2010: PUCRS (21 A 24 DE JULHO)


11º FÓRUM INTERNACIONAL SOFTWARE LIVRE: "A TECNOLOGIA QUE LIBERTA"

Abre hoje, quarta-feira (21/07), às 18h, no auditório principal do Centro de Eventos da PUC/RS, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, representantes de entidades, empresas e comunidade Software Livre, este que é um dos eventos mais importantes ligados a esta temática.
Veja mais no site oficial do Fórum.
Notícias relacionadas neste blog.

terça-feira, 20 de julho de 2010

DIA DO AMIGO: 20 DE JULHO

Disponível em:
http://uptopics.com/amiigo/>. Acesso em: 20 jul. 2010.
Hoje comemora-se o "Dia Internacional do Amigo". E, nesta data, nada melhor do que relembrar a bela poesia de Milton Nascimento e Fernando Brant que a amiga Tânia me enviou por e-mail:
CANÇÃO DA AMÉRICA
Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração.
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou ao ver seu amigo partir.
Mas quem ficou no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa pra se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir a voz do coração
Pois seja o que vier
Venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar
Qualquer dia amigo a gente
Vai se encontrar.
Um grande e carinhoso abraço a todos os amigos leitores deste blog!

sábado, 17 de julho de 2010

A TIGRESA E OS PORQUINHOS

Uma ninhada de fofos leitõesinhos recém nascidos e...
Uma tigresa cuja cria natimorta a privou da alegria de ser mãe...


"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."

NELSON MANDELA


Num Zoológico na Califórnia essa Tigresa deu cria a 3 tigrinhos que infelizmente não resistiram as complicações da gravidez e morreram logo após o nascimento.

A Mãe-Tigresa depois de se recuperar do parto, começou a piorar seu estado de saúde, mesmo que fisicamente ela estivesse bem.
Os veterinários sentiram que a perda da cria causou uma profunda depressão na tigresa. Os médicos decidiram que, se a tigresa adotasse a cria de uma outra mae, talvez melhorasse.
Após checar com vários zoológicos pelo país, tiveram a triste noticia de que não havia nenhuma cria de órfãos tigrinhos na mesma idade para levar para a mãe tigresa.
Os veterinários então decidiram tentar algo que nunca teria sido tentado antes em um zoológico.
Às vezes a mãe de uma espécie cuida dos filhotes de uma diferente espécie.
Os únicos órfãos que puderam ser encontrados rapidamente foram as crias de uma porquinha. Os funcionários do zoológico e os veterinários revestiram os porquinhos em pele de tigre e colocaram os bichinhos ao redor da mãe tigre.
Eles virariam a cria da tigresa ou lombinho???

Dá uma olhada... Tu não vais acreditar nos teus olhos!





A Ester, estagiária (1º semestre de 2010) do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS foi quem me enviou esta bela história. Valeu!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

CONTRACULTURA & 1968: ACERVO DA BIBLIOTECA DA ETS

A excelente Revista da Cultura de julho/2010 já está à disposição no acervo da Biblioteca da ETS (e também em formato digital, no link).

Estas duas obras que mostro aqui hoje falam sobre o mesmo tema: a cultura alternativa - ou contracultura - que aflorou nos anos 60 e foi um forma da juventude lutar contra o sistema estabelecido, fazendo de sua rebeldia uma estratégia válida de impor seus próprios valores.(Leia mais nos links).

Tanto a revista da Livraria Cultura quanto a obra abaixo estão disponíveis na Biblioteca da ETS para leitura e empréstimo.

ZAPPA, Regina; SOTO, Ernesto. 1968: eles só queriam mudar o mundo. J. Zahar, 2008. 308 p.

Ver mais (neste blog) aqui.
Resenha/capa.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

BOLSA FUNARTE 2010: DOIS PROJETOS DO RIO GRANDE DO SUL

Este mês, saiu a lista da "Bolsa FUNARTE de Estímulo à Criação Artística 2010", que contempla com recursos da ordem de R$30 mil, dois projetos artísticos de nosso estado:

# Maria Lúcia Cattani - Um Ponto ao Sul:
Maria Lúcia Cattani e casal de artistas noruegueses (Museu do Trabalho, Porto Alegre/RS)


# Daniel Müller Caminha - Estante Pública: desenvolvendo o conceito de transvenção:
Estante Pública - Estúdio Nômade (R. 24 de Outubro, em Porto Alegre/RS)

Mais sobre este projeto aqui no blog, pois venho acompanhando a Estante Pública desde a sua criação, em 2008.

Cada artista/equipe poderá se dedicar a trabalhos de pesquisa e criação que resultem em ações ou obras inéditas.

Disponível em:

FRANÇA, 14 DE JULHO: QUEDA DA BASTILHA

A data nacional da França é comemorada em 14 de julho e refere-se à tomada do poder pela burguesia durante a Revolução Francesa, em 1789, episódio histórico que destituiu a monarquia naquele país.
Paul Jakob Laminit (século XIX) - Queda da Bastilha
221 anos, os franceses revoltados e insuflados pela imprensa invadiram e tomaram a Bastilha. Foi um evento que mudou o mundo. Começava ali a era moderna. Naquele mesmo dia era sepultada a Idade Média. A Revolução Francesa mudou tudo: criou a república, institucionalizou a ideia de Rousseau de que o governo emana do povo. Até a moda, a música e a literatura foram transformados com a queda da Bastilha.
Disponível em:
Ver outro post neste blog.

MÍDIAS: JORNAL DO BRASIL ENCERRA VERSÃO IMPRESSA

Jornal do Brasil decide encerrar versão impressa após 119 anos de circulação.
O jornal, um dos mais tradicionais do Brasil, vai continuar apenas como veículo online.

O veículo vai deixar de existir no formato impresso no próximo dia 1º de setembro devido às dívidas e à queda na tiragem, segundo informações da Zero Hora e do Jornalistas da Web.

O problema enfrentado pelo JB é uma tendência que se apresenta em outros países: a concorrência virtual está desbancando o formato real dos jornais diários, embora no Brasil os formatos impressos ainda prevaleçam na grande mídia.

Abaixo está o gráfico de mais uma forte tendência no exterior: a queda de publicidade nas mídias impressas (revistas) nos anos de 2008 e 2009.


Queda mensal nos anúncios publicitários em revistas (2008 e 2009)

Disponível em:

http://by127w.bay127.mail.live.com/default.aspx?wa=wsignin1.0>. Acesso em: 14 jul. 2010.

E TU, O QUE PREFERES?
GOSTAS DE LER JORNAIS NA TELINHA OU PREFERES O FORMATO IMPRESSO?
DÁ TUA OPINIÃO (nos comentários deste post).

terça-feira, 13 de julho de 2010

DIA MUNDIAL DO ROCK (13/07)


Este gênero musical transgressor e revolucionário surgiu, na década de 50, da mistura de vários outros estilos e tornou-se, rapidamente, algo capaz de transcender a música e virar um estilo de vida com o qual a juventude prontamente se identificou.
Mais tarde, outras vertentes acrescentaram um colorido todo especial ao Rock and Roll: glam, punk, metal, heavy, country, progressive, pop-rock, blues-rock e outros.
Dezesseis anos após o lendário "Woodstock", em 1985, Bob Geldorf e Midge Ure idealizaram um concerto de Rock "Live Aid" (Ajuda ao Vivo), cuja meta era arrecadar fundos para mitigar a fome da Etiópia. Houve dois concertos: na Philadelphia (99.000 pessoas) e em Londres, no Wembley Stadium (82.000 pessoas), com um público estimado em 1,5 bilhão de telespectadores, em mais de 100 países - uma das maiores transmissões via satélite e TV de todos os tempos, chegando a ter 95% dos aparelhos de televisão sintonizados no concerto. O sucesso "We are the World" manteve-se nas paradas durante meses.

Fonte: adaptado de Wikipédia

Para ver a lista dos artistas e grupos que participaram, clique aqui.

Disponível em:





Bons programas na TV nos próximos dias, referentes à data:

13/07 GNT/ 21 h - Janis Joplin;

14/07 GNT/ 21 h - Jim Morrison (The Doors);

15/07 GNT/ 21 h - Sid Vicius (Sex Pistols);

16/07 GNT/ 21 h - Keith Moon (batera do The Who).

19/07 Multishow/ 23 h - Oasis;

25/07 Multishow/ 22 h - Pink Floyd;

26/07 Multishow/ 23 h - Radiohead;


BOM PROVEITO, RECORDE, DIVIRTA-SE!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

McDIA FELIZ (28/8/10): INSTITUTO DO CÂNCER INFANTIL


Transforme um BIG MAC em sorrisos no dia 28 de agosto.

Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul mais uma vez participa do McDia Feliz, que neste ano acontece no dia 28 de agosto.

O McDia Feliz é coordenado a nível nacional pelo Instituto Ronald Mcdonald e é a maior campanha de combate ao câncer infanto–juvenil no Brasil. Neste dia toda a verba arrecadada com a venda de sanduíches Big Mac isoladamente ou na McOferta Nº 1 (exceto alguns impostos), das lojas de Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí e Tramandaí será destinada ao ICI-RS. Adquira já o tíquete antecipado que vale um sanduíche Big Mac, no valor unitário de R$8,50. Os tíquetes somente podem ser resgatados no dia 28 de Agosto. Convide todo mundo: família, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, para também colaborarem com a campanha!


Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul


É instituição filantrópica criada em 1991 cuja missão é atuar na promoção da saúde da criança e do adolescente do Estado, através do aprimoramento da assistência médica e multiprofissional, com estímulo ao ensino, pesquisa, prevenção e diagnóstico precoce, visando aumentar os índices de cura e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.


O que já realizamos com o McDia Feliz?


• Construção da Unidade do Serviço de Oncologia Pediátrica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre;

• Implementação do programa de Transplante de Medula Óssea;

• Compra de equipamento de laboratório;

• Compra de materiais para a Recreação do Serviço de Oncologia Pediátrica;

• Assistência aos pacientes e familiares;

• Construção do Centro de Apoio;

• Finalização do gabinete odontológico;

• Bolsas para médicos residentes; serviços médicos terceirizados;

• Custeio de projetos desenvolvidos por bolsistas;

• Fundo de reserva para construção do novo Centro Integrado na Rua São Manoel;


PARTICIPE! AJUDE!

BOM APETITE!

domingo, 11 de julho de 2010

FIFA 2010: ESPANHA VENCE A HOLANDA (1X0)



"Fúria" ingressa no seleto clube dos campeões mundiais, agora com oito integrantes, após gol de Iniesta (na prorrogação).


A partir deste domingo, a Espanha pode colocar uma estrela no peito e exibir para o planeta que amarela é a cor da taça na mão dos seus jogadores.

Leia mais aqui.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

EDGAR MORIN - REFLEXÃO

Van Gogh - livros

"Quando os filósofos descem de sua torre de marfim ou os cientistas transpõem os limites de seu campo de ação especializado para defender ideias de valor cívico, social ou político, convertem-se em intelectuais".

Edgar Morin
Disponível em:

quarta-feira, 7 de julho de 2010

ETS: FESTA JULINA (8/7/10)

O colorido vibrante da arte de Aracy
As Festas Juninas são as segundas mais comemoradas no Brasil, perdendo apenas para o Carnaval. São festas de celebração aos três mais cultuados santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.A noite no arraial, com os balões iluminando o céu
Na ETS, teremos os festejos típicos desta época, nos períodos finais de cada turno, amanhã, quinta-feira - dia 8 de julho de 2010.
Ficarei na barraquinha da pipoca! Nos veremos lá!

terça-feira, 6 de julho de 2010

ANIVERSÁRIO DE FRIDA KAHLO



Disponível em:

http://www.mexikored.com/hola0052/?p=170>. Acesso em: 6 jul. 2010.


Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderó nasceu em 6/7/1907 e morreu no dia 13/7/1954. Esta artista mexicana teve uma vida marcada por problemas de saúde - aos 6 anos teve poliomelite, que a deixou manca -e várias cirurgias após um grave acidente de ônibus.

Disponível em:

http://lavendercreekglass.wordpress.com/2009/11/30/inspirational-monday-frida-kahlo/>. Acesso em: 6 jul. 2010.


Seu casamento com o muralista mexicano Diego Rivera foi bastante tumultuado - chegaram a separar-se por um período, voltando a unir-se posteriormente - e o gênio forte de ambos contribuiu para as desavenças conjugais.

Sua arte retratou os momentos e situações difíceis de sua vida: o fato de ter tido vários abortos, sem conseguir levar a termo nenhuma gestação, as brigas, suas doenças... "nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade" disse Frida ao ser comparada aos surrealistas.

Outro post neste blog

"VOCÊ CONHECE A CÉLULA?" CURSO GRATUITO NA UFRGS


O Curso de Férias é um projeto social que tem como objetivo aproximar a comunidade escolar do meio acadêmico e cientiífico através de um curso de caráter prático. Durante o curso, os participantes realizam experimentos para tentar responder perguntas sobre um tema principal, além de outras atividades como a visitação aos Laboratórios do Programa de Pós Graduação em Biologia Celular e Molecular.

Período das aulas: 19 a 23 de julho (professores do ensino fundamental e médio) e de 23 a 30 de julho (alunos do ensino médio)


INSCRIÇÕES GRATUITAS - DEVEM SER FEITAS PELO SITE (abaixo)

Veja mais detalhes:


Fonte da imagem

domingo, 4 de julho de 2010

COW PARADE CHEGA A PORTO ALEGRE (RS) EM OUTUBRO/2010


O maior evento de arte pública no mundo virá a Porto Alegre em outubro de 2010.
Este evento, desde sua criação em 1999, já passou por 55 cidades ao redor do mundo e foi visto por cerca de 150 milhões de pessoas. As vaquinhas foram customizadas por 5 mil artistas, designers, arquitetos, grafiteiros e renderam 22 milhões de dólares, distribuídos às entidades beneficentes cadastradas em cada município, após o leilão realizado ao final da exposição.
No Brasil, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro já receberam as vacas. Agora é a vez de Porto Alegre alegrar-se com esta arte colorida e bem-humorada.

Veja, neste blog, mais sobre Cow Parade.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

THOLL - ESPETÁCULO NO THEATRO SÃO PEDRO



O grupo Tholl está com novo espetáculo na capital gaúcha!



Oriundos de Pelotas, cidade que tem intensa vida cultural, o grupo Tholl apresenta-se no Theatro São Pedro, com uma mistura mágica de dança, equilibrismo, malabares e um figurino digno das cortes de outrora.











Disponível em:

http://www.gramadomagazine.com.br/revista/revista.php?c=52>. Acesso em: 3 jul. 2010. (Imagens 1 e 3)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

LUA, POESIA & CARRO QUE VIRA AVIÃO...


Em Durban, África do Sul, um fotógrafo inspirado captou uma aeronave que parece pousar sobre a lua...
Foto: Andre Penner AP/Sipa


Charlyanne Miriella

Pássaro de aço
que grita nas nuvens
que voa longe
e leva meus sonhos...

Pássaro de asas planas
de coração quente,
de corpo frio
não tem alma seu olhar...

Pássaro de aço...
Gigante da saudade...
Porque levaste daqui o meu amor?

Voa ligeiro... no ceu de abril
Atravesse o espaço Pássaro de aço...
mas traga o abraço do amor que partiu...




Nos Eua já está sendo testado um avião que se transforma em carro - ou seria ao contrário? Bem, não importa, mas o veículo tem dupla utilidade: trafega tanto em terra quanto no espaço e é ótimo para driblar os engarrafamentos...

Coisa de fazer inveja ao Batman...

Fonte: e-mail recebido de PY3 SDT - (Valeu!)

Quem está por trás da engenhoca que reverte as funções em 30 segundos são pesquisadores graduados pelo Massachussets Institute of Technology (MIT) que fundaram uma empresa, a Terrafugia, que lançou o modelo capaz de revolucionar os meios de transporte aero-terrestres.

Imagem: Fonte

"Transition" é um monomotor com capacidade para 2 passageiros e encolhe suas asas para rodar por estradas e avenidas.

Será este o meio de transporte do futuro?


Leia aqui também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA