A ideia da comemoração do Dia Mundial do Livro teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, é oferecida uma rosa a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
O cartaz acima é de autoria do ilustrador José Manuel Saraiva.
Disponível em:
http://media.photobucket.com/image/livros%20monteiro%20lobato/tarracha2/livro1.jpg>. Acesso em: 23 abr. 2010.
Importante relembrar também um brasileiro que uniu a criatividade de suas histórias, passadas em um sítio, às informações a respeito do mundo e da realidade através das viagens e brincadeiras de seus personagens: Monteiro Lobato (18/04/1882-05/07/1948) e o Picapau Amarelo foram série de TV, música de Gil e as sucessivas reedições de sua obra tem encantado diversas gerações.
Disponível em:
http://blogdositiodopicapauamarelo.blogspot.com/2008/12/personagens.html>. Acesso em: 23 abr. 2010.
Hoje, na ETS, a estagiária do IFRS Alessandra e eu, bibliotecária da escola, conseguimos visitar uma turma da Administração Hospitalar para lançarmos o embrião de uma atividade voltada à leitura prazerosa, ao gosto por contos, crônicas, poesias que possibilitem a troca de opiniões e a formação de leitores adultos.
$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%$%
Disponível em:
http://br-linux.org/2009/direitos-autorais-industria-tem-que-aprender-com-os-servicos-de-compartilhamento-informais/>. Acesso em: 23 abr. 2010.
Ontem, a UNESCO anunciou a criação do Observatório Mundial da Luta contra a Pirataria na Edição de Livros, uma plataforma gratuita na Internet, que reunirá informações sobre políticas, legislações e medidas dos estados membros dessa organização.
"Não pode haver desenvolvimento do livro se não for respeitado o direito de autor", afirmou Irina Bokova, a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/04/22/mundo,i=187966/UNESCO+LANCA+OBSERVATORIO+MUNDIAL+DA+LUTA+CONTRA+PIRATARIA.shtml>.
Em tempos de bibliotecas virtuais a discussão sobre direitos autorais é urgente.
ResponderExcluirSim, Karin. E a Legislação precisa adequar-se, mas sem comprometer a autoria do trabalho intelectual ou artístico.
ResponderExcluirO que você, leitor, pensa a respeito disto?
Abraços