sexta-feira, 12 de março de 2010

BIBLIOTECA VIVA

Quer emprestar um búlgaro ou uma lésbica? Estas são algumas das opções oferecidas pela Biblioteca Viva de Istambul. Não é uma biblioteca típica – ali você pode tomar pessoas emprestadas ao invés de livros e, no processo, começar a confrontar seus preconceitos.
Disponível em:

http://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-royalty-free-a-mesquita-azul-istambul-turquia-image695887>. Acesso em: 12 mar. 10.

A ideia de bibliotecas vivas surgiu na Dinamarca e se espalhou pelo mundo na última década. A mais recente, em Istambul, funciona da mesma maneira que as outras. Os visitantes têm um catálogo de 'livros' – na verdade pessoas – e podem se sentar para uma conversa de meia hora com seu escolhido. E há muitas opções, como explica a diretora da biblioteca, Mere Israel:
”Temos diferentes 'títulos' disponíveis. Temos grego, esquizofrênico, bissexual, árabe, funcionário de ONG, soropositivo, lésbica, transexual, armênio, curdo e alevita."
'Mercadoria'

A biblioteca expõe sua 'mercadoria' em diversos eventos culturais na Turquia, na esperança de encorajar os visitantes a combater a discriminação e o pensamento estereotipado.

Dorian Jones (mais aqui)

Disponível em:

http://www.rnw.nl/portugues/article/biblioteca-em-istambul-%E2%80%98empresta%E2%80%99-pessoas>. Acesso em: 12 mar.

Nilson Carlos Vieira Júnior

Bibliotecário - CRB - 8/74532010 - Recebido através de e-mail: Valeu, Tânia! (Tânia Fraga é Bibliotecária-chefe da Faculdade de Administração/UFRGS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário