Baptistão caricaturas: o escritor brasileiro José Lins do Rego
José Lins do Rego Cavalcanti nasceu em 2 de junho de 1901, no Estado da Paraíba, e morreu em 1957 na cidade do Rio de Janeiro.
Viveu a maior parte de sua vida em Recife, cidade onde se formou em Direito. A partir de 1936, passou a viver na cidade do Rio de Janeiro.
O dia a dia e os costumes tanto de Pernambuco quanto do Rio de Janeiro eram evidentes em suas obras literárias.
Ele deu início ao conhecido Ciclo da Cana-de-Açúcar com a obra: Menino de Engenho. Além deste livro, este notável escritor escreveu outros livros, como: Doidinho, Banguê, O Moleque Ricardo e Usina. Este último possui narrativa descritiva do meio de vida nos engenhos e nas plantações de cana-de-açúcar do Nordeste.
Em sua segunda fase, José Lins do Rego escreveu romances que tinham como tema a vida rural. Deste período, fazem parte as seguintes obras: Pureza, Pedra Bonita, Riacho Doce e Água Mãe.
No ano de 1943 publicou o livro Fogo Morto, considerado a sua obra-prima; posteriormente escreveu Euridice, Cangaceiros, alguns ensaios, crônicas e outras obras.
Este notável escritor foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras e teve suas obras traduzidas para diferentes idiomas, entre eles, o russo. Antes de morrer, escreveu um livro de memórias: Meus Verdes Anos.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Os primeiros aparelhos de TV (1914)
# O inglês Archibald Montgomery Low apresenta seu invento, a televisão (2/6/1914)
Archibald Montgomery Low foi engenheiro, físico e inventor inglês, autor de mais de 40 livros.
Low foi pioneiro na tecnologia de sistemas teleguiados em foguetes, torpedos e aviões, e serviu aos interesses militares do Reino Unido durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
Em Londres, 2 de junho de 1914, o cientista apresentou um aparelho para emissão de imagens a distância, a que deu o nome de "televisão".
Fonte (Texto): Tear Tecendo na Rede
"Quando os aparelhos chegaram ao Brasil, na década de 50, muitos afirmavam que o produto não emplacaria, era somente mais uma novidade apresentada que com o passar dos anos perderia o interesse..." No entanto, a TV modificou a forma de comunicação, revolucionando os costumes e transformando o mundo em uma "aldeia global" (Marshall Mcluhan).
Fonte (imagem/texto entre "")
Nenhum comentário:
Postar um comentário