sábado, 1 de maio de 2010

1ª DE MAIO: DIA DO TRABALHO


Disponível em:
As comemorações do 1º de Maio, Dia do Trabalho, têm como origem uma tragédia ocorrida em 1886 na cidade norte-americana de Chicago, onde ocorreram manifestações de empregados reivindicando melhorias das condições de trabalho. Um dos principais pontos da pauta era a redução da jornada de 13 para oito horas diárias. As manifestações resultaram em uma greve geral de trabalhadores nos Estados Unidos.

Foram dias de manifestações, até que um conflito entre policiais e trabalhadores resultou na morte de 12 manifestantes e 7 policiais e deixou dezenas de presos e feridos. Foi decretado estado de sítio. Os conflitos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Sedes de sindicatos foram incendiadas e os líderes do movimento foram levados a julgamento. “Cinco deles foram condenados à morte na forca, dois à prisão perpétua e um a 15 anos de prisão”, relata o deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT-SP) em trecho do parecer da proposta de emenda à Constituição que prevê a redução da jornada de trabalho no Brasil para 40 horas semanais.

Foi durante a segunda Internacional Socialista, realizada na cidade de Paris (França) em 1889, que o 1º de maio foi instituído como Dia do Trabalho, em referência à tragédia de Chicago e às reivindicações das pessoas por melhores condições de trabalho.
Disponível em:
http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2010/05/01/Brasil/Conflito_com_policiais_nos_Estado.shtml>. Acesso em: 1 maio 2010. (ilust. bandeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário