quarta-feira, 29 de junho de 2011

DIVULGANDO AS DOAÇÕES RECEBIDAS


CURRAN, John. Agatha Christie: A captura de Cérbero: inclui os bastidores do conto. São Paulo: Leya, 2010.
"Em 2004, um incrível legado foi revelado: descobertos entre outros objetos deixados na casa da família de Christie estavam seus diários - 73 cadernos escritos à mão com notas, listas e desenhos que representavam seus planos para diversos livros, peças e contos. Entre essas relíquias, observações, pistas e notas sobre seus famosos livros que fascinam gerações de leitores." (contracapa)


DOYLE, Arthur Conan. Aventuras Inéditas de Sherlock Holmes. Porto Alegre: L&PM, 1997.

Peter Hanning organizou uma antologia  com 12 contos relatando as aventuras do célebre detetive, enriquecendo cada uma das histórias com comentários e estudos meticulosos. (adapt. contracapa)

Agradecemos a doação destas obras que estão disponíveis na Biblioteca da ETS.

domingo, 26 de junho de 2011

ECLIPSE LUNAR







Lua ruiva. Para quem não viu o eclipse da lua no dia 15 de junho, eis aí uma foto espetacular, feita na Bélgica, pelo Atomium. Nosso satélite se reveste da cor ruiva que caracteriza este tipo de fenômeno, muito diferente do eclipse solar, já que a Lua não é encoberta pelo Sol mas coberta pela sombra da Terra durante quarenta minutos. Inofensivos, os eclipses lunares podem ser vistos a olho nu, eles acontecem uma ou duas vezes por ano. O próximo acontecerá no dia 10 de dezembro.

Foto: Geertvanden Wijngaert/AP/SIPA
Fonte (texto e imagem)


Israel, @Reuters

Malta, @Reuters

Fonte (ambas as imagens). Clique para visitar o site "Astrônomo Amador"; vale a pena!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

É TEMPO DE FESTA JUNINA!

Bandeirinhas coloridas e alegria: é São João!


FESTA DE SÃO JOÃO
MOR
De maio sobra o malho
Que começa em junho
É nesse velho embaralho
De São João eu empunho
A bandeira junina
Na festa de São João
Ao lado da bela mina
Paçoca, pipoca e pinhão.
A rodear a fogueira
Naquele velho terreiro
Enfeitado de bandeira
A sanfona e o sanfoneiro.
Da quadrilha o comando
O gaiteiro a gritar
A festa ia animando
Meia volta vai dar.
Disponível em: http://sitedepoesias.com/poesias/29383. Acesso em: 24 jun. 2011.
Este é o Doodle de hoje no Google

 Muita dança, alegria, casamento na roça, amendoim, pinhão e quentão: só não vale soltar o perigoso balão!

FELIZ SÃO JOÃO A TODOS!

LIVROS QUE ABALARAM O MUNDO (2)


Recebido via e-mail


Estão abertas as inscrições para o módulo II do seminário Livros que abalaram o mundo. A atividade recomeça no dia 2 de julho, com mais oito obras que tiveram grande relevância histórica e consagraram-se como marcos de suas épocas.
As inscrições podem ser feitas na Coordenação do Livro e Literatura (CLL - Av. Erico Veríssimo, 307) ou no primeiro dia do módulo II, na bilheteria do Teatro Renascença. Os valores para todo módulo são R$50 para o público geral e R$25 para estudantes, professores, maiores de 60 anos e funcionários da PMPA (apresentar comprovante). Quem participou do módulo I tem direito a 20% de desconto na inscrição. Os encontros acontecerão no Teatro Renascença, das 9h às 12h.

Mesmo para quem não vai poder participar, a lista de obras literárias é bastante saborosa e serve de guia para futuras leituras.

Confira a programação:

2 de julho
A Peste (Albert Camus) por Regina Zilberman
Vinte Poemas de Amor (Pablo Neruda) por Ariel Schattini 
Mediador: Luiz Gonzaga Lopes
9 de julho
A Origem das Espécies (Charles Darwin) por José Roberto Goldim
O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry) por Daniel Link 
Mediador: Marcia Ivana
16 de julho
Drácula (Bram Stoker) por Paola Cortes Rocca
O Segundo Sexo (Simone de Beauvoir) por Jane Tutikian
Mediador: Sergius Gonzaga
23 de julho
A Interpretação dos Sonhos (Sigmund Freud) por Lucia Serrano Pereira
O Apanhador no campo de centeio (J. D. Salinger) por Eduardo Wolf 
Mediador: Carlos André Moreira




quinta-feira, 23 de junho de 2011

RECICLANDO: NOVOS USOS PARA USINA NUCLEAR

Vi as duas imagens abaixo no blog "O Mundo de Papel e sua Magia"

Em Kalkar, na Alemanha, o que seriam instalações de uma usina nuclear ...
FonteTexto & Foto: INA FASSBENDER/Reuters (fotógrafa) 

Reciclagem
Aqui, a central nuclear virou um jogo de criança. Em Kalkar, na Alemanha, uma central nuclear que nunca entrou em operação foi reconvertida... em parque de jogos! Uma iniciativa construída em 1995 mas que ilustra bem a virada deste país, iniciada há alguns anos, em matéria de energia nuclear.
Se os membros da coalizão governamental entraram, finalmente, em acordo, no dia 30 de maio deste ano, para sair do nuclear até 2022, os alemães já tinham dado as costas ao átomo desde o ano 2000.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

GOOGLE: MAPEANDO O RS

O advogado Ricardo Scherer fotografou o carro do Street View em um posto de gasolina em Santa Cruz do Sul, no centro do Rio Grande do Sul  - Vi no Terra


Depois de Curitiba e Florianópolis, Porto Alegre e outras cidades gaúchas começaram a ser fotografadas pelo serviço de mapas em 360 graus do Google. Além da capital gaúcha, os carros foram vistos em Gravataí e Canoas, na Grande Porto Alegre.
Segundo a assessoria de imprensa do Google no Brasil, existem 82 carros circulando pelo País e recolhendo imagens para o serviço.
Em janeiro, os carros do Google voltaram a circular por São Paulo, onde os mapas estão no ar desde setembro de 2010, com novas câmeras, que fazem imagens com melhor resolução e podem cobrir uma área maior da cidade.

Google Street View
Essa ferramenta, disponível tanto no Google Maps quanto no Google Earth, permite que o usuário "navegue" por uma região, visualizando fachadas e outros elementos urbanos fotografados e transformados em um ambiente virtual. (Fonte: G1: texto/imagem)

O Google Street View está disponível atualmente em 51 municípios brasileiros.
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e cidades das regiões metropolitanas dessas três capitais, além de cidades históricas do interior de Minas Gerais, já contam com o serviço. O objetivo do Google é fotografar toda a malha viária do Brasil disponível no Google Maps, principalmente as cidades-sede da Copa de 2014. (Fonte: Porto Imagem)

FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (1º/7/11)

Recebido do CRB-10 via e-mail

Desta vez, nossa caravana vai a Venâncio Aires (RS) e o enfoque será para a criação do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL), com apresentações da Professora Drª Iara Neves, da Vereadora e Bibliotecária Fernanda Melchiona e do Coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Bibliotecário Ricardo Afonso.
Além deste assunto, boas práticas e os trabalhos já feitos em bibliotecas locais serão apresentados.

terça-feira, 21 de junho de 2011

INVERNO 2011 (21 DE JUNHO)


"Se a chama que está dentro de ti se apagar, as almas que estão do teu lado morrerão de frio"  (Mauriac)

O Doodle do Google de hoje presta homenagem à estação mais fria do ano, com dias chuvosos e longas noites:

Takashi Murakami - artista que pensou o Inverno para o Doodle de 21/06/11

sábado, 18 de junho de 2011

RODA ROBÓTICA (UNICICLO)

Vi no Inovação Tecnológica:
Todo o robô está acondicionado dentro de uma única roda: motor, bateria e controles permanecem estacionários no centro da roda, enquanto um pneu de borracha gira pelo lado de fora. 
(Imagem: Cieslak et al.)
Com informações da New Scientist - 17/06/2011

Uniciclo: Roda robótica pára em pé sozinha

Robô uniciclo
Patryk Cieslak e seus colegas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Cracóvia (Polônia) construíram a primeira roda robótica auto-estabilizada.
O chamado "robô uniciclo" tem sido desenhado em todos os quadrinhos e filmes de ficção científica.
Na prática, porém, nenhuma tentativa tinha logrado êxito até agora.
O desafio está em construir uma roda que consiga parar de pé, sem qualquer tipo de apoio, e se movimentar autonomamente sem cair.
Um robô que se sustente sobre uma roda assim terá uma mobilidade imbatível, capaz de se movimentar em qualquer espaço onde ele consiga entrar.
Todo o robô de Cieslak está acondicionado dentro de uma única roda: seu motor, bateria e controles permanecem estacionários no centro da roda, enquanto um pneu de borracha gira pelo lado de fora.
Roda auto-estabilizada
O equilíbrio da roda robótica é dado por um peso móvel que se desloca para as laterais da roda para alterar o equilíbrio do uniciclo.
Se a roda começa a cair para a direita, por exemplo, três sensores detectarão o movimento: um inclinômetro para detectar a inclinação, mais um acelerômetro e um giroscópio para detectar mudanças de direção.
Os sinais dos três sensores são enviados para um circuito de controle, que move o peso para o outro lado, para funcionar como contrapeso.
Fazendo esses ajustes várias vezes por segundo, o sistema mantém a posição vertical das rodas.
Visão e navegação
"Há muitos usos potenciais para este tipo de robô por causa de seu corpo fino, da construção simples, boa mobilidade e tração, e a eficiência de usar apenas uma roda," diz Cieslak.
O próximo passo será controlar o rolamento do robô, possivelmente usando o mesmo sistema de peso móvel para dar direção aomesmo conforme ele se move, antes de equipá-lo com visão e sensores extras que permitirão a navegação automática.

 SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Uniciclo: Roda robótica para em pé sozinha. 17/06/2011. Online. Disponível em http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=roda-robotica-uniciclo. Acesso em: 18/06/2011. 

Disponível em: http://meiorandom.blogspot.com/2010/04/os-fas-mandam.html . Acesso em: 18 jun. 2011.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

4º FESTIVAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS (PORTO ALEGRE/RS)



"O Festival Estadual de Contadores de Histórias, já em sua 4ª edição, é um evento não competitivo, voltado exclusivamente para a arte de contação de histórias e acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2011. É uma realização da Biblioteca Lucilia Minssen em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana, (local do evento), instituições da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Objetivos: 
  •  Difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias;
  •  destacar e divulgar talentos;
  • contribuir para o intercâmbio entre instituições, empresas e entidades que trabalham em prol do livro e da leitura.
Com o festival, oportunizaremos não apenas o registro, mas também a valorização das ações que se realizam nas diferentes cidades, escolas, bibliotecas e instituições, incentivando a prática de ouvir e contar histórias, resgatando o momento da contação de histórias para conscientizar o cidadão (leitor ou não) que a leitura, além de veículo de (in) formação é uma porta para o bem estar pessoal e para o convívio social."
Disponível em: http://festivaldecontadoresdehistorias.blogspot.com/2011/06/4-festival-estadual-de-contadores-de.html. Acesso em: 17 jun. 2011.

BOLOS ARTÍSTICOS

O paladar dos convidados certamente será aguçado de forma lúdica ao visualizar as formas originais e, muitas vezes  engraçadas, destes bolos artísticos...
A minha avó tinha uma destas! O pé está na minha sala, com um tampo de mármore.
E aí: é para comer ou só para olhar? 

Um escudo com detalhes primorosos. Pena que está em um idioma desconhecido (penso em alfabeto cirílico, talvez grego... Quem souber qual é a língua, me avisa, certo?)

Este é bem literal... alguém que já usa ou que precise de uma...


Lembram das antigas caixas registradoras? A turminha mais jovem nem conhece tais antiguidades...


Para estudar os astros...

...e o interior do corpo humano.

Será que alguém toca tarol, com seu som claro e vibrante, na banda da escola?

Nada como o conforto e o aconchego do lar! 


 Mas há quem prefira sair para divertir-se!

E, quando a sede bate, nada como um refri geladinho!
 
Agradeço à professora Maria de Lourdes, aqui da ETS (e do PAP), que me enviou este apetitoso e-mail.
Veja aqui, mais arte comestível, desta vez em formato de bebês (docinhos).

CASA DOS AÇORES DO RIO GRANDE DO SUL (CAERGS)


Disponível em: http://lightrs.blogspot.com/2011/06/casa-dos-acores-quer-tombamento-do.html. Acesso em: 17 jun. 2011.

O casarão com características arquitetônicas do período colonial português, trazidas pelos colonos açorianos que se estabeleceram em vários pontos do Brasil, foi construído em 1877 pela família Fonseca. Localizado em Gravataí, o prédio histórico tenta agora o tombamento estadual, já que desde 2005 é tombado pelo município. A construção abriga, desde março de 2003, a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (CAERGS), que faz parte do Conselho Mundial de Casas dos Açores, que reúne 11 casas semelhantes no mundo, sendo 4 no Brasil (além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro também abrigam as suas). 
Também chamado Solar das Magnólias, o prédio restaurado tem a função de valorizar  e divulgar a cultura açoriana em nosso estado, Estas Casas dos Açores, espalhadas pelo mundo, têm papel importante nas comunidades açorianas e de descendência, procurando viabilizar todas as iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural destas comunidades.
Esperamos que as autoridades competentes facilitem o tombamento e continuem preservando este prédio histórico tão significativo para a cultura dos descendentes portugueses que aqui construíram suas vidas de lutas, trabalho e conquistas!
Fontes: 
BOCK, Maicon. Casa dos Açores Tenta Tombamento. Zero Hora, Porto Alegre, p. 40, 15 jun. 2011.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

QUERIDOS PROFESSORES/ALUNOS DO PÓLO DE CAMARGO (RS)

TURMA QUE CONCLUIU DIA 14/6/11 O CURSO " MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE"

Com a criação de 8 blogs voltados para atividades de leitura em diversas mídias (vídeos, textos, músicas, imagens), estes 35 professores com certeza estão bem mais preparados para lidar com as TICs, encantando seus alunos e a comunidade onde atuam com novas práticas leitoras multimidiais, narrando, ouvindo histórias e propiciando situações criativas para a produção textual, pois como diz Neves (2007, p. 24), [...] "o ato de ler está associado ao ato de escrever e vice-versa. Alguém escreve um texto, outro o lê”.

Assim, saúdo com muito orgulho e afeto esta turminha que vai, com certeza, fazer a diferença, conquistando o espaço que a leitura merece e cativando a comunidade escolar onde estão atuando...
PARABÉNS A TODOS PELAS CONQUISTAS!

Obs. - Ao centro, abaixada (blusa vermelha e manta branca), a prof.ª Marilene, em pé, (casaco preto, blusa branca e manta vermelha) uma das Coordenadoras do curso, profª  Eliane Moro, ao seu lado, a Coordenadora do Pólo UAB de Camargo, prof.ª Mariluz. Logo atrás (casaco preto) eu, Kátia, bibliotecária e tutora pedagógica e a Lisiane, tutora presencial (blusa lilás).

"ZH DOMINICOW" - COW PARADE (OUTUBRO/2010)

Tarcio Lener, 27 anos, de Montenegro, é o vencedor da promoção "ZH Dominicow no Planeta Atlântida". Ele fez a foto mais criativa com a vaquinha da Zero Hora e levou de barbada um iPad!

Caros leitores deste blog que estiveram por aqui acompanhando a "Cow Parade" ano passado: a mais popular das 79 vaquinhas expostas na capital gaúcha, a "ZH Dominicow", bateu recorde brasileiro ao ser arrematada pelo Grupo RBS por R$ 90.000,00, montante doado a dez instituições filantrópicas do nosso Estado, dentre estas, o Funcriança, mantido pela RBS.
Exposta na esquina da Panvel do Parcão (Av. 24 de Outubro, Porto Alegre/RS)
 
"ZH Dominicow", obra do artista plástico Rodrigo Oliveira, auxiliou o "rebanho" a alcançar a maior arrecadação dentre todos os estados brasileiros: R$ 1.36 milhão no leilão realizado em dezembro!
A vaquinha intelectual e sua expressão de prazer ao ler!

Veja mais Cow Parade neste blog!
Fontes:
GRUPO RBS. Balanço Social 2010: versão resumida.

Disponível em: http://www.flickr.com/photos/luperez/5076666021/sizes/z/in/photostream/. Acesso em: 16 jun. 2011. (ZH Dominicow)
Disponível em:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/kzukars/19,0,3209489,Confira-o-vencedor-da-promocao-ZH-Dominicow-no-Planeta.html. Acesso em: 16 jun. 2011. (ZH Dominicow: engraxando cascos)

terça-feira, 14 de junho de 2011

PÓLO DE CAMARGO - "MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE"

Canção dos Mediadores (paródia)
(CANTAR COM A MELODIA DO CANTO ALEGRETENSE)

Aos colegas professores mediadores
Aqui estamos satisfeitos pra valer;
Aprendemos a importância da leitura
Pra melhor este mundo compreender.

A poesia faz parte da nossa vida
Estudando, trabalhando ou no lazer;
Brincadeiras com palavras já fazemos
E as crianças ensinamos com prazer.

Somos os mediadores de leitura
Professores envolvidos com amor;
Aprendemos muita coisa neste curso
E a não ter medo do computador.

Nossa prática está sendo inovada
Este mundo nós queremos melhorar;
Com afeto formaremos bons leitores
Pra que saibam criticar, pensar e amar.

Professores instrutores deste curso
Nós queremos a vocês agradecer;
Pelo apoio, pela ajuda que tivemos
Com certeza não iremos esquecer.

Alberi, Fabiane, Iraci, Janete e Josué.
Disponível em:http://confrariadaleitura1.blogspot.com/2011/06/cancao-dos-mediadores-parodia.html. Acesso em: 14 jun. 2011.   

Hoje, encerrou-se mais uma etapa (grupo B) do Curso "Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade", desta vez na simpática cidade de Camargo (RS). Este curso, elaborado com muito carinho por professores do IFRS e da FABICO/UFRGS, sob a Coordenação das queridas professoras Eliane Moro - que assistiu ao encerramento -, Iara Neves e Lizandra Estabel,  é uma parceria com os Pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que está levando práticas leitoras inovadoras aos professores do ensino básico no interior de nosso estado.
Muito me orgulho de ter sido tutora pedagógica deste curso e de ter participado, aprendido,  ensinado e compartilhado, junto com os queridos professores/alunos de Camargo e outros municípios vizinhos a valorização de todas as formas de leitura e produção textual, releituras de contos ("A Cartomante, de Machado de Assis) participações em fóruns, chats e a inserção no mundo virtual, com a criação em grupos de 8 blogs!
Os trabalhos finais apresentando projetos de "Práticas Leitoras Multimidiais" dos 8 grupos foram ótimos, muito criativos e bem diversificados, envolvendo declamação de poesias, música, integração do grande grupo, contação de histórias por uma criança, o resgate das tradições gaúchas, da religiosidade (teatro: Festa Junina), trabalhos com os neo-leitores, tradução em libras (acessibilidade para surdos)...
* Voltarei com fotos e mais notícias!

sábado, 11 de junho de 2011

"EU E TU!" - PARA OS NAMORADOS...

Eu e Tu!
(Zeferino Rossa)

Eu e tu, somos duas flores
Vestidas das mesmas cores
Que a natureza traçou,
Num recanto da mesma flora
Que a mão de Deus cultivou...



Eu e tu, dois passarinhos
Nascidos no mesmo ninho
No mesmo galho embalados
Das mesmas penas vestidos
Trocando o calor unidos
Do mesmo amor irmanados...

Eu e tu, somos duas estrelas
ligadas na mesma tela
Do firmamento anilado
Dois braços da mesma cruz
Duas gotas da mesma luz
De um recesso iluminado...

Eu e tu, somos dois olhos
Vencendo os mesmos abrolhos
Na mesma face a cismar...
Olhando o mundo ao redor
Resplandescentes de amor
Nos gestos do nosso olhar...

Obra disponível na Biblioteca da ETS:

ROSSA, Zeferino. Aquela Noite de Outono: máximas e poesias. Porto Alegre: Pallotti, s.d. P. 277.

Fontes das Imagens:
Duas rosas; Dois passarinhos; duas estrelasdois olhos;

sexta-feira, 10 de junho de 2011

PONTES À INDIANA JONES...


O que de tão interessante poderia haver em uma ponte que valesse uma visita de turistas de todas as partes do mundo? A resposta é bem simples: quem assistiu e gostou do filme Indiana Jones e o templo da Perdição pode visitá-la, pois um trecho foi filmado na ponte suspensa Capilano, que fica localizada em Vancouver, no Canadá. Para os fãs mais corajosos, vale a pena atravessar a ponte, que tem mais de cento e trinta e cinco metros de comprimento.

A ponte, que fica sobre o Rio Capilano, foi inaugurada no ano de 1889, em um belo cenário bem no meio de um bosque com quedas d’água e cachoeiras.
Vale ressaltar que a ponte suspensa é segura, apesar de balançar um pouco, e os que já estiverem lá garantem que a bela vista compensa qualquer susto que o visitante possa levar.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Em Portugal, próximo ao Piodão

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
 Macaé (RJ) também tem sua ponte "Indiana Jones"!

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


 Portugal e a Ponte de Arame...

...Perdida no meio da vegetação ribeirinha do Rio Tâmega, a unir as duas margens e populações de Santo Aleixo de Além Tâmega e Salvador, em Ribeira de Pena, encontra-se uma Ponte de Arame ou Ponte Pênsil, cuja construção remonta a 1913.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

China: "Moon Hill"
Moon Hill é basicamente uma pedra gigante com um buraco no meio.
Disponível em: http://fernandonachina.wordpress.com/. Acesso em: 10 jun. 2011.


Na região de Paraty (RJ)
 Disponível em: http://misscheck-in.com/2011/05/23/paratiando-paraty-rj/. Acesso em: 10 jun. 2011.

 ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

A ponte mais antiga do mundo
 Clam Bridge:  Lancashire  (Reino Unido). Construída no período Neolítico (idade da pedra)

 ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

A ponte mais perigosa do mundo (Paquistão)
Ponte Suspensa de Hussaini - Paquistão -¨Hussaini Hanging Bridge
Aos aventureiros, tipo Indiana Jones, aí vai a dica. A ponte é de corda e fica sobre o lago Borit.
Disponível em: http://milla-delapraca.blogspot.com/2010/04/deixe-ponte-te-levar.html. Acesso em: 10 jun. 2011.  (as duas últimas pontes e o texto)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Sentosa (Cingapura)
Disponível em: http://trilhasemfronteiras.blogspot.com/2009_07_01_archive.html. Acesso em:10 jun. 2011.¨

 
 ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Passeio Off Road no Brasil
Ponte próxima ao restaurante Trilha da Serra... (no site não tinha menção ao local)...Disponível em: http://samuraispeedporco.lidonet.net/2pigs.htm. Acesso em: 10 jun. 2011.

 ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Santa Catarina  também  tem sua ponte rústica
 Disponível em: http://cabanasmaunaloa.blogspot.com/2011/01/pipe-pra-quem-sabe.html. Acesso em: 10 jun. 2011.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

(esta não sei onde é...)
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Alto: caminho pedregoso;  acima, a ponte sobre o Tejo (Portugal) 
A famosa ponte. Para atravessar, é conveniente não olhar para baixo. Não é muito alta, mas oscila...

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Ponte "Indiana Jonaes" - Próxima à Serra da Canastra (MG)

E agora, como não poderia deixar de ser, o próprio...

 No Templo de Doom:
Disponível em: http://umdiafuiaocinema.com/2008/05/indiana-jones-and-temple-of-doom.html. Acesso em: 10 jun. 2011.

Ponte “invisível” do filme Indiana Jones e a Última Cruzada. Essa aí da foto, parece que ele tem um abismo na frente e, na verdade, a ponte está lá. Isso  é um velho truque que hoje até está na moda com os pintores de calçada. Um truque de perspectiva, que causa uma ilusão de óptica, e só funciona quando observado de um certo ponto.

Disponível em: http://crenteenerd.wordpress.com/2009/05/22/indiana-jones-e-a-entrega/. Acesso em: 10 jun. 2011. (Imagem e texto)