quarta-feira, 30 de setembro de 2009

RELEITURA DE CONTOS DE FADAS: BRANCA DE NEVE


Este vídeo foi mais um desafio proposto pelo Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA/UFRGS) na semana presencial de julho/2009, desta vez tendo seu roteiro elaborado em grupo (Denise, Gisa, Jose, Kátia)...

No youtube: Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=gNL8FIbQwOg>. Acesso em: 28/09/09.

Agradeço aos 54 visitantes que já prestigiaram o filme em tão pouco tempo!

Todas as imagens foram retiradas do Google e do youtube (estas com a colaboração da Valquíria).

Locução: Kátia (o gravador é da Ani: valeu).

Espero que gostem: comentem...e visitem meu outro vídeo, postado em 16/06/09:

Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=nNaqyqZp1B4>. Acesso em: 30 set. 2009.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

MULHER NA SOCIEDADE ATUAL - (PORTO ALEGRE/RS)

Encontro sobre a Mulher na Sociedade Atual
Realização: CELPCYRO;
Data: 03 de outubro de 2009;
Local: Santander Cultural - Porto Alegre (RS);
Horário: das 13h às 18h;
Mesas-redondas e debates com: Arminda Lopes (Escultora/foto); Betina Mariante Cardoso (Psiquiatra); Margarete Marchiori Bakos (Historiadora); Joana Bosak de Figueiredo (Profa. de História e Literatura)
________________________________________

PROGRAMAÇÃO:
13h30 – Conferência de inscrições;
14h – Abertura: Aymara Celia e Maria Helena Martins;
14h30 – Betina Mariante Cardoso: Paixão, Amor e Ciúme na mulher na sociedade atual;
15h – Margaret Marchiori Bakos: A mulher no Egito;
Debate e intervalo;
16h30 – Arminda Lopes: As mulheres na Arte;
17h – Joana Bosak de Figueiredo: Mulheres Públicas;
17h30 – Debate e Encerramento.


Para inscrever-se gratuitamente, acesse o site abaixo. Taxa opcional (só para o certificado: R$ 20,00):
Disponível em:<www.celpcyro.org.br>. Acesso em: 29 set. 2009.
Disponível em:

FECITEP 2009 -

A 3ª FECITEP busca aprimorar a interação e a troca de experiências entre as redes que oferecem Educação Profissional no Rio Grande do Sul, servindo como espaço didático-pedagógico para o desenvolvimento de novos saberes e tecnologias.
Nesta edição de 2009, com foco na qualificação dos Projetos de Pesquisa e na interlocução mais acentuada de todas as instituições parceiras, a FECITEP será realizada na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, em Novo Hamburgo.
Contatos para Feira na IENH: fecitep@ienh.com.br
Contatos para Feira na SUEPRO: fecitep@seduc.rs.gov.br

Disponível em:
<http://www.ienh.com.br/fecitep/>. Acesso em: 29 set. 2009. (texto e logo acima)


Instituições participantes da FECITEP 2009







Disponível em:
<
http://www.ienh.com.br/fecitep/index.php?pagina=organizadores.html>. Acesso em: 29 set. 2009. (logos)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

TOUPEIRA DE NARIZ DE ESTRELA: CURIOSIDADE ANIMAL!

Disponível em:
< http://caldeiraodolucas.blogspot.com/>. Acesso em: 28 set. 2009.

Olá, queridos leitores!
Já fiquei com saudades, pois ontem não consegui postar nada. Mas foi por uma boa causa: estou em função da conclusão de uma atividade do Curso Ebea, que futuramente mostrarei a vocês...
Hoje, ao chegar na Biblioteca da ETS e ver a nova National Geographic Brasil (outubro) deparei-me com este estranho bichinho e estou mostrando aqui para vocês:

Encontrado no Canadá e no nordeste dos Estados Unidos, este animalzinho de aparência alienígena é uma toupeira de nariz estrela. Este mamífero alimenta-se de pequenos invertebrados, insetos aquáticos, vermes e moluscos. É um bom nadador e cava túneis como outras toupeiras, a grande diferença está nos 22 tentáculos carnosos em volta de seu focinho que são dotados de milhares de minúsculos receptores.

Disponível em:

sábado, 26 de setembro de 2009

PERSONAGENS DISNEY FEITOS DE FLORES E PLANTAS

Para saudar a primavera, nada melhor do que esta imagem de uma colorida borboleta feita de flores...Na Disney, vários personagens formam um jardim pitoresco e colorido, como a Minnie e o Pateta surfista...
...O malvado Capitão Gancho e o...

...simpático ratinho Mickey:
Disponível em:

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ORFEU DA CONCEIÇÃO

Estréia no Rio de Janeiro no dia 25 de setembro 1956, a peça musical Orfeu da Conceição que registra o inicio da parceria entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Olhem o que o saudoso "Poetinha" escreveu no dia 19/09/1956 sobre a proximidade da estréia da mesma:
"É difícil prever o destino de uma peça de teatro, sobretudo quando foi, como esta, ensaiada em três meses apenas, por contingências dos meus deveres de diplomata com data certa para regressar ao posto. (*)

À frente, o arquiteto Oscar Niemeyer, Vinícius e a mulhr, Lila Morais, ao fundo: o maestro Tom Jobim.

Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR80464-6014,00.html>. Acesso em: 25 set. 2009.

Três meses realmente heróicos, em que uma equipe de seis (o diretor Leo Jusi, o cenógrafo Oscar Niemeyer, o compositor Antônio Carlos Jobim, a figurinista Lila Moraes, a coreógrafa Lina de Luca e o pintor Carlos Scliar) criou condições para um elenco de 45 figuras, com 10 atores principais, pisar em cena, depois de um exaustivo trabalho em que há que salientar primeiro a coragem e lealdade dos atores e logo em seguida a capacidade de trabalho e devotamento do diretor Leo Jusi. Mas a verdade é que deram todos, cada qual no seu setor, o máximo. São amigos meus me merecem tudo - e eu lhes sou devotadamente grato.
Dentro de uma semana, às 9 da noite, no Teatro Municipal, cessarão todas as nossas agonias. Depois da "ouverture" para grande orquestra, escrita por Antônio Carlos Jobim especialmente para a peça, o pano se abrirá sobre cenário de Oscar Niemeyer: dois amigos muito queridos; duas obras que vivem a partir daqui perfeitamente integradas com a minha peça. Luiz Bonfá estará executando, da orquestra, o violão de Orfeu da Conceição, interpretado por Haroldo Costa: outros dois amigos a quem aprendi a querer muito. Os atores portarão os figurinos feitos por uma estreante em teatro como eu, como Oscar Niemeyer, como Antônio Carlos Jobim: minha mulher Lila Moraes. E as gentis dançarinas dançarão os bailes que lhe foram marcados por uma outra estreante como coreógrafa de teatro: minha amiga Lina de Luca. E em tudo haverá uma cor, um desenho, um toque de Carlos Scliar, um cuja amizade vem de longe.
Escravo de meus amigos, de quem tudo recebo e a quem tudo dou, agora pergunto eu: que maior alegria?
E uma última palavra: esta peça é uma homenagem ao negro brasileiro, a quem, de resto, a devo; e não apenas pela sua contribuição tão orgânica à cultura deste país, - melhor, pelo seu apaixonante estilo de viver que me permitiu, sem esforço, num simples relampejar do pensamento, sentir no divino músico da Trácia a natureza de um dos divinos músicos do morro carioca. "
Rio, 19-9-1956. __ V. de M.

(*) A autora deste blog atualizou a acentuação gráfica do texto.
Disponível em:
<http://almabranca.com.br/portal/?cat=13>. Acesso em: 25 set. 2009. (cartaz)
Disponível em:

DIA NACIONAL DO TRÂNSITO


Disponível em:
<http://rsemfoco.blogspot.com/2009/09/campanha-apresenta-novo-sinal-de.html>. Acesso em: 25 set. 2009. (imagem e texto)
A nova campanha de educação para o trânsito, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) tem como objetivo conscientizar pedestres e motoristas sobre a importância do respeito às faixas de segurança.
A ideia consiste na adoção, pela população, de um novo sinal de trânsito:
Ao atravessar uma faixa de segurança sem sinaleira, o pedestre deverá esticar o braço para sinalizar ao motorista a existência da faixa.
Nas travessias sinalizadas por semáforos, estes continuam valendo.
A campanha será veiculada em televisão, rádio, jornal, cinemas, outdoor e ônibus, além de placas em travessias sem sinaleiras e cancelas de estacionamentos.
Ao todo, o novo sinal de trânsito estará visível em 605 diferentes pontos de Porto Alegre. Também serão distribuídos adesivos aos motoristas e taxistas, além de material informativo à população.
Pelo site http://www.novosinal.com.br/, a comunidade encontrará informações e poderá esclarecer dúvidas.
O disc-faixa também orientará pedestres e motoristas pelo telefone (51) 3289-4444.

Vale lembrar que em outras cidades do Brasil este sinal já está sendo usado há anos - como em Brasília, por exemplo, cujos internautas relatam o sucesso desta prática: parar nas faixas de segurança para o pedestre que sinaliza com o braço estendido e a mão aberta poder atravessar com segurança.
Vamos respeitar o pedestre e parar antes das faixas de segurança!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SIGMUND FREUD - 70 ANOS DA MORTE

Sigmund Freud - (Freiberg, 06 de maio de 1856 - Londres, 23 de setembro de 1939)

Disponível em: <http://serpoeta.blogspot.com/2007/09/no-div.html>. Acesso em: 24 set. 2009.
O criador da psicanálise foi o filho mais velho (entre sete filhos) do terceiro casamento de Jacob Freud e Amalia Freud.

Devido a má situação econômica, a família mudou-se para Viena, Áustria, onde o pai estabeleceu um comércio no bairro Leopoldstrasse.

Em fevereiro de 1923 foi descoberto um tumor maligno, imediatamente foi feita uma cirurgia. Freud tinha que usar uma prótese. Após 33 cirurgias, tinha dificuldade em falar, mas mantinha suas atividades de rotina, abandonando apenas os problemas do movimento psicanalítico.
Casou com Martha Bernays. O casal teve seis filhos, um dos quais, Ana, tornou-se discípula, porta-voz do pai, e psicanalista.

Disponível em:

<http://lingualingua.blogspot.com/2009/07/freu-na-radio.html>. Acesso em: 24 set. 2009.

Em março de 1938, quando da invasão da Áustria pela Alemanha, com a intervenção do diplomata americano William Bullitt e de um resgate pago por Marie Bonaparte, Freud e sua família deixaram Viena indo para Londres, residindo em Maresfield Gardens 20, hoje Freud Museum.

Freud continua tão polêmico hoje em dia como na época em que esteve vivo. É idolatrado pelos seus seguidores, mas também é visto como um mistificador, principalmente porque após a década de 1990 com as descobertas da neurociência, muitos dos princípios fundamentais da psicanálise são questionados.
Disponível em:

<http://www.pensador.info/autor/Sigmund_Freud/biografia/ >. Acesso em: 24 set. 2009. (texto)

VEJA MAIS, NESTE BLOG, CLICANDO ABAIXO:

Disponível em:
<http://bibliotecaets.blogspot.com/search?q=freud>. Acesso em: 24 set. 2009.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

3ª PRIMAVERA DOS MUSEUS - 24/09/09 (MCT-PUC/RS)

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, participando da 3ª Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) em parceria com a Faculdade de Direito da PUCRS (FADIR) e o Polo Educacional PUCRS, organizou uma programação envolvendo a temática Direitos Humanos e Fundamentais.
Convidamos todos os interessados para a seguinte programação:
MESA REDONDA - DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS
Dia 24 de setembro às 18h30min, no Anfiteatro do Museu;
PALESTRANTES:
• Prof. Dr. Ingo Wolfgang;
• Prof. Dr. Giovani Agostini Saavedra;
• Prof. Dr. Carlos Alberto Molinaro.
INSCRIÇÕES ONLINEClique Aqui
EXPOSIÇÃO - DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS
De 22 a 27 de setembro das 9h às 17h.
Exposição interativa no Museu de Ciência e Tecnologia da PUC/RS.
Recebido por e-mail.

FRENTE PARLAMENTAR - INCENTIVO À LEITURA

DATA: 24/09/09;
HORÁRIO: 9h;
LOCAL: Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre - 2º andar.

Disponível em:
<http://leia-fabicoufrgs.blogspot.com/>. Acesso em: 23 set. 2009.
Depois da excelente palestra Bremer LeseLust (“Vontade de ler na cidade de Bremen”)* que tive a oportunidade de assistir, no Instituto Goethe, em Porto Alegre, na segunda-feira p.p. (21/09/09) sobre as ações efetuadas na cidade de Bremen (Alemanha), usando os conhecidos personagens da fábula homônima para encantar e atrair as crianças - e a população em geral - para atividades onde a leitura e a contação de histórias são as estrelas e usando o empenho e criatividade da professora Ulrike Hövelmann e a participação de toda a comunidade para alcançar um objetivo comum, ou seja: "a melhoria dos índices de leitura dos estudantes da cidade, cujo desempenho foi muito baixo no último exame PISA", esperamos que a classe política de nossa cidade se una, com a sociedade civil, empresários e gestores escolares, em ampla frente supra partidária para que Porto Alegre consiga mobilizar-se para, também aqui, incrementar nossas políticas de leitura, criação de mais bibliotecas e assim melhorar a qualidade de vida de nossos estudantes - e futuros profissionais, através do prazer de ler.


Boa sorte à Frente Parlamentar de incentivo à Leitura!


Sucesso!
Disponível em:

ETS - SÁBADO LETIVO (26/09/09)

Disponível em:
<http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/educ_prof.jsp?ACAO=acao12>. Acesso em: 23 set. 2009.

No próximo sábado, 26 de setembro, alunos, professores e funcionários da ETS assistirão à apresentação dos projetos que participaram da MEP 2009 (Mostra do Ensino Profissional).

Local: I. E. Rio Branco;

Endereço: Av. Protásio Alves, 999;

Horário: 8h 30 m - 11h.

Não haverá aulas na ETS nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

UTILIDADE PÚBLICA - ETS SEM AULA

Até sexta-feira (25/09/09), a Escola Estadual Técnica em Saúde, no HCPA estará sem aulas novamente por conta da infestação (pulgas). A ETS será novamente dedetizada, esperando que algum órgão público dos inúmeros contatados tome providências, retirando os vetores (gatos) das imediações da escola.
A Direção está providenciando local para o sábado letivo (26/09/09), para que as paralizações alheias à vontade da ETS não sejam excessivas.

Contamos com a participação e colaboração de todos!

Acompanhem notícias por aqui e no site da ETS (endereço no cabeçalho do blog).



Disponível em:
Para saber mais, visite o site acima e, no retorno, nossos livros de parasitologia, à disposição de todos na Biblioteca da ETS.

É PRIMAVERA! 18h 18m (22/09/09)

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira".

Che Guevara


Saudamos a nova estação com a beleza ds flores e das novas cores...
Disponível em: <http://www.coisasdeta.com/2009/03/>. Acesso em: 19 set. 2009.

Há uma primavera em cada vida:
é preciso cantá-la assim florida,
pois se Deus nos deu voz, foi para cantar!
E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
que seja a minha noite uma alvorada,
que me saiba perder...
para me encontrar...
Florbela Espanca

Disponível em:

<http://www.pensador.info/p/poesia_sobre_a_primavera/1/>. Acesso em: 22 set. 2009. (textos)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

COMEMORAÇÕES DE HOJE

Dia da árvore:
Na Praça da Encol em Porto Alegre, RS (e não adianta o nome correto ser Pr. Simão Arnt), um belo exemplar florido...
Foto: Kátia: out. 2008.

Dia do radialista:
Disponível em:
<http://www.emotioncard.com.br/newsite/usuario/enviar_sem_popup.php?id_cartao=81&id_secao=28>. Acesso em: 21 set. 2009.

Dia da luta - Pessoas com Necessides Especiais (PNE):

Disponível em:

<http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/2006/12/processos-de-implementao-de-incluso.html. Acesso em: 21 set. 2009.

Neste dia, rodou o primeiro veículo movido à gasolina (1883):

Em 1883, na Alemanha, Karl Benz (1844-1929) e Gottlieb Daimler (1834-1900) desenvolviam simultaneamente motores de alta rotação muito parecidos, à base de explosão.

Disponível em: <http://profjjb.blogspot.com/2006_11_12_archive.html>. Acesso em: 21 set. 2009.

Ver link neste blog: Biblioteca ETS: FORD MODELO T - CENTENÁRIO

domingo, 20 de setembro de 2009

DATA FARROUPILHA: 20 DE SETEMBRO

Disponível em:
<http://www.portalsaofrancisco.com.br/imagem.php>. Acesso em: 20 set. 2009.

Neste dia, o povo gaúcho relembra os feitos heróicos da Revolução Farroupilha, capítulo importante da históra do Rio Grande do Sul.

Disponível em:
<http://tradicionalismosemfronteiras.blogspot.com/>. Acesso em: 20 set. 2009.

Os nomes acima são dos personagens que atuaram no entrevero que durou 10 longos anos (1835-1945) e foi retratado por vários nomes da literatura de nosso estado, como Josué Guimarães e Erico Verissimo.
A Biblioteca da ETS tem várias obras de ficção e, também, históricas sobre o episódio.
Te aprochega, vivente - e que faz bem!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO - MATERIAL NA BIBLIOTECA DA ETS


Acima, o belíssimo prédio da Fundação Iberê Camargo. O museu é maravilhoso, uma obra muito sofisticada do arquiteto português Alvaro Siza Vieira. Construído em 2008 para abrigar o acervo de mais de 4.000 obras do artista gaúcho Iberê Camargo, tornou-se um lugar obrigatório de visitação, não só por conta das obras do pintor, mas também pela experiência de circular por suas salas e incríveis túneis, que ligam um andar a outro - e pela visão que se tem do rio Guaíba, tão lindo ao por do sol...
Disponível em:
<http://rumos2009.wordpress.com/2009/05/04/bah-cronicas-de-um-rumeiro-em-porto-alegre-i/>. Acesso em: 18 set. 2009. (Imagem e texto)

Abaixo, material recebido pela professora de artes que acompanhou a turma de estudantes da ETS em visita guiada à Fundação Iberê Camargo. Com reproduções das obras do artista que dá nome ao museu e completo estudo sobre a obra de Iberê e de vários outros artistas que já articiparam de exposições na Fundação, esta pasta encontra-se à disposição de todos os usuários da Biblioteca da ETS, incluido a comunidade externa à escola, para consulta local.











Fotografias: Kátia/2009.

ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA - 2009: NOVAS FOTOS DO HUBBLE

Ao ler a Zero Hora do dia 10/09, achei muito interessante - e visualmente bonita - a matéria sobre as novas fotos do Hubble, o poderoso telescópio da Nasa (Agência Espacial dos EUA). Recentemente reformado, foram investidos mais de U$ 220 milhões para melhor equipar o Hubble que pode, então, captar com mais nitidez as maravilhas do cosmos.

Visitando o site da Nasa, tem até um modelito do satélite Wise para imprimir, recortar e montar. Clique aqui:

Dsiponível em:




Crédito da imagem: X-ray: NASA/CXC/CfA/D.Evans et al.; Optical/UV: NASA/STScI; Radio: NSF/VLA/CfA/D.Evans et al., STFC/JBO/MERLIN


Disponível em:




Disponível em: <http://wise.ssl.berkeley.edu/gallery_eagle_nebula.html>. Acesso em: 18 set. 2009.

Acima, imagem infravermelho de M16, "Eagle Nebula" (Nebulosa Águia) tirada pelo satélite ESA/ISO. Esta nebulosa é um local ativo deformação de estrelas na Galáxia Via Láctea. WISE observará a região com o mesmo tipo de lentes e iluminação para ver a poeira que frequentemente encobre as estrelas que se formam nestes locais. (trad./adapt. por Kátia)






Para ver o slide show completo:
Disponível em:


<http://www.nasa.gov/templateimages/redesign/image_gallery/slideshow.html?currentImageIndex=0&masterXml=/mission_pages/hubble/multimedia/ero/topimages_GalleryXml.xml>. Acesso em: 18 set. 2009.


Mais sobre o Ano Internacional da Astronomia neste blog: tag astronomia em "Pesquisar blog"ou clicar abaixo:

Biblioteca ETS: GALILEU: TELESCÓPIO - 400 ANOS "ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA"#links#links

Biblioteca ETS: ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA - 2009#links#links

PALESTRA NO GOETHE - PORTO ALEGRE(RS)



A competência leitora é uma qualificação chave para uma melhor formação.



Bremer LeseLust (“Vontade de ler na cidade de Bremen”)
Premiado projeto de incentivo à leitura na Alemanha
Palestra: 21 de setembro de 2009;
Horário: 9h30min;
Local: Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre (RS);
Em alemão, com tradução simultânea;
Entrada franca;
Informações: 55 51 21187800 ou

Ulrike Hövelmann estudou economia, pedagogia e história.
Trabalhou de 1977 a 1995 como professora dos níveis secundários I e II.
De 1995 a 2007 foi deputada na cidade-estado de Bremen.
Na Assembléia fazia parte do Comitê para Assuntos Federais e Europeus, responsável pelas relações internacionais e a cooperação para o desenvolvimento, fazia parte também da Comissão de Orçamento e Finanças e era porta-voz para assuntos da Educação.
Desde 2007, é diretora de projetos de marketing na empresa Wirtschaftsförderung Bremen GmbH.

Como uma resposta pessoal pelos resultados ruins obtidos pelos estudantes de Bremen na avaliação internacional de alunos, PISA, Ulrike Hövelmann fundou em 2003 o "BremerLeseLust", que é uma ação conjunta das seguintes entidades de Bremen: Assembléia Legislativa, Biblioteca Municipal, Fundação Literária, Fundação dos Cidadãos e Câmara de Comércio.
Melhorar este índice é o cerne da missão do BremerLeseLust.

Na Feira do Livro de Frankfurt em 2006, ganhou o prêmio de melhor e mais criativo projeto de incentivo à leitura na Alemanha.

Publicou três livros infantis e um CD de contos de fada.

Parte da receita da venda dos livros reverte em benefício do projeto.

REFERÊNCIAS:
Disponível em:
<http://www.leselust.bremen.de/main.php?ea=1>. Acesso em: 16 set. 2009. (imagem músicos de Bremen)
Disponível em:
<http://www.goethe.de/ins/br/poa/ver/pt5017363v.htm>. Acesso em: 18 set. 2009.
Disponível em:
<http://www.leselust.bremen.de/pic/02b2cbf3572f53ad9a3b06dc8e50ef52.jpg>. Acesso em: 18 set. 2009. (imagem de U. H.)

SEMINÁRIO DE LITERATURA - PORTO ALEGRE (RS)


SEMINÁRIO SÉCULO XXI E O FUTURO DA LITERATURA


16/09 Juremir Machado da Silva;

23/09 Armindo Trevisan;

30/09 Marcela Villavella;

07/10 J.H. Dacanal;

14/10 João Moutinho;

21/10 Maria do Carmo Campos;

28/10 Marco Celso Huffel Violla;

04/11 Luiz Antônio Assis Brasil.


Data: de 16 de setembro a 4 de novembro;
Horário: das 19 às 21 horas;
Local: ECARTA - Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre (RS);
Produção e Mediação: Gilberto Wallace 9857.0827 gilbertobwallace@gmail.com;
Coordenação: Roselaine Funari roselainefunari@yahoo.com.br;
Promoção: Associação dos Amigos das Letras e das Artes;
Apoio: Coordenação do Livro e Literatura;
Inscrições no Local: Fundação Cultural e Assistencial ECARTA Av. João Pessoa, 943;
Fone: 51-4009.2970.
Referências:
Recebido por e-mail da Coordenação do Livro e Literatura (SMC/POA);
Disponível em:

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ROBÔ MOSCA - NANOTECNOLOGIA

Novo aparelho de espionagem, mosca robótica com micro câmera instalada em suas asas. Muito cuidado com as moscas daqui em diante...

Disponível em:


<http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/?Mosca_robotica+5346&Grupo=10>. Acesso em: 17 set. 2009.

Esta outra "mosca" é utilizada na área da saúde:


Disponível em:

<http://www.lixoradioativo.com/modules/news/article.php?storyid=69> Acesso em: 17 set. 2009.

O robô consegue diagnosticar doenças e condições como artérias e veias entupidas, além de aplicar medicamentos diretamente em tumores.

O robô-mosca tem um milímetro de diâmetro, e funciona por um sistema micro-eletro-mecânico (MEMS, na sigla em inglês), que combina sensores, elementos mecânicos e eletrônicos em escala micrométrica.

Disponível em:

<http://colunas.galileu.globo.com/blogdagalileu>. Acesso em: 17 set. 2009.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DATA FARROUPILHA - 20 DE SETEMBRO

Para ver detalhes: clique na imagem.

A data máxima dos gaúchos, a Revolução Farroupilha, é comemorada em todo o nosso estado com diversas manifestações culturais que mostram as tradições e o folclore do Rio Grande do Sul. Para mostrar que gaudério também lê, a Maratona Literária 4 vai se instalar no Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, nos dias 18 e 19 de setembro. Os leitores maratonistas vão ler respectivamente " O Analista de Bagé" e "Contos Gauchescos e Lendas do Sul".
E dê-lhe mate amargo, tchê!
Obs. - Cartaz recebido por e-mail do Coordenador do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura, Daniel Weller.
Os livros que serão lidos na Maratona Literária 4 estão à disposição para empréstimo na Biblioteca da ETS:
LOPES NETO, João Simões. Contos Gauchescos. Porto Alegre: Movimento, 2001.
______. Contos Gauchescos & Lendas do Sul. Porto Aegre: L&PM, 2004.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. O Analista de Bagé. Porto Alegre: L&PM, 1981.
______.______. 92. ed. Porto Alegre: L&PM, 1991.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

GREENPEACE - DATA DE FUNDAÇÃO - 15/09/1971

Em 15 de setembro de 1971, um pequeno grupo de ecologistas e jornalistas levantou âncora no porto da cidade de Vancouver, no Canadá.
A Guerra do Vietnã ocupava as manchetes de todos os veículos de comunicação, jovens pacifistas atravessavam todos os dias a fronteira dos Estados Unidos para engrossar a legião de desertores no Canadá, o rock invadia as rádios, o hippismo ditava a moda.
Tudo isso era visível nos tripulantes do "Phyllis Cormack", o pequeno barco de pesca (24 metros) alugado que rumava para Amchitka, nas Ilhas Aleutas, no Pacífico Norte, local de mais um teste nuclear dos Estados Unidos.
No mastro da embarcação tremulavam duas bandeiras: a da ONU - para marcar o internacionalismo da tripulação - e outra que unia as palavras "green" e "peace" numa única idéia: a da defesa do meio ambiente e da paz a qualquer preço.
O que os movia, mais do que a coragem, era uma convicção: a destruição do planeta pelo ser humano havia chegado ao ponto de ameaçar o presente e o futuro de todos os seres vivos.
Era preciso fazer algo para impedir o teste nuclear - porque as ações falam mais alto do que as palavras.
Assim foi fundado o Greenpeace!
Nossa homenagem a este importante movimento que luta para preservar nosso planeta...
Disponível em:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA