terça-feira, 30 de setembro de 2008

MAFALDA - 44 ANOS

No dia 29/09/64, o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado (QUINO) apresentou para a América Latina sua criação: a crítica e esperta menina MAFALDA. Criada inicialmente para uma peça publicitária do diário "Clarín", foi para as tiras do mesmo, onde alcançou enorme sucesso. Disponível em:
<http://www.umbigoblogs.com/noteu/2008/09/29/mafalda-faz-40-anos/>. Acesso em 30/09/08.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

REFORMA ORTOGRÁFICA & MACHADO DE ASSIS

Segunda-feira, dia 29/09/08, será promulgado o acordo ortográfico que termina com a utilização do trema, altera o uso do acento em algumas palavras e sistematiza o uso do hífen. O acordo será assinado pelo Presidente Lula na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. A data foi escolhida para homenagear Machado de Assis, já que dia 29 é o centenário de sua morte e o grande escritor, apelidado de "Bruxo do Cosme Velho" (bairro do Rio), foi o primeiro presidente da secular instituição.

PROJETO MOBILIZADOR

Legislação das Bibliotecas Escolares
Dentre as leis e projetos selecionados pode-se destacar o PROJETO MOBILIZADOR: BIBLIOTECA ESCOLAR CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE INFORMAÇÃO PARA O ENSINO PÚBLICO que propõe o estabelecimento de um amplo esforço nacional, visando promover maior qualidade no ensino público através da criação e implantação de uma rede de informação dinâmica e eficaz. Indica que o país há muito tempo, se recente da falta de bibliotecas nas escolas, embora dados oficiais mostrem que há um vertiginoso crescimento da oferta de acervo nas escolas de ensino básico em detrimento a promoção de serviços que permitam o acesso aos saberes existentes nas coleções distribuídas. Destaca que a oferta de um serviço eficiente de informação para a formação de autonomia crítica do cidadão brasileiro perpassa pela concepção de uma competência informacional, função também da biblioteca escolar. Aponta as estratégias a serem adotadas para execução da proposta, com destaque para todos os possíveis parceiros e responsáveis. Elenca indicadores que permitirão avaliar o projeto.

Obs.: Logos e resumo do "PROJETO MOBILIZADOR" foram retirados do material didático do Curso de Especialização em Biblioteca Escolar e Acessibilidade (UFRGS), em EAD, que estou fazendo.





sexta-feira, 26 de setembro de 2008

CRIANÇAS DO RIO GRANDE ESCREVENDO HISTÓRIAS

Os 15 anos do Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias
O Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias reúne anualmente textos e produções gráficas produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental da rede pública estadual, incluindo a Educação Especial, Infantil e Classes Multisseriadas. Veja mais em:
http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/criancas_escrevendo.jsp
É um Programa bem legal da SEC-RS, pois valoriza as "leituras de mundo" dos alunos, oportunizando aos mesmos a visita à Feira do Livro, com direito à sua própria "sessão de autógrafos". Os livros ficam expostos e, alguns, disponíveis para serem doados durante a Feira. É uma festa muito bonita... Vale à pena incentivar os autores!

MOSTRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL



Cachoerinha recebe a Mostra de Educação Profissional nesta quinta-feira
A MEP estará aberta para visitação pública a partir das 14 horas da quinta-feira , 25, e segue até sábado, 27, quando acontece o encerramento e a seleção dos trabalhos que participarão da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep), em outubro.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

LEITURAS OBRIGATÓRIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE

Algumas pessoas têm me perguntado sobre o vestibular da UFCSPA, então, para facilitar, aqui estão as leituras obrigatórias, filmes recomendados e o site: http://www.ufcspa.edu.br/
Para a Prova de Literatura
No concurso vestibular de 2009 a instituição manterá a relação de leituras obrigatórias e indicação de filmes utilizada no Concurso Vestibular de 2008, a saber:
Leituras Obrigatórias
Antônio Vieira:
1) Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda;
Machado de Assis:
2) Quincas Borba; (Bib ETS)
Sérgio Buarque de Holanda:
3) Raízes do Brasil, cap. 5: O Homem Cordial ;
(Bib ETS)
Simões Lopes Neto:
4) Lendas do Sul: "Mboitatá", "Salamanca do Jarau" e "Negrinho do Pastoreio"; (Bib ETS)
Fernando Pessoa, poemas escolhidos (temos todos Bib ETS):
5) De Mensagem: "D. Sebastião, Rei de Portugal", "O Infante" e "Mar Português";
6) Do Cancioneiro: "Autopsicografia", "Isto" e "Liberdade"
7) De Alberto Caieiro: "Há metafísica bastante em não pensar em nada", "O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia","O mistério das cousas, onde está ele?", "Da mais alta janela da minha casa" e "Se eu morrer novo" ;
8) De Ricardo Reis: "Tão cedo passa tudo quanto passa!", "Não só quem nos odeia ou nos inveja","Não a ti, Cristo, odeio ou menosprezo", "Para ser grande, sê inteiro: nada";
9) De Álvaro de Campos: "Lisbon revisited (1923)", "Lisbon revisited (1926)", "Tabacaria", "Apostila", "Poema em linha reta";
Ariano Suassuna:
10) O Auto da Compadecida; (Bib ETS)
José Lins do Rego:
11) Fogo Morto. (Bib ETS)
Para a Prova de História:


12) O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. (Bib ETS)

Nota: A prova de História poderá formular questões acerca de livros de leitura obrigatória para a prova de Literatura.
Filmes sobre os quais a prova de História poderá dedicar algumas questões:
*Tempos Modernos, de Charles Chaplin (1936)
*A Missão, de Roland Joffé (1986)
*O Nome da Rosa, de Jean-Jacques Annaud (1986)
*Olga, de Jayme Monjardim (2004)
Ver também post de 28 mar. 2009 (usar a tag ufcspa)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

AGENDA -30 DE SETEMBRO

Na próxima terça-feira, 30 de setembro, no Palco das Artes do Praia de Belas Shopping, bate papo com o jornalista TÚLIO MILMAN, seguido de sessão de autógrafos da obra Doidas e Santas, de Martha Medeiros, das 19h às 20h.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

CHEGOU A PRIMAVERA

Zero Hora se vestiu de cores e imagens lindas para saudar a nova estação: vale a pena conferir!
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?template=3947.dwt&site=zerohora&b=1&galeriaid=14242&groupid=397&uf=1&local=1&arquivo_xml=galeria_14242_397.xml&ids=null&initial=201620&playsshow=false
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?template=3947.dwt&site=zerohora&b=1&galeriaid=14274&groupid=397&uf=1&local=1&arquivo_xml=galeria_14274_397.xml&ids=null&initial=201861&playsshow=false

SAÚDE - BRASIL FIRMA PARCERIA COM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Na capital carioca, ministros da saúde do Brasil e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa estabelecem sete eixos prioritários de cooperação em saúde.

Ações de cooperação em saúde. É o que propõe os sete eixos estratégicos do Plano de Cooperação em Saúde definidos, no último sábado (20), pelo ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, e os demais ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Firmada em reunião no Rio de Janeiro, a proposta explora temas que vão desde a formação de força de trabalho para o setor saúde até as ações em desastres naturais. A medida direcionará o fortalecimento do trabalho conjunto entre os países e o esforço da comunidade no desenvolvimento de sistemas e instituições de saúde entre os países membros.

Para o ministro da Saúde, a reunião "rompe a tradição de firmar apenas projetos isolados", como era feito anteriormente. A partir de agora, a comunidade tem o compromisso de trabalhar nos próximos dois anos sobre sete eixos prioritários de cooperação multilaterais em saúde. "É um passo importante porque nós vamos trabalhar de perto as grandes necessidades dos países africanos e de Timor Leste", destacou o ministro.

Os sete eixos de atuação são: formação e desenvolvimento da força de trabalho; informação e comunicação; investigação em saúde; desenvolvimento do complexo produtivo; vigilância epidemiológica e monitoramento da situação; emergências e desastres naturais e promoção e proteção da saúde.

"O papel de Brasil e Portugal é apoiar com recursos financeiros, tecnológicos e institucionais, mobilizando esforços para melhorar as condições de saúde dos países irmãos", explicou Temporão.

A reunião contou com a participação dos Ministros da Saúde de Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe e Brasil. Timor Leste enviou um representante. Angola foi o único país a não enviar membro, devido às eleições naquele país.

Acordos: Durante a reunião, foram firmados três acordos de cooperação técnica bilaterais. Dois projetos com Cabo Verde e um com Moçambique. O primeiro projeto prevê ações de cooperação entre Brasil e Cabo Verde em relação à malária, como troca de informações, desde o diagnóstico da doença à profilaxia adotada pelo Brasil. O segundo projeto irá desenvolver o primeiro Banco de Leite Humano em Cabo Verde, inédito em um país africano. A tecnologia genuinamente brasileira será transferida aquele país. O terceiro projeto será para fábrica de medicamentos de Moçambique. O Brasil irá capacitar os técnicos que vão trabalhar na fábrica para produção de medicamentos, embalagens e outros insumos.
Valéria Amaral, da Agência Saúde - Disponível em:
http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?idnoticia=1163

LIVROS


"OS LIVROS GOVERNAM O MUNDO OU, PELO MENOS AS NAÇÕES DO MUNDO QUE TENHAM UMA LINGUAGEM ESCRITA; NADA LIBERTA COMO A EDUCAÇÃO. QUANDO UMA NAÇÃO COMEÇA A PENSAR, É IMPOSSÍVEL DETÊ-LA". (VOLTAIRE)

sábado, 20 de setembro de 2008

UTILIDADE PÚBLICA - " fa4itos" É SHOW!

Este site está no blog de uma colega do Curso EBEA, a Mariana http://www.blogebea.blogspot.com/ Tem tudo e mais um pouco... http://www.fa4itos.com/

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

MACHADO DE ASSIS - CENTENÁRIO DE MORTE (29/09/1908)


Cartaz confeccionado pela bibliotecária da ETS
Joaquim Maria Machado de Assis - Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 / Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908
Cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua. De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Estudou em escola pública e mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender.
Seu primeiro livro foi impresso em 1861, com o título Queda que as mulheres têm para os tolos, onde aparece como tradutor.
Machado desde o princípio apoiou a idéia e compareceu às reuniões preparatórias e, no dia 28 de janeiro de 1897, quando se instalou a Academia, foi eleito presidente da instituição, cargo que ocupou até sua morte, ocorrida no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1908. Sua oração fúnebre foi proferida pelo acadêmico Rui Barbosa.
É o fundador da cadeira nº. 23, e escolheu o nome de José de Alencar, seu grande amigo, para ser seu patrono.
Por sua importância, a Academia Brasileira de Letras passou a ser chamada de Casa de Machado de Assis.
Disponível em:

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - 2008

A data da 54ª FEIRA DO LIVRO já foi marcada:
31 de outubro a 16 de novembro de 2008.
Visite o site da Câmara Rio Grandense do Livro, entidade responsável pela coordenação do evento: http://www.camaradolivro.com.br/

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

QUEM É O PATRONO DA FEIRA DO LIVRO 2008?

O escritor Charles Kiefer, autor de "Caminhando na chuva", "O pêndulo do relógio" e "Valsa para Bruno Stein" (adaptada recentemente para o cinema), entre outras obras, também professor na PUC-RS e ministrante de Oficinas Literárias, foi escolhido para ser o novo Patrono da Feira do Livro 2008.
VAMOS CONHECÊ-LO UM POUCO MAIS? <http://www.charleskiefer.com.br/>
A Biblioteca da ETS tem as seguintes obras do autor:
KIEFER, Charles. Caminhando na chuva. 11.ed. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1993.
______. Quem faz gemer a terra. 4.ed. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1994.
______. Valsa para Bruno Stein. 4.ed. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1990.
É só retirar para empréstimo domiciliar e ... BOA LEITURA!

domingo, 14 de setembro de 2008

LEITURA OBRIGATÓRIAS - UFRGS: PALESTRAS

O curso Pré-vestibular Monteiro Lobato (Rua dos Andradas, 1180/fone:3228-7011 - ramal 222) está promovendo um Ciclo de Palestras sobre as obras recomendadas para o Vestibular 2009 (UFRGS). Atenção: ingresso - increver-se através do tel. acima e doar um livro (obra de literatura, pode ser usada). Próximas palestras:
27/09/2008 - 8h às 10h - HATOUM, Milton. Dois irmãos.
25/10/2008 - 8h às 10h - MARTINS, Cyro. Porteira fechada.
1/11/2008 - 10h às 12h - MANOEL BANDEIRA (Programação Especial Feira do Livro). Estrela da vida inteira.
8/11/2008 - 8h às 12h - MACHADO DE ASSIS (Programação Especial Feira do Livro). Contos: o caso da vara; pai contra mãe; capítulo dos chapéus.
29/11/2008 - 10 às 12h - CAMÕES, Luiz Vaz de. Os lusíadas.
Estas obras estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca da ETS.
Bom proveito!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

EBEA 003 -SEMANA 6 - ATIVIDADE 2

Referências bibliográficas e/ou eletrônicas sobre competência informacional:

Revisão conceitual e histórica de "competência informacional", incluindo o Brasil:
MELO, Ana Virgínia Chaves de; ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Competência informacional e gestão do conhecimento:uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 185-201, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://www.eci.ufmg.br/bogliolo/downloads/MELO%20e%20ARAUJO%20Competencia%20Informacional.pdf >. Acesso em 14 set. 2008.

Bibliotecária da Universidade Estadual de Campinas - Plataforma Lattes:
PASSOS, R. ; SANTOS, G. C. . Competência em informação na sociedade de aprendizagem. 2.ed. Bauru: Kayrós, 2005. Disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4730825H0 >. Acesso em: 08 set. 2008.

Autor voltado à teoria e pesquisa em educação, citado no texto de BELLUZZO, apresenta um conceito claro de competência (na primeira obra) e alerta para a necessidade dos educadores exercerem, quanto ao uso da TICs, uma vigília cultural, sociológica, pedagógica e didática (no segundo livro):
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 2007.
______. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

O texto aborda aspectos conceituais e teóricos sobre "competência informacional" no cenário nacional e internacional:
VITORINO, Elizete Vieira. Competência informacional do profissional da informação bibliotecário: construção social da realidade. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 24, p. 54-71, 2. sem. 2007.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

LISTA DE BLOGS DOS COLEGAS DO CURSO EBEA


Para facilitar, resolvi listar todos os blogs já criados pelos colegas do Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM BIBLIOTECA ESCOLAR E ACESSIBILIDADE:
http://biblioericoverissimo.blogspot.com/
Ver listagem na coluna ao lado

NOVA AQUISIÇÃO


Esta revista foi sugerida pelas professoras Maria Leontina e Maria Inês. Compramos com a verba proveniente da venda de papel para reciclagem.

RANKING DO MEC

O Índice Geral de Cursos (IGC) do Mec, divulgado dia 8/9/08, colocou a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre as 10 melhores do Brasil (2º e 5º lugares, respectivamente). Também foram bem avaliadas outras duas instituições gaúchas: o Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) e o Centro Universitário Feevale. Leia mais em: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2170141.xml&template=3898.dwt&edition=10651&section=1003

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

DOAÇÕES


SE A SUA ESTANTE (OU DA SUA AVÓ, PRIMA, TIO) ESTIVER ASSIM , LEMBRE-SE: RECEBEMOS SUAS DOAÇÕES COM MUITO PRAZER...
http://www.flickr.com/photos/dropsdafal/443117792/sizes/o/

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

PERIÓDICO DISPONÍVEL NA BIBLIOTECA ETS

RADIS (FIOCRUZ) - área da saúde:
http://www.ensp.fiocruz.br/radis/index.html

PRIMAVERA CHEGANDO...

Da janela do meu quarto, em plena Av. Protásio Alves, a vista que tenho é...
HORÁRIO DE VERÃO: zero hora do dia 19/10/2008 até 24h do dia 15/02/2009;
ELEIÇÕES 2008: 1° turno: 5/10/08;
2° turno: 26/10/08





Vamos colorir este blog? Coloque suas imagens de primavera...

A Cristina me enviou esta linda foto da casa da mãe dela... Valeu! (11/09/08).
A professora Jussara, da ETS, colaborou enviando esta imagem com os passarinhos... Legal! (17/09/08).

ANIMAÇÃO E LEITURA


AGENDA OUTUBRO

OUTUBRO: MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR!
A alteração de "Dia da Biblioteca Escolar" para "Mês da Biblioteca Escolar" foi feita em janeiro deste ano, propiciando mais tempo dedicado às atividades comemorativas. Seu logo foi redesenhado por por Peter Rugendyke, da Austrália. Fonte: http://bibliotecaemefwenceslaufontoura.blogspot.com/


OFICINAS DE ASTRONOMIA GRATUITAS - (até 14/11/08, às sextas-feiras, 17h30min) na UNISINOS, em São Leopoldo, oferecidas pelo Curso de Física, para estudantes, professores e público em geral. Sala 6R211da Universidade (Av. Unisinos, 950).
Não é preciso inscrição prévia.
(Imagem: http://estrelanoceu-belisa.blogspot.com/2007/11/imagens-do-hubble-fotos-2-e-3.html
ZIRALDO - 7/10/08 - (19h às 20h) - Praia de Belas Shopping ("Palco das Artes"): lançamento do livro O namorado da fada ou o menino do planeta Urano. Após o bate-papo com o escritor mutimídia, mediado pelo jornalista Túlio Milman, haverá Sessão de Autógrafos na Saraiva Mega Store.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL: "O Ano 1968: Permanência e Mudança" (14 a 17 de outubro 2008)
http://www.unisinos.br/eventos/1968/


2ª FECITEP - Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (23 a 25 de outubro de 2008)
Temática: "Ciência e Tecnologia a Favor do Planeta"
Órgão Promotor: Superintendência da Educação Profissional – SUEPRO/RS
Local: Colégio Cristo Redentor - Av. Inconfidência, 1231 (Bairro Mal. Rondon) - Canoas - RS
Período de inscrição: 15/09/08 a 3/10/08
Mais informações: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/educ_prof.jsp?ACAO=acao11

PALESTRA "LEITURAS OBRIGATÓRIAS" - UFRGS VESTIBULAR 2009
25/10/08 - Local: Curso Pré-vestibular Monteiro Lobato: R. dos Andradas, 1180/fone: (51)3228-7011 - ramal 222 - Porto Alegre - RS
Inscrever-se por telefone e doar um livro (obra de literatura, pode ser usada).
OBRA DISPONÍVEL NA BIBLIOTECA DA ETS. APROVEITE!


VI SIMPÓSIO DE PATOLOGIA CLÍNICA28/10/2008 -horário: 8h às 18h - Auditório José Baldi
(Hospital de Clínicas de Porto Alegre) - Promoção: alunos da ETS
ets1cre@seduc.rs.gov.br
54 FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - (31/10/08 a 16/11/08) - Na Praça da Alfândega, à sombra dos jacarandás... Muitas oficinas, exposições, palestras, mostras,autógrafos e... balaios com promoções!

QUEM SOMOS

Nossa Escola é Estadual, com quatro cursos técnicos na área de Saúde: Radiologia, Administração Hospitalar, Nutrição e Dietética e Patologia Clínica. Estão ocorrendo várias mudanças na Escola desde 2007 e três cursos que eram concomitantes (junto com o ensino médio), tornaram-se subsequentes, ou seja, atualmente para ingressar na ETS, tem que estar com o ensino médio concluído. A Escola funciona nos três turnos.
Em abril do corrente ano, nossa Escola assinou o Programa do MEC, tornando-se Referência na Área da Saúde, o que está exigindo algumas modificações em vários aspectos, tanto físicos quanto pedagógicos (forma de ingresso, reestruturação curricular, acessibilidade física, etc.).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA