sexta-feira, 10 de julho de 2009

NIKOLA TESLA - NASCIMENTO: 10.07.1856

Nikola Tesla - (Smiljan, Croácia 10.07.1856- New York, EUA 07.01.1943)
Hoje, chamou-me a atenção, na sala dos professores lá na ETS, a homenagem prestada pelo Google (como sempre, com a grife característica). Desta vez, fui pesquisar, pois não conhecia o cientista homenageado - e descobri que até o roqueiro David Bowie viveu Tesla no cinema!

Disponível em: <http://www.google.com.br/>. Acesso: 10 jul. 2009.
Tesla iniciou sua educação superior no instituto politécnico de Graz e era um aluno extraordinário que, por vezes, irritava seus professores, questionando o status quo tecnológico com um insight que por muito superava o de seus instrutores.
Teve uma saúde fragil, inclusive cólera.
As dificuldades fisiológicas e emocionais de Tesla sem dúvida contribuíram para que ele se tornasse a pessoa singular que ele era: um homem de mente brilhante, e um igual nível de excentricidade.

Em 1891, já nos EUA, Tesla desenvolveu a invenção pela qual seu nome é mais conhecido hoje: a bobina Tesla. Simples o bastante para qualquer interessado construir, e totalmente funcional em modelos caseiros, ela era uma inovação impressionante, que foi a base para o rádio, televisão, e meios modernos de comunicação sem fio.
Tesla tornou-se famoso por suas palestras nas quais ele demonstrava suas invenções e conceitos com um toque teatral. Muitos espectadores eram leigos que não entendiam nada do que ele estava falando, mas eram encantados pelos raios elétricos que saíam de suas bobinas brilhantes, e lâmpadas sem fio que se acendiam ao entrarem em contato com sua mão. Estas demonstrações espetaculares levaram Tesla a ser conhecido popularmente como uma espécie de mágico, um título não concedido por ridículo, mas por assombro.

Disponível em:
<
http://www.phrasebase.com/forum/read.php?TID=19616Acesso em: 10 jul. 2009.

A transmissão sem fio de energia elétrica se tornou a maior pesquisa de sua carreira. Ele descobriu que um tubo de vácuo colocado em proximidade com uma bobina Tesla imadiatamente começaria a brilhar, sem fios, ou sem sequer um filamento dentro do tubo brilhante. Ressonância elétrica era a chave desta descoberta. Ao determinar a frequência da corrente elétrica necessária, Tesla era capaz de ligar e desligar séries de lâmpadas diferentes de metros de distância.
Tesla foi reconhecido como o inventor da lâmpada fluorescente, o tubo amplificador a vácuo e a máquina de raios X.
Disponível em: <http://www.exatas.com/fisica/tesla.html>. Acesso: 10 jul. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário