Ao abrir, o livro ganha vida com dobras que se abrem e pop-ups que se levantam, transformando-se em um grande casarão. Vem ainda com os personagens, que poderão ser colocados nos dez cômodos que surgem quando a mansão está armada, proporcionando muita interatividade com a história e estimulando a criatividade dos pequenos. (Fonte)
O que mais dá para fazer com livros - além de ler? A seguir, algumas possibilidades artísticas em vários estilos, mostram como é possível transformar o objeto livro...
O artista plástico inglês Kyle Kirkpatrick gosta muito de livros. Além de lê-los, o rapaz cria esculturas com eles. Sua ideia principal é tirar os objetos do cotidiano de seu contexto usual, dando-lhes novas utilidades.
No processo de criação, Kirkpatrick entalha cuidadosamente diversas camadas do livro, como se ele fosse uma madeira, criando, assim, um cenário topográfico. Penhascos, vales, montanhas e sugestões de lagos e corredeiras estão entre suas obras.
O artista ainda acrescenta à cena pequenas árvores, bichinhos, minúsculos objetos e bonecos. As fotos do seu trabalho podem ser vistas no Flickr do fotógrafo Leo Reynolds, amigo de Kirkpatrick. Já no site oficial do artista, é possível conhecer mais obras criadas por ele. (Fonte - texto e 2 imagens acima).
Brian Dettmer usa técnicas mistas para transformar livros em objetos de arte. O artista norte-americano além de livros usa jornais, mapas, capas de álbuns, fitas cassetes, além dos mais diferentes e diversos materiais e objetos . (fonte: texto e imagens acima e abaixo)
Outros artistas utilizam grandes quantidades de livros como material de construção de objetos artísticos: rodas, torres, e outros elementos ligados à arquitetura:
A torre de 15.000 livros reciclados foi erguida no vão da escadaria que liga os três andares do Ford's Theatre. Essa foi uma homenagem a Abraham Lincoln criada pelo Center for Education and Leadership, (Teatro Ford Centro de Educação e Liderança) em Washington DC, pois todos os livros utilizados são sobre o primeiro presidente americano:
(Fonte texto/imagens)
Depois de prontos, os livros-esculturas elaborados pelo artista plásticoAlexander Korzer-Robinson são selados e não podem mais ser abertos:
"Eu passo muito tempo em sebos e antiquários procurando livros que me inspirem. Sempre que viajo, tento descobrir onde ficam as lojas de livros usados", disse Korzer-Robinson.
"Esses livros, que perderam sua utilidade com a passagem do tempo, ganham um novo propósito", diz o artista que recorta o contorno de algumas ilustrações e remove outras, formando sua composição usando apenas imagens contidas no volume em que está trabalhando. (Fonte texto/imagens)
Já o britânico Jeremy May usa folhas de livros antigos para dar forma a anéis, brincos e pulseiras - veja abaixo. Para deixar a ideia ainda mais criativa, ele reutiliza os calhamaços como estojo para as suas criações. 100% inteligente! (fonte)
Brian Dettmer é o outro artista que cria obras de arte em 3D feitas a partir de livros velhos com uma habilidade de recorte incrível:
Com ferramentas cirúrgicas como bisturis, facas e pinças, o escultor expõe camadas do livro para formar a composição de sua obra. É surreal imaginar a maneira como o artista Brian Dettmer planeja e prevê cada corte, expondo o que deseja em sua peça sem danificar o recorte da página de cima ou de baixo.
Brian é reconhecido hoje por suas esculturas ricas em detalhes e sua técnica de arte inovadora. Tem exibido seu trabalho em várias galerias e centros de arte nos EUA, América Latina e Europa. Nos últimos anos, se estabeleceu como um dos principais artistas contemporâneos e em 2011 seu trabalho foi destaque na capa da Art Book de Berlim. (fonte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário