domingo, 29 de maio de 2011

PENSAMENTO (MARTHA MEDEIROS)

Disponível em: http://blogdovestiba.pucpr.br/?p=304. Aesso em: 29 maio  2011.

"De todos os que preenchem nossa solidão, são os livros os mais anárquicos, os mais instigantes.
Leia, e seu silêncio ganhará voz."
                                                     (Martha Medeiros)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

TAQUARA/RS: FÓRUM DE BIBLIOTECAS ESCOLARES (MAIO/2011)

Em maio, o Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares vai a Taquara (RS) para divulgar as boas práticas que são feitas nas Bibliotecas Escolares das várias localidades por onde esta atividade itinerante passa. Esperamos que por este nosso Brasil, muitas atividades similares sejam criadas, com a cooperação das Associações ProfissionaisConselhos Regionais e Universidades - além, é claro, das escolas e prefeituras bem como da comunidade em geral!
Vamos a mais um Fórum!

sábado, 21 de maio de 2011

LIVROS QUE ABALARAM O MUNDO - SEMINÁRIO (POA/RS)

Recebido via e-mail da Coordenação do Livro e Literatura (Prefeitura de Porto Alegre/RS)

Mais uma ideia genial da CLL (Coordenação do Livro e Leitura) da Prefeitura de Porto Alegre: excelentes palestrantes conversando sobre livros que impactaram e influenciam até hoje a cultura ocidental.
Não perca!

A partir do dia 28 de maio será realizado o seminário Livros que Abalaram o Mundo, com 16 títulos que serão analisados e debatidos por estudiosos e especialistas das áreas de história, letras, psicologia e filosofia. O evento será dividido em dois módulos e os encontros serão sempre aos sábados pela manhã, das 9h às 12h, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307).
Mais detalhes e inscrições:

Coordenação do Livro e Literatura (Av. Erico Verissimo, 307 - subsolo da biblioteca).
De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Livraria Palmarinca (Rua Jerônimo Coelho, 281 - 1º andar).
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30 e aos sábados 10h30 às 14h.

Os valores por módulo são de R$ 50 para o público geral e R$ 25 para estudantes, professores, maiores de 60 anos e funcionários da PMPA.
Inscrições:
Para fins de obtenção do certificado será observada a freqüência mínima de 75% do número total de 12 horas.
 

INFORMAÇÕES:
32898072/8071

terça-feira, 17 de maio de 2011

FIM-DE-SEMANA MUSICAL (LULU & TANGOS)

Na sexta-feira, após o chat do Mediadores, com os queridos professores/alunos do Pólo de Camargo/RS, corri para assistir ao show do Lulu Santos no Bourbon Country, presente de Dia das Mães das minhas amadas filhotas. Pulei, cantei e dancei muito, ao som pop e mágico que embalou os anos 80/90... e que é trilha sonora do meu primeiro vídeo, disponível aí no final da página deste blog (Corpo & Mente - Curiosidades). Ouça "Assim Caminha a Humanidade":




Já no final do domingo, a Orquestra de Câmara da Ulbra tocou no Leopoldina Juvenil, com solistas convidados, sob a regência do maestro Tiago Flores. Executaram, na parte final, alguns tangos clássicos e obras de Piazzola... Deixo para vocês a lindíssima "Adios Nonino ":
 
A programação da Orquestra de Câmara da Ulbra está no side bar aqui do blog. É só clicar para acessar o site. Este show, por exemplo, foi gratuito...  

sexta-feira, 13 de maio de 2011

SUPERSTIÇÕES: SEXTA-FEIRA 13...

Hoje é sexta-feira 13... As superstições e crendices de que determinados objetos, situações e mesmo animais provocam sorte ou azar perdeu-se na poeira dos séculos....
O trevo de 4 folhas estaria vinculado à expulsão de Adão e Eva do Paraíso. Dizem que ela, para lembrar-se dos tempos felizes, levou consigo um trevinho....
Já passar embaixo de uma escada, pode ser perigoso!






















Claro que o professor Pardal não dá bola para essas crendices sem fundamento, não é mesmo?


O gesto de cruzar os dedos ou "fazer figa" pode ser atribuído aos primeiros cristãos, para se reconhecerem sem chamar a atenção...











O gato preto como símbolo de azar remonta à Idade Média, onde acreditava-se que as bruxas podiam mudar de forma e transformar-se nesses animais.                                                                                
 
 
 
 
 

Espelhos, segundo vários povos antigos (gregos, chineses, africanos, indianos), podiam roubar parte da alma das pessoas. Caso um fosse quebrado, sua alma ficaria presa dentro dele. Quem inventou o espelho de vidro foram os romanos

Veja mais no "Buteco da Net"

quinta-feira, 5 de maio de 2011

segunda-feira, 2 de maio de 2011

DA VINCI (1519) & FREIRE (1997)


2 de maio de 1519 - Morre Leonardo da Vinci, artista e inventor, autor da Santa Ceia e da Gioconda.

Segundo Sigmund Freud, “Da Vinci foi alguém que acordou cedo demais da escuridão da Idade Média, enquanto os outros continuavam a dormir”, e é assim que esse gênio das artes e da ciência pode ser definido, um homem à frente de seu tempo, que ainda intriga toda a humanidade com seus mistérios.


















Barbie como Mona Lisa ou La Gioconda (fonte)                            Será verdade?... Mistério...(fonte texto/imagem)
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

2 de maio de 1997 - Morre o educador Paulo Freire, um revolucionário dos métodos de alfabetização.

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " (Paulo Freire)

Obras do de Paulo Freire disponíveis para empréstimo à comunidade escolar da ETS:

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 12. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986.
______. Educação como Prática da Liberdade. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
______. Educação e Mudança. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
______; NOGUEIRA, Adriano. Que Fazer: teoria e prática em educação popular. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
JORGE, J. Simões. A Ideologia de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1981.

domingo, 1 de maio de 2011

DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - 1º DE MAIO

Fonte: http://www.google.com.br/ Acesso em: 1 maio 2011.

Mais um Doodle do Google, desta vez, lembrando o Dia Internacional do Trabalho, comemorado no dia 1º maio.

No dia 1º de maio de 1886, em Chicago, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho. Naquela época, Chicago era o maior centro industrial dos Estados Unidos e concentrava uma grande massa de operários. A principal reivindicação, entre outras, era a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Os trabalhadores organizaram uma greve geral, com vários piquetes, passeatas e discursos. No conflito ocorrido entre a polícia e os manifestantes, houve não só inúmeras prisões, como também feridos e mortos.


Três anos mais tarde (1889), um congresso socialista realizado em Paris instituiu o dia 1º de maio como Dia Mundial do Trabalho, em homenagem à memória dos mártires de Chicago e ao que esse dia significou para os trabalhadores em sua luta pelos seus direitos.
Referência do texto.
Veja mais sobre o Dia Internacional do Trabalho, neste blog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA