sábado, 18 de abril de 2009

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL - MONTEIRO LOBATO





"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."
Monteiro Lobato (foto: 2)


Monteiro Lobato (18.04.1882 em Taubaté/4.7.1948 em São Paulo) começou escrevendo pequenos contos para jornais da região. Mas a primeira aparição de Narizinho em suas produções se deu no Natal de 1920, e desde então a turma do Sítio do Picapau Amarelo não parou de ter aventuras. Afinal de contas, são histórias infantis com todo um gostinho brasileiro, com personagens do folclore do interior do país que a gente conhece bem, como o saci. E ele mistura ainda com personagens do cinema (da época), mitologia e quadrinhos! (texto e il. personagens: 1)

A autonomia dos personagens de Lobato é uma de suas marcas principais. Eles propõem os problemas e tarefas e eles próprios impõem as realizações e os objetivos a serem alcançados, ficando nos limites do possível de cada um.
Os heróis buscam ser, realizar seus desejos e não o ter comprometido com o consumismo. O que se opõe aos heróis, o grande vilão do homem, não é um personagem e sim o desconhecido e o desafio de desvendá-lo.
As aventuras vividas dependem da colaboração de cada personagem em especial, formam um grupo em prol de um mesmo objetivo. Cada um traz sua colaboração: Visconde oferece sua intelectualidade, Dona Benta, a experiência de vida, Emília traz sua esperteza e assim por diante. (texto e il. abaixo: 3)
REFERÊNCIAS:

1) Disponível em:
<http://blog.acessasp.sp.gov.br/index.php?itemid=366&catid=10>. Acesso em: 18 abr. 2009.

2) Disponível em: <http://www.telehistoria.com.br/thnews/colunas_integra.asp?id=3428>. Acesso em: 18 abr. 2009.

3) Disponível em: <http://sitiopicapauamarelo.blogspot.com/2007/09/personagens-do-stio-monteiro-lobato.html>. Acesso em: 18 abr. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário