GOOGLE Art Project. Zero Hora, Porto Alegre, 9 fev. 2011. ZH Digital, n. 488, p. 1.
A Virgem e o Menino atribuída a Jan Provoost - National Gallery (London)
Disponível em: http://www.googleartproject.com/museums/nationalgallery/the-virgin-and-child-in-a-landscape-236?login=true. Acesso em: 11 fev. 2011.
Um novo serviço do buscador mais popular da Internet, o Google, já está disponível aos internautas apreciadores de arte: Google Arte Project (já listado nos links deste blog, na barra lateral).
Com esta ferramenta, pode-se visitar virtualmente 17 museus:
@ Metropolitan Museum of Art;
@ MoMA (Museu de Arte Moderna);
@ Tate Britain;
@ National Gallery (Londres);
@ Museu Van Gogh;
@ Alte Nationalgalerie;
@ Freer Gallery of Art, Smithsonian;
@ Gemäldegalerie;
@ Museo Reina Sofia;
@ Museo Thyssen-Bornemisza;
@ Museu Kampa;
@ Palácio de Versailles;
@ Rijksmuseum;
@ Frick Colletion;
@ Museu Hermitage;
@ Galeria Tretyakov;
@ Galeria Uffizi;
Minerva e Centauro (Sandro Boticelli - Galeria Uffizi)
Usando a mesma tecnologia já disponibilizada no Google Street View e Google Earth, o visitante pode passear pelas galerias e salas dos museus, apreciando mais de 1000 obras pintadas por cerca de 400 artistas. O número de galerias, as informações sobre os trabalhos e a escolha das obras foram determinados pelos museus que mantiveram os direitos autorais de algumas pinturas - que aparecem desfocados a pedido das instituições.
Quem já é usuário do gmail pode criar sua própria coleção, com direito a comentários e compartilhamento de informações. Esta iniciativa do Google chama a atenção pela sua abrangência e é "mais uma entre as várias explorações digitais que os principais museus estão desenvolvendo para se adaptar aos novos tempos e tentar atrair mais público - especialmente os jovens" (ZH DIGITAL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário