segunda-feira, 20 de outubro de 2008

CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908. Nele vieram 781 imigrantes mais 12 passageiros independentes. Leia mais em: <http://www.centenario2008.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=30>. Acesso em: 20/10/2008.
Para comemorar o Centenário da Imigração Japonesa em nosso país, muitas comemorações foram preparadas ao longo de 2008, entre elas, a colocação de uma enorme escultura em área próxima ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, elaborada pela renomada artista plástica Tomie Ohtake.

Tomie Ohtake. Nascida em Kioto, no Japão, em 1913, a artista plástica chega ao Brasil em 1936 e se naturaliza nos anos 60. Começa a pintar só aos 40 anos de idade, e conquista fama internacional. Participa de cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo. Três de suas obras estão espalhadas por São Paulo: no metrô Consolação, na Avenida 23 de Maio e na Ladeira da Memória. Fonte: http://www.institutotomieohtake.org.br/

Veja mais descendentes de japoneses que se tornaram famosos em suas respectivas áreas de atuação, em nosso país: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/imigracaojaponesa/nikkeis.shtml>. Acesso em: 20/10/2008.

VAMOS VER OUTRAS INFLUÊNCIAS JAPONESAS NA CULTURA DE NOSSO PAÍS:

* Mangá: Recentemente, Maurício de Souza utilizou os traços típicos dos desenhos HQ japoneses em seus famosos personagens (olha a Mônica jovem):* Origami: É a arte das dobraduras de papel, que formam as mais diferentes figuras:

VEJA MAIS EM: <http://origami.em.blog.br/archives/origami-e-figuras-humanas/>. Acesso em: 20/10/2008.

De que outros costumes japoneses presentes em nossa cultura tu te lembras? Clica em "comentários" e deixa tua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário