- 1891 - Dia da inauguração do Carnegie Hall em Nova York (EUA): sala de concertos em estilo renascentista italiano com capacidade para 2800 espectadores e um dos mais famosos locais para apresentações de música - tanto erudita como popular, conhecido por sua beleza, história e acústica;
- Carnegie Hall (fonte imagem)
- Carnegie Hall (fonte imagem)
- 1962 - Em 21 de novembro deste ano, completa meio século do lançamento da bossa-nova nos EUA, no histórico espetáculo no Carnegie Hall, com a casa superlotada e repercussão mundial. (Fonte - adaptado: Jornal do Brasil, 22 nov. 1962)
- ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Marx já maduro (fonte imagem)Jovem Karl Marx (fonte imagem) - 1818 - Dia do nascimento de Karl Heinrich Marx - Economista, sociólogo, historiador, filósofo, revolucionário e teórico político nascido no sul da Prússia Renana, na atual Alemanha que, depois de ser expulso de sua terra natal, da França e da Bélgica, terminaria por fixar residência definitiva na cidade inglesa de Londres. Fundador da doutrina comunista moderna depois de lançar juntamente com o também filósofo prussiano/alemão, Friedrish Engels, "O Manifesto Comunista" em 21 de fevereiro de 1848 [originalmente denominado "Manifesto do Partido Comunista" ou "Manifest der Kommunistischen Partei" em alemão e 1º esboço da teoria revolucionária conhecida em nossos dias como marxismo], cujo pensamento ainda influencia várias áreas, como Filosofia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política, Antropologia, Biologia, Psicologia, Economia, Teologia, Comunicação, Administração, Design, Arquitetura, Geografia, entre outras;
- ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
- 1813 - Dia do nascimento de Søren Aabye Kierkegaard - filósofo e teólogo dinamarquês;
- ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Poeta gaúcho Mario Quintana (fonte imagem)
- 1994 - Dia da morte de Mario Quintana- poeta brasileiro nascido em Alegrete (RS) que trabalhou em vários jornais gaúchos. Traduziu Proust, Conrad, Balzac dentre outros destacados autores da literatura internacional. Iniciou a a publicação de suas poesias em 1940, com a "Rua dos Cataventos", seu primeiro livro de poesias. Ao que seguiram Canções (1946), Sapato Florido (1948), O Aprendiz de Feiticeiro (1950), Espelho Mágico (1951), Quintanares (1976), Apontamentos de História Sobrenatural (1976), A Vaca e o Hipogrifo (1977), Prosa e Verso (1978), Baú de Espantos (1986), Preparativos de Viagem (1987), além de várias antologias.Quintana (fonte imagem)
- "O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo..."
- "O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente."
- "O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."
- "A indulgência é a maneira mais polida de desprezar alguém."
- "Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco: não há nada que substitua o sabor da comunicação direta." (mais frases de Quintana aqui).
- Veja (aqui) outros posts sobre o poeta, neste blog (e obras disponíveis na Biblioteca da ETS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário