domingo, 17 de julho de 2011

BOTA DE 7 LÉGUAS: ARTE & HIBRIDISMO DIGITAL


Seven mile boots, Laura Beloff, 2003-4
Vi no livro:
A CIBERCULTURA em Transformação [recurso eletrônico]: poder, liberdade e sociabilidade em tempos de compartilhamento, nomadismo e mutação de direitos. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2010.  P. 165 (Coleção ABCiber, v. 2).
Disponível em: http://www.abciber.org/publicacoes/livro2Acesso em: 15 jul. 2011.

 
Lembram da história do Gato de Botas, cujo calçado era mágico, fazendo o bichano percorrer grandes distâncias em pouco tempo?
Pois em tempo de cibercultura, a arte imita o popular conto infantil. Vejam que interessante:
"No projeto Seven mile boots a artista Laura Beloff e seus colaboradores Erich Berger e Martin Pichlmair criaram um par de botas que permite incursões físicas através de espaços virtuais. Foram apresentadas no ISEA 2004, em Tallinn, Estonia, e no Ars Electronica 2004, em Linz, Áustria. Valendo-se da lenda folclórica segundo a qual um par de botas era capaz de fazer a pessoa andar sete mil léguas em um passo, os artistas desenvolveram um par de botas vermelhas (imagem no início deste post) que possibilita ao usuário, enquanto anda fisicamente, percorrer 'distâncias' na Internet, navegando e escutando/observando as salas de bate-papo. Alguns teóricos vêm nomeando esta condição como híbrida, quando 'atuar' significa coexistir em contextos distantes e atuais, simultaneamente, na medida em que os limites entre espaços virtuais e físicos esvanecem-se. O usuário continua presente/atuante no seu espaço físico, em torno, enquanto as informações recebidas e transmitidas remotamente adicionam outras características a esta experiência fenomenológica. Para De Souza e Silva (2006, p. 26) um espaço híbrido apresenta-se como um local de comunicação, 'caracterizado por três perspectivas descritas como espaços conectados, espaços móveis e espaços sociais".
Legal, não?
Agora, que tal contar a história do esperto "Gato de Botas" para as crianças de sua família?

Gato de Botas em Shrek 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário