sexta-feira, 17 de junho de 2011

CASA DOS AÇORES DO RIO GRANDE DO SUL (CAERGS)


Disponível em: http://lightrs.blogspot.com/2011/06/casa-dos-acores-quer-tombamento-do.html. Acesso em: 17 jun. 2011.

O casarão com características arquitetônicas do período colonial português, trazidas pelos colonos açorianos que se estabeleceram em vários pontos do Brasil, foi construído em 1877 pela família Fonseca. Localizado em Gravataí, o prédio histórico tenta agora o tombamento estadual, já que desde 2005 é tombado pelo município. A construção abriga, desde março de 2003, a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (CAERGS), que faz parte do Conselho Mundial de Casas dos Açores, que reúne 11 casas semelhantes no mundo, sendo 4 no Brasil (além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro também abrigam as suas). 
Também chamado Solar das Magnólias, o prédio restaurado tem a função de valorizar  e divulgar a cultura açoriana em nosso estado, Estas Casas dos Açores, espalhadas pelo mundo, têm papel importante nas comunidades açorianas e de descendência, procurando viabilizar todas as iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural destas comunidades.
Esperamos que as autoridades competentes facilitem o tombamento e continuem preservando este prédio histórico tão significativo para a cultura dos descendentes portugueses que aqui construíram suas vidas de lutas, trabalho e conquistas!
Fontes: 
BOCK, Maicon. Casa dos Açores Tenta Tombamento. Zero Hora, Porto Alegre, p. 40, 15 jun. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário