É do conhecimento de todos que a leitura proporciona momentos de entretenimento, prazer e fruição estética... Ler também aumenta o vocabulário, traz ainda maior compreensão da vida e nos abre para novas ideias,facilitando na hora da escrita.
Por isso, mesmo com a falta de tempo alegada pela maioria, é importante incluir essa atividade em nossa vida diária. Na Biblioteca da ETS, conseguimos alguns interessantes depoimentos de quem já "apontou um livro" este ano - e esperamos que no ano que vem, o seu comentário também esteja por aqui!
Observação - para evitar "uso indevido de imagem" ou constrangimentos de quem não gosta de se expor na Internet, apenas os detalhes do dedo apontando os respectivos livros foram fotografados, com o devido consentimento de nossos leitores.
A DAMA DO CACHORRINHO
TCHEKHOV, A. P.
A Dama do Cachorrinho e Outros Contos. São Paulo: Ed. 34, 2005. 368 p.
DEPOIMENTO DA PROFESSORA JUDIS BLACHER:
"Eu já havia visto o filme há tempos atrás. Gostei muito dos contos, especialmente o que dá título à obra, onde o autor, que é russo, lança o seu olhar especial sobre o adultério e o surgimento do amor. É muito prático ler livros de contos, pois são histórias curtas, que não tomam muito tempo e se houver interrupção não se perde o fio da meada."
Cartaz do filme:
Fonte imagem
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
O DEMOLIDOR
MILLER, Frank; ROMITA JR, John. Demolidor: o homem sem medo. São Paulo: Panini, 2009. 155 p.
DEPOIMENTO DO ALUNO MARCOS VIEIRA (RADN 3):
"É uma HQ, fantasia... Gostei. O heroi é cego, mas sempre vence as lutas, pois tem muita sensibilidade para perceber onde estão seus inimigos."
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
CONTE-ME SEUS SONHOS
SHELDON, Sidney. Conte-me seus Sonhos. Rio de Janeiro: Record, 1998. 347 p.
DEPOIMENTO DA ALUNA (aguardando: ainda não devolveu)
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
A MORENINHA
MACEDO, Joaquim Manuel de. A Moreninha. 15. ed. São Paulo: Ática, 1989. 118 p.
DEPOIMENTO DA ALUNA MÁRCIA OLIVEIRA (ACM1)
"O livro da Moreninha eu gostei muito, achei muito divertido, romântico, coisas que hoje em dia já se tem pouco romantismo, não é como o romantismo de antigamente. Gostei muito do português correto, do português antigo, do português clássico. Já me vi algumas vezes falando daquele jeito do livro, achei muito divertido brincar desse português. Gostei muito também da história, bem engraçada, bem dinâmica e eu achei bem legal! Vou continuar lendo livros antigos clássicos para me renovar, para aprender mais coisas assim, daquele tempo antigo."
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS
CURY, Augusto.
Nunca Desista de Seus Sonhos. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. 126 p.
DEPOIMENTO DA ALUNA SUELEN RODRIGUES (GSN1):
"Eu gostei, o livro me ajudou a ser mais autoconfiante e a fazer uma apresentação em público na minha turma. Aconselho outras pessoas a lerem também."
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
O IDIOTA
DOSTOIÉVSKI.
O Idiota. São Paulo: M. Claret, 2006. 685 p.
DEPOIMENTO DA ALUNA THALITA LOPES DE ALMEIDA (ACN4):
"Estou gostando, já passei da metade. Mas como eu tenho o TCC, tive que dar uma parada... Pretendo continuar depois... O livro é muito legal!"
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
GENOVA, Lisa. Para Sempre Alice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. 175 p.
DEPOIMENTO DA BIBLIOTECÁRIA KÁTIA COUTINHO: Este drama conta a história da renomada linguista e professora Alice Howland. Seu marido também leciona em Harvard e o casal tem três filhos. Só que, aos 50 anos, Alice começa a esquecer as palavras e logo descobre sofrer de Alzheimer de Instalação Precoce, transmitido geneticamente. A deterioração da mente da personagem e as estratégias usadas por ela para tentar parar o inevitável esquecimento e incapacidade física decorrentes da doença são o mote dos 24 capítulos do romance que percorrem um arco temporal, de setembro de 2003 a setembro de 2005, com o acréscimo de um epílogo...
O filme deu o merecido Oscar 2015 de melhor atriz a Julianne Moore.