segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

LIXO EXTRAORDINÁRIO: DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO CONCORRE AO OSCAR 2011



A arte de Vic Muniz, artista reconhecido internacionalmente, mostra-se engajada ao retratar a realidade  da comunidade que sobrevive dos restos armazenados no Jardim Gramacho (maior lixão da América Latina), localizado em Duque de Caxias, na capital carioca. 

Disponível em: http://www.partesdesign.com.br/ms/2006/dezembro_2006/. Acesso em: 7 fev. 2011.

O filme foi dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim e já levou diversos prêmios em 2010/11. Esta coprodução Brasil/Reino Unido teve a participação de Fernando Meirelles na produção executiva. Sua produção deu-se entre agosto de 2007 e maio de 2009 e mostra como vivem pessoas que tiram do lixo seu sustento e sua moradia.

Nas palavras do artista - cuja obra figura há meses na abertura da novela global Passione - "se você é um artista visual, o lixo se torna um material muito interessante para se trabalhar, porque ele é o mais não visual dos materiais. Você está trabalhando com algo que você normalmente tenta esconder".

Outros filmes em que o lixo foi protagonista:
  • Ilha das Flores (Jorge Furtado);
  • À Margem do Lixo (Evaldo Mocarzel);
  • Estamira (Marcos Prado);
  • Boca de Lixo (Eduardo Coutinho);
  • Os Catadores e Eu (Agnès Varda)
Veja mais sobre Lixo Extraordinário aqui. 


REFERÊNCIAS:
LIXO na Tela do Cinema. Zero Hora, Porto Alegre, 7 fev. 2011. Nosso Mundo Sustentável, ano 1, n. 30, p. 3. (Texto adaptado)
Disponível em: http://bethccruz.blogspot.com/2011/02/lixo-extraordinario.html. Acesso em: 7 fev. 2011. (Imagem Lixo Extraordinário)

Como descartar o lixo eletrônico?  Clica para ver post neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário