Hoje, 8 de fevereiro, é um dia de alerta para quem tem acesso à rede: é o Dia da Internet Segura.
Pais e professores devem ficar atentos aos sites acessados pelos menores, pois a Web permite a criação de perfis falsos nas redes sociais e também a navegação por endereços perigosos e/ou inadequados às crianças e adolescentes.
Dicas de cartilhas que mostram como utilizar de forma responsável e segura os recursos da Web:
Disponível em: http://ww.gvt.com.br/portal/educandogvt/crtilha.html. Acesso em: 8 fev. 2011. (SANTAROSA, 2010, p. 158);
Disponível em: http://ww.gvt.com.br/portal/educandogvt/crtilha.html. Acesso em: 8 fev. 2011. (SANTAROSA, 2010, p. 158);
Disponível em: http://tecnologia.uol.com.br/seguranca/ultnot/2009/02/09/ult6065u1.jhtm. Acesso em: 8 fev. 2011. (Blogosfera Marli)
Também o bulling, muitas vezes praticado pelos próprios colegas, é uma das atividades prejudiciais, tanto para a vítima quanto para quem o faz, tendo gerado vários processos, nos quais os pais respondem legalmente pelas infrações cometidas pelos seus filhos, muitas vezes sem o seu conhecimento. Por isto, vigilãncia é fundamental!
Disponível em: http://varejototal.zip.net/arch2010-06-27_2010-07-03.html. Acesso em: 8 fev. 2011.
Confira a seguir, as 10 dicas principais e fundamentais, elencadas pelos especialistas da OAB, para que todos possam usar a internet com maior segurança:
■Não revele a estranhos informações pessoais que possam comprometê-lo(a) tais como endereço, telefone, nome completo e dos familiares, local de trabalho, nome da escola e demais dados que indiquem sua rotina;
■Jamais se deixe fotografar em cenas comprometedoras, através de webcam, celular, tampouco envie qualquer foto sua, através da internet ou celular;
■Não seja precipitado(a) ao marcar encontro com amigos virtuais, pois ainda que pareçam ser de confiança, continuam sendo desconhecidos.
■Antes de publicar algo, lembre-se que não são apenas os seus amigos e pessoas honestas que utilizam a Internet;
■Desconfie das pessoas e sites que desrespeitam as leis e promovem a intolerância ou se manifestam em desacordo com a ética;
■Não instale em seu computador programas não-autorizados, não-licenciados (programas "piratas") ou de origem desconhecida.
■Utilize em seu computador um programa firewall, um software antivírus e aplique mensalmente as atualizações mais recentes fornecidas pelo fabricante do sistema operacional e do software antivírus.
■Não clique em links da web presentes em e-mails, nem abra arquivos anexos enviados por pessoas desconhecidas.
■Seja ético(a), educado(a), e aja de acordo com a lei;
■Seja cidadão(a) e denuncie o que encontrar de errado na Internet.
Disponível em: http://www.blogosferalegal.com/2010/10/internet-segura-para-todos-cartilha-da.html. Acesso em: 8 fev. 2011.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi (Org.). Tecnologias Digitais Acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário