A FABICO/UFRGS oferece, em parceria com os polos UAB (Universidade Aberta do Brasil), o curso Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade, do qual sou tutora pedagógica EAD.
Na primeira etapa, concluída em junho deste ano, foram 18 municípios participantes, cada turma com cerca de 30 cursistas (abraços muito especiais para os nossos queridos professores/alunos de Restinga Sêca - é assim mesmo, com acento - e de Camargo). Surgiu a oportunidade de relatamos esta experiência no evento em Santa Cruz do Sul, onde estivemos - a professora Marilene e eu nos dias 17 e 18 de agosto. Nosso trabalho, elaborado totalmente em EAD (Google Docs):
CURSO “MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE”: CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA LEITORA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
A grande estrela deste V Colóquio de Leitura e Cognição, por sinal muito bem organizado, com ótima infraestrutura (inclusive com acesso à Internet nas salas de Comunicações) foi a professora Drª. Maria Lucia Santaellla Braga, autora que venho utilizando com frequência nos meus escritos, e que proferiu a conferência de abertura na noite de quarta-feira, intitulada "Leitores, Linguagens, Identidades: Novos Lugares". Na manhã seguinte, o seminário avançado (também com a professora Lúcia Santaella) "O Pluralismo Cognitivo dos Leitores Contemporâneos" capturou os olhares e a atenção da sala lotada. Faço aqui menção à fala da professora Lúcia sobre a importância do olhar na relação professor/aluno, onde o mestre sabe, no contato olho-a-olho, se a plateia está atenta, com sono ou entediada. Ela também ressaltou inúmeras vezes a importância da "leitura de livros, onde o conhecimento está sedimentado e a atenção e a paciência são acionadas para o aprendizado eficaz." Suas falas foram recheadas de citações de suas obras e de livros de outros autores, o que enriqueceu o assunto em pauta e cativou a todos. Detalhe: ela não utilizou nenhum recurso, seja digital ou notas escritas. Somente sua memória e oratória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário