Cristo Redentor: restaurado e iluminado!
Disponível em: http://brasilviagemfantastica.blogspot.com/2010/06/cristo-redentor-e-reinaugurado.html. Acesso em: 3 mar. 2011.
Um amigo "cariúcho" enviou-me correspondência detalhando as reformas pelas quais passou recentemente o monumento... Valeu, PY3SDT!
Visto de longe era humanamente impossível ver o desgaste das pastilhas que cobrem o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, monumento inaugurado em 1931. Contudo, chegando mais perto, era possível ver os estragos causados pela ação do tempo. O Cristo, eleito em 2007 uma das "Sete Maravilhas do Mundo Moderno", entrou em reforma em 2010 para recuperar o brilho.
O repórter fotográfico Wilton Junior visitou as obras e produziu imagens de detalhes do monumento bem pouco conhecidos.
O tempo deixou marcas principalmente nos braços e no rosto do Cristo Redentor. Faltavam pedaços nas pontas dos dedos das mãos, na cabeça e nos supercílios, rachados por raios que atingem principalmente as extremidades da estátua.
Aos pés do monumento, a empresa responsável pela obra testou substâncias que foram usadas na limpeza de manchas da superfície. Um trabalho minucioso de restauração dos cerca de 1,5 milhão de pastilhas de pedra-sabão que revestem a estátua, com um cuidado inspirado na medicina.
Detalhes de partes danificadas do monumento
"Costumamos dizer que somos médicos das obras de arte, e usamos termos da medicina e da odontologia para identificar esse processo de recuperação dos monumentos", diz a arquiteta Márcia Braga.
O monumento, localizado no morro do Corcovado, dentro do Parque Nacionalda Tijuca, sofreu a sua maior reforma desde a inauguração. Ao custo de R$ 7 milhões, os técnicos concluíram a reposição do mosaico de pedra-sabão, consertos de rachaduras e infiltrações, a reparação das escadas rolantes que levam os visitantes até os pés do Cristo e a instalação de câmeras de segurança, além de alguns consertos no interior da estrutura. Para finalizar, a obra ganhou nova iluminação, que varia conforme a data e/ou homenagens prestadas.
Em dezembro de 2009, o Cristo Redentor foi tombado como patrimônio nacional. Atualmente, figura no Guiness, o livro dos records, como a maior estátua de Jesus Cristo existente no mundo.
Acesso em: 4 mar. 2011. (últimos parágrafos/1ª imagem do Cristo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário