domingo, 19 de abril de 2009

DIA DO ÍNDIO - 19 DE ABRIL


ARTE PLUMÁRIA
Disponível em: <http://www.rosanevolpatto.trd.br/enfeitar4.jpg>. Acesso em: 19 abr. 2009.

RESENHA:
'Sehaypóri: O Livro Sagrado do Povo Saterê-Mawé' é uma homenagem aos pajés de sua nação, que buscam no espírito natural a resposta para as dúvidas da alma. Como seus antepassados, Yaguarê narra as memórias de sua gente para preservar sua tradição de uma geração para outra. As lendas e fábulas de animais aqui reunidas ensinam a origem das coisas, apresentando ao leitor a cultura e o imaginário deste grupo.
(Referência: ver post do dia 17.04.2009, penúltimo item)

Iniciativa da Educação cumpre a lei vigente e amplia qualidade de vida e inclusão social de cinco etnias:
Em Mongaguá, no litoral sul paulista, a aldeia Aguapeú recebeu no início de 2005 o prédio da escola solicitado ao Núcleo de Educação Indígena (NEI), da Secretaria Estadual de Educação (SEE). O edifício complementou o trabalho realizado pelos índios guaranis desde o ano 2000 e ampliou a formação cultural e educacional das crianças, jovens e adultos da comunidade.
No Estado, o Núcleo responde pela educação dos indígenas. São cinco as etnias atendidas (guarani, tupi-guarani, krenak, terena e kaingang). Este serviço atende à legislação brasileira vigente e é restrito às comunidades étnicas moradoras de reservas florestais da União.
Além do conteúdo pedagógico, a escola indígena funciona também como centro cultural. Durante as aulas, são resgatadas tradições como a pintura nos corpos, danças, arte plumária e contos e mitos sobre antepassados.


TEXTO E FOTO:

Disponível em: <http://www.rogeriosilveira.jor.br/reportagem2007_10_23_educacao_indigena_aldeia_guarani_aguapeu_mongagua.php>. Acesso em: 19 abr. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário