segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ 2013!


A todos os nossos  leitores - que tem acompanhado este blog desde seu início - em setembro de 2008 - ou vieram visitar-nos há pouco, especialmente a comunidade da ETS, desejamos um ótimo Ano Novo, com muita saúde, paz e realizações!
TIM-TIM!


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

GIBI TURMA DA MÔNICA & ACESSIBILIDADE

Turma da Mônica publica edição especial sobre acessibilidade


Maurício de Souza, o autor dos conhecidos personagens da turma da Mônica, já havia introduzido anteriormente a Dora, menina cega baseada na fundadora da Fundação Dorina Nowill. Também já aparecera um menino usando muletas, um cadeirante e um menino com autismo. 
Maurício conta que o convite para criar uma revista sobre acessibilidade trouxe uma responsabilidade muito grande, ao traduzir um tema complexo para uma linguagem que uma criança pudesse entender. Depois, entretanto, o sentimento foi de satisfação ao poder usar o carisma de seus personagens em prol de uma campanha tão importante.
O autor comenta que “A turma da Mônica é um grupo de personagens que vive e age como nossos filhos ou conhecidos, e todos nós temos amigos com algum tipo de deficiência, num convívio harmônico e dinâmico. Aprendemos as regras da inclusão aí. Consequentemente, não poderíamos deixar de apresentar, no universo dos nossos personagens, amiguinhos da turma que também tivessem deficiências. Até acho que demorei muito para perceber esse vazio nas nossas histórias".

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ESCOLAS ESTADUAIS - VOTAÇÃO PARA DIREÇÃO 2013-15


Amanhã é dia de votar!
A comunidade escolar do sistema estadual de ensino deverá comparecer às urnas amanhã, quinta-feira, 23/11/12 para escolher a nova Equipe Diretiva que irá coordenar a equipe de professores, funcionários e o corpo discente, bem como os trabalhos e projetos a serem desenvolvidos durante sua gestão.
Em nossa escola, a ETS, a votação será na Biblioteca, das 8h às 21h.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MOBY DICK - 161º ANIVERSÁRIO



Moby Dick conta a história de Ismael, um marinheiro do baleeiro  Pequod, comandado pelo Capitão  Ahab.
Fotógrafo: Frantzesco Kangaris (The Guardian) Fonte imagem

MOBY DICK foi publicado pela primeira vez em 1851. Seu autor, o estadunidense Herman Mellville (1819 - 1891) foi um aventureiro na vida real. Muitos de seus livros foram baseados em experiências reais vividas pelo autor quando trabalhava em navios. Mellville, em vida, nunca obteve sucesso comercial com seus livros, e sua vida foi bastante atribulada, cheia de altos e baixos, aventuras e agruras. Em vida, seu livro mais vendido foi o primeiro, Taipi - Paraíso de Canibais (1846) - e isso que esse foi um de seus livros mais difíceis de se publicar, pois os editores custaram a acreditar que Taipi, baseado na experiência do autor nas Ilhas Marquesas, no Pacífico, era verdadeiro. E a obra-prima de Mellville, MOBY DICK, nem obteve sucesso à ´´epoca de sua publicação: só foi reconhecida após a morte de Mellville, que também publicou, entre outros: Omoo (1847), White Jacket (1850), Bartleby, o Escrivão (1853) e o inacabado Billy Budd (publicado postumamente em 1924).

Através de uma aventura fascinante, MOBY DICK faz o retrato de uma indústria que estava em alta no século XIX, mas que hoje é condenável: a indústria baleeira. No século XIX, matar baleias era um negócio que rendia muito dinheiro: o óleo (que era usado na iluminação pública e caseira), os ossos (usados para esculpir ornamentos) e a carne dos grandes mamíferos e suas diversas espécies (as baleias comuns e as do tipo cachalote, diferentes por ser o cachalote dotado de dentes) tinham alto valor comercial à época. As cidades de New Bedford e Nantucket, ambas no estado de Massachussets (EUA) eram as principais cidades baleeiras do mundo: Nantucket era a capital americana, e New Bedford a capital mundial da caça à baleia. Essa atividade entrou em declínio com a Guerra Civil Americana (1861 - 1865) e com o uso de fontes alternativas aos produtos extraídos das baleias, como o petróleo. Hoje, muitos países proíbem a caça às baleias, visto que esses animais correm risco de extinção - porém, ainda há países, como o Japão, que mantém a caça sob licença, sob alegação de pesquisas científicas.

Melville viu de perto a indústria baleeira, então no auge: ele trabalhou, em 1841, em um navio baleeiro, o Acushnet. Matar baleias não era uma atividade fácil, visto que na época a caça se fazia mediante arpões manejados por muitos homens em barcos que partiam a partir do navio baleeiro. O óleo depois era retirado - numa atividade extremamente sangrenta - do couro das baleias mortas, fervido e estocado em tonéis. O risco de incêndio era grande, sem falar nas mortes que normalmente ocorriam nos navios, por acidentes ou por doenças. Uma vida dura, onde os pagamentos eram irrisórios e se passavam anos no mar, longe das famílias.

MOBY DICK é narrado em primeira pessoa por Ismael, um homem que decide se fazer ao mar por vontade e por não ter o que fazer em terra. Durante sua estada em New Bedford, Ismael conhece Queequeg, um nativo de uma ilha do Pacífico Sul que trabalhava como arpoador. A princípio, Ismael sente medo perto de Queequeg, que obviamente era um canibal; porém, acaba se tornando amigo do indígena, ao ver que seus modos eram bastante polidos e educados - a aparência de Queequeg, que possui tatuagens em todo o corpo, é que não ajuda.
Doodle do Google de hoje (18/10/12) homenagem aos 161 anos de Moby Dick

Ismael e Queequeg decidem embarcar juntos em um navio baleeiro em Nantucket. E se empregam no Pequod, navio comandado pelo Capitão Ahab. Ahab, que não possui uma das pernas, é um personagem movido por vingança, e leva a sua tripulação a se aventurar nos mares em busca de um único objetivo: vingar-se de Moby Dick, a baleia branca, de testa enrugada e vários arpões no corpo, que foi quem arrancou a perna de Ahab. A caça às baleias era apenas um pretexto. E, no fim, Ahab acaba conduzindo a tripulação do navio, bem como a si mesmo e seu navio, a um fim trágico na luta contra a baleia branca.
A Biblioteca da ETS possui em seu acervo dois exemplares desta obra, para empréstimo à comunidade escolar.

6ª FECITEP - 2012


Hoje, 18 de outubro, encarra-se a 6ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional. Este ano, três projetos elaborados por equipes de alunos do Curso Técnico de Gerência em Saúde estão participando da FECITEP orientados pelas professoras da ETS Dóris SchroterVilma Dione Costa.

Em 2012 a feira foi realizada no Clube Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, de 16 a 18 de outubro, com 102 estandes, praça de alimentação e uma agenda de palestras e bate-papo, paralelo ao evento.

O principal objetivo é criar um espaço que dê visibilidade aos trabalhos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos por alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio, nos diversos Eixos Tecnológicos, em instituições públicas e privadas que oferecem Educação Profissional, no Rio Grande do Sul. Outra inovação desta 6ª edição é a participação de trabalhos do 1º ano do ensino politécnico.

Histórico

A Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional - FECITEP -é uma ação que agrega todas as redes que oferecem Educação Profissional no Estado do Rio Grande do Sul e está instituída como evento oficial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tendo sido realizada desde 2007, no mês de outubro, sob a coordenação e supervisão da Seduc.

Somaram-se ao projeto a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais do Rio Grande do Sul (ADIFERS), as Escolas da Universidade Luterana do Brasil (Escolas da ULBRA), a Rede SINODAL de Educação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RS) e o Sindicato das Escolas Particulares de Ensino (SINEPE/RS), integrando alunos e professores de diversas realidades e com diferentes experiências.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DIA DAS CRIANÇAS - 12 DE OUTUBRO

Um lindo sorriso...

E um lindo cabelo!

Amigos em um balanço...


Histórias... Imaginação... Fantasia: livro, leitura e criança!
Fonte: Stockphoto

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!
Também a todos os leitores que com elas convivem...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Recebido via e-mail (CRB-10)

Relembro a todos a importância deste movimento criado, pensado e apoiado por várias pessoas e/ou instituições.
Os Fóruns vem promovendo a interiorização, troca e compartilhamento de experiências no que diz respeito às boas práticas e qualificação dos profissionais que atuam em Bibliotecas escolares e Públicas.
Através da participação da Administração Municipal dos vários municípios visitados, as reuniões dos Fóruns tem tido papel importante na elaboração das políticas públicas no âmbito dos municípios gaúchos: criação de cargos, promoção de concursos para suprimento de vagas nas referidas Bibliotecas e a elaboração dos Planos Municipais do Livro e Leitura.

Vale muito participar e colaborar com este importante movimento de valorização das Bibliotecas Escolares e Públicas!

E a visita à Feira do Livro de nossa cidade, nem é preciso dizer nada... basta passear pela recém reformada Praça da Alfândega e aproveitar ;-)

terça-feira, 2 de outubro de 2012

DUOLINGO: APRENDA UM IDIOMA DE GRAÇA

Ao mesmo tempo que o internauta aprende um idioma de forma lúdica e totalmente gratuita, participa de um trabalho colaborativo: a tradução de toda a Internet!


O criador deste projeto, o jovem guatemalteco de 33 anos Luis von Ahn, é também o idealizador do Captcha, aquelas letras/números embaralhados que somos obrigados a digitar a cada confirmação de cadastro ou compra online que fazemos, para evitar os spams. Depois de cinco anos de operação do sistema, o fundador associou a ferramenta a palavras mal escaneadas em livros. O objetivo é agilizar o processo de digitalização de livros, como explica von Ahn:
"Há cinco anos, percebi que 200 milhões de combinações eram digitadas por dia [Captcha] ao redor do mundo. Me senti mal, porque, cada vez que se faz isso, perde 10 segundos. Pensei se esse esforço poderia ser usado em uma boa causa. É o que estamos fazendo agora: quando você digita uma dessas combinações, está nos ajudando a digitalizar livros. As letras exibidas são trechos ilegíveis pelo programa que transforma a página escaneada em texto. Agora, o que você digita são palavras que não foram corretamente digitalizadas." 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

É PRIMAVERA!



PRIMAVERA...


“No balé das cores,

Desfilando orquídeas

Vejo minha vida

Como reprise...



Olhos brilhantes

De sonhos tantos...

Mágico instante

Doce release...



Fui primavera

De harmonia , beleza

Tantas certezas...


Bela estação é esta!
Mas, de certo, agora
Sei apenas que chega... E vai embora...”  
(Fonte)


 
Beija-flor ou colibri Fonte texto/imagem

Os beija-flores ou colibris (como também são conhecidos), são as menores e mais leves aves do mundo. Os beija-flores, em liberdade, só são encontrados no continente americano. Apesar de serem mais comuns na América do Sul, também podem ser encontrados na América Central e até no Alasca.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DIA DA ÁRVORE - 21 DE SETEMBRO

Ipê amarelo (fonte)

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore. A data foi escolhida por sua proximidade  ao início da primavera, quando muitas árvores   florescem, alegrando parques, jardins e as cidades. É um bom momento para refletir sobre a conservação da natureza e a preservação das nossas matas. Garantir a riqueza do meio ambiente e incentivar o reflorestamento é importante, pois ter a natureza por perto traz muitos benefícios para todos nós. (texto adaptado)

"Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos."               
                                                 Carl Gustav Jung


Se a poesia não surgir tão naturalmente como as folhas de uma árvore, é melhor que não surja mesmo.                                                                                      John Keats
Fonte citações


Que delícia é ler embaixo de uma frondosa árvore! (Fonte)

DATA FARROUPILHA - 20 DE SETEMBRO

Homenagem à data gaúcha alusiva ao ideal Farroupilha, que na época chegou a proclamar a República Juliana, tornando independentes os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Até hoje, os herois daqueles tempos de luta são relembrados em narrativas clássicas e os costumes de nossa terra são preservados...

"Mas não basta pra ser livre 
ser forte, aguerrido e bravo:
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo."

domingo, 9 de setembro de 2012

NÍVER DO BLOG: 4 ANOS!

Parabéns pra você nesta data querida. Muitas felicidades, muitos anos de vida. Feliz Aniversário
                                              Fonte da imagem

Parece que foi ontem, mas lá se vão quatro anos!

Agradeço aos leitores deste espaço, espero ter proporcionado bons momentos a todos ;-)

Hoje, após 1134 posts publicados, temos mais de 431.000 visitas de todos os países e 204 seguidores...
Um recado muito especial para a comunidade da ETS: este espaço também é de vocês, portanto, me visitem  - tanto aqui nos comentários como na Biblioteca da escola - e apresentem sugestões de postagens. Irei atendendo na medida do possível, certo? 

Ah: e coloquem sua fotinho lá nos "Seguidores"!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

7 DE SETEMBRO: DATA HISTÓRICA
















O que estamos fazendo com nosso país?
Nas eleições deste ano, vamos escolher com cuidado os novos dirigentes - e acompanhar  suas ações...




O casal de fotógrafos Ita e Bala está lançando um belo livro com paisagens (veja mais) do litoral brasileiro - a mim parece muito com a bandeira do Brasil...
Também em outros anos, neste blog, tu encontras mais matérias sobre a data de nossa independência

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ETS - NOTÍCIAS: TRÊS CARDÁPIOS & DEGUSTAÇÃO

Que mesa linda!



No dia 29/8/12, a Nutrição convidou quem estava na ETS para um verdadeiro banquete - sorte minha: estava por aqui ao meio-dia!
O capricho na apresentação, com os cortes diferenciados das frutas  deixou a mesa colorida e atrativa. Todas as pessoas da comunidade escolar da ETS - que tiveram oportunidade de degustar o banquete das meninas - ficaram muito bem impressionados com os recursos utilizados na preparação das refeições, focadas em cardápios sem restrições, para trabalhadores saudáveis. A orientação foi da prof.ª Carmen e a atividade foi desenvolvida no Laboratório de Nutrição da ETS.

Parabéns - estava muito saboroso! 

Fechando o banquete, salada de frutas, mousses de limão, maracujá, além de coloridos cupcakes foram degustados.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ETS - NOTÍCIAS & FOTOS

A professora Jane, do Curso Técnico em Nutrição, organizou, junto com suas alunas, uma FEIRA DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL.

Na ocasião, as futuras Técnicas em Nutrição explicaram ao público presente - a comunidade escolar da ETS - vários fatos sobre estes alimentos e seus efeitos benéficos sobre a saúde humana.




As turmas dos outros cursos técnicos compareceram para degustar - e aprender!








Professores e funcionários da ETS também estiveram prestigiando a Feira:






















Abaixo, pode-se ver o Laboratório de Nutrição e Dietética, local onde foi realizada a Feira:


E, claro, eu também fui provar as delícias que as alunas prepararam...
Parabéns, turma!

ETS: NOTÍCIAS - MEP/2012

A MEP 2012 teve participações bem relevantes de nossa escola. A seguir, material sobre os três projetos que participaram do evento, em Tramandaí, litoral sul do nosso estado:

PROJETO TIFAS

INTRODUÇÃO
Elaborou-se o Projeto TIFAS (Terapia Integrada dos Funcionários da Área da Saúde), com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos profissionais que atuam na área da saúde, diretamente com o público em geral. É do conhecimento de todos que a saúde hoje no nosso estado tem passado por diversos problemas, dentre tantos um dos mais preocupantes:“o caos na saúde pública” (médicos mal pagos, falta de leitos, superlotação, pacientes e familiares de pacientes indignados com o descaso na saúde pública e com planos de saúde).
Esse projeto consiste em utilizar terapias alternativas: debates, discussões, brincadeiras, jogos, exercícios físicos, palestras..., com o compartilhamento de experiências. Percebe-se que muitos conflitos são similares, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com o outro, e a TIFAS (Terapia Integrada dos Funcionários da Saúde) trabalha para encontrara melhor maneira de lidar com o público e os próprios colegas de trabalho.
O Projeto TIFAS (Terapia Integrada dos Funcionários da Saúde) busca através do uso de programas de terapia (jogos, brincadeiras, teatro, relaxamento, palestras, debates, reflexões, etc.) a prática e o envolvimento dos profissionais de saúde com o intuito de proporcionar seu bem-estar organizacional e pessoal, refletindo-se os resultados deste programa na sociedade e na instituição para qual atua, impactando diretamente e positivamente na qualidade dos serviços de atendimento prestados, ao público e nas instituições de saúde.

OBJETVOS

1- GERAL
Criar e implementar um programa de Terapia integrada com os funcionários que trabalham na área de saúde e interagem diretamente com o público.

2- ESPECÍFICOS
> Oportunizar tratamento preventivo para os profissionais de saúde, gerenciando o estresse e a pressão do trabalho;
> Interação entre profissionais de saúde para compartilhar experiências e desabafar as aflições;
> Trabalhar juntos encontrando soluções para questões profissionais similares enfrentados no cotidiano profissional;
> Aprimorar as relações interpessoais entre os profissionais de saúde através do programa, proporcionando saúde, bem-estar e autoestima;
> Contribuir para uma melhor qualidade de atendimento na prestação de serviços de saúde.

RESULTADOS
Este projeto foi idealizado principalmente com base em observações. A experiência de quase quatro anos trabalhando como operadora de atendimento na área da saúde me permitiu observar, pesquisar e procurar soluções para um problema que afasta do trabalho boa parte dos funcionários da saúde por motivo de “Depressão”. Entre outros motivos de afastamento estão o estresse, as dores físicas, medos, baixa autoestima, insegurança, ansiedade...
Observou-se varias colegas de trabalho que adoeciam e se afastavam frequentemente.
Contudo, comprova-se que esses profissionais necessitam de apoio psicológico mesmo queeles mesmos não aceitem ou achem que não precisam. O gerenciamento dos conflitos e estresse merece sim um espaço privilegiado dentro destas instituições.
Apesar de a pesquisa apontar para a maioria a aceitação de uma terapia, muitos acham que não é necessário. Entende-seque, como esta pratica ainda não é bem conhecida e pouco divulgada, por não praticarem, desconhecem os benefícios gerados. Minha missão também foi essa, explicar o projeto e incentivar esta prática.
Através da pesquisa escrita e relatos, alguns participantes sugeriram algumas atividades, o que foi considerado bastante enriquecedor:
Atividades voltadas para a dificuldade de cada funcionário:
> Ginástica laboral;
> Shiatzu;
> Relaxamento e atividades que trabalhassem a autoestima;
> Discussões sobre o dia de trabalho;
> Criação de um grupo de teatro que representasse o dia-a-dia de trabalho;
> Biodança;
> Brincadeiras;
> Conversas em grupo




¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Projeto DICA - 2º lugar
(Dedicação ao Idoso com Carinho e Amor)
Projeto DICA (Dedicação ao Idoso com Carinho e Amor) visa criar um facilitador dentro do hospital voltado para o cidadão da melhor idade. Seu objetivo é personalizar o atendimento à melhor idade, a fim de que se evite atrasos e perda de consultas e procedimentos decorrentes da dificuldade que os mesmos têm em se localizar dentro do hospital.
Quem realizará este trabalho serão os estagiários na primeira etapa de seu estágio, aprendendo, assim, a logística do hospital e como se relacionar com as pessoas.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨




Tratamento de Saúde sem Risco (equipe, profs. Elige - Diretora da ETS - e Dóris, orientadora dos trabalhos de Gestão em Saúde)

A viagem para Tramandaí rendeu: O TIFAS saiu em primeiro lugar; o DICA em  segundo;  o Tratamento de Saúde sem  Risco em  sétimo lugar. Os primeiros e  segundos lugares foram classificados  à FECITEP, próxima etapa das mostras anuais de trabalhos elaborados pelas escolas técnicas, em nosso estado (RS).¨
Boa sorte a todos na FECITEP! Vamos aguardar mais premiações...
Fonte: recebido da Diretora da ETS, prof.ª Elige Lemos, via e-mail.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

FÓRUM GAÚCHO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES: ALVORADA (RS)

No dia 24/8, o Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas estará em Alvorada.


Desejo muito sucesso para este evento tão importante para o crescimento e qualificação das Bibliotecas do interior de nosso estado!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PAISAGENS FEITAS DE ALIMENTOS

Navio Mercante típico chinês (Fonte)

O fotógrafo Warner e seu sócio Paul Baker usaram Wong Kee Pian, uma erva seca chinesa para o navio,  folhas secas de lótus como velas e mastros feitos de paus de canela. As lanternas são feitas de physalis (fruta pequena laranja). As ondas e o céu tempestuoso são bok choy, kai choy e couves, e em primeiro plano eles utilizaram uma miscelânea de alimentos:  lichias,  mini kumquats,  baby lula, ovos e rolos de presunto como carga do navio.

Compras e balões  (Fonte)

Uma de suas peças de maior sucesso, "Compras e balões" foi projetado para um supermercado popular no Reino Unido. A agência queria igual quantidade de frutas e legumes - um desafio já que Warner não trabalha normalmente com frutas - mas após sérias considerações, ele teve a ideia de usar frutas como balões de ar quente com nozes como as cestas, flutuando sobre campos de milho, pepino, vagem, aspargo e folhas de couve. O carro é feito de biscoitos e cogumelos - queijos fazem o pequeno vilarejo.

Veja mais Paisagens de Alimentos neste blog (aqui).

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

JOGOS OLÍMPICOS - LONDRES 2012/RIO 2016


QUADRO Final DE MEDALHAS       


PaísOuroPrataBronzeTotal

EUA
462929104

China
38272287

Grã-Bretanha
29171965

Rússia
24253382

Coreia do Sul
138728
22º
Brasil
35917
     
À direita acima, Brasil é medalha de ouro no judô feminino, com a judoca brasileira Sarah Menezes.


Agora é a vez do Rio!
Ontem (12/8), na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, após a execução do hino da Grécia e do hino olímpico, como manda o ritual dos Jogos, começou a participação brasileira na Cerimônia de Encerramentoa. A bandeira dos jogos foi passada para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O hino brasileiro foi executado e a bandeira nacional, hasteada. O Estádio Olímpico, com efeitos luminosos, tornou-se verde e amarelo

Ao som de "Aquele Abraço", cantado por Marisa Monte e homenageado (acima) com imagens do calçadão de Copacabana, o Rio retribuiu com uma bandeira gigante (abaixo) de dois mil metros quadrados que foi estendida na manhã deste domingo (12/8) nas areias de Copacabana, na zona sul do Rio


A cerimônia de encerramento, assim como na abertura, foi embalada por um caleidoscópio de músicas britânicas. Das Spice Girls a John Lennon, vários foram homenageados. Ao som de samba, maracatu e capoeira, com músicas e performances,  Marisa Monte, Seu Jorge, BNegão, Alessandra Ambrósio e Pelé representaram o Brasil e contagiaram o público do Estádio Olímpico de Londres.


Agora, a parte séria:
(fonte: AGORA é o Rio.  Metro, Porto Alegre, 13 ago. 2012, p. 14-15)

11 bilhões de dólares é o que o Rio de Janeiro deve gastar em infraestrutura e melhorias para sediar a próxima Olímpiada: transporte, hospedagem e fluxo nos aeroportos - além da segurança, é claro;

Incentivos fiscais para a rede hoteleira talvez sejam insuficientes para suprir a demanda em 2016: o Rio conta atualmente com cerca de 29.000 leitos e o Comitê Olímpico Internacional (COI) exige 48.000 para a competição. O Rio promete 6 navios para acomodar cerca de 10.0000 pessoas;

Já em funcionamento, a linha expressa BRT Transoeste (R$ 800 milhões). A Transcarioca (R$ 1,58 bilhão) e a Transolímpica (R$ 1,55 bilhão) estão com a s obras adiantadas. Mas a Transbrasil ainda não começou a ser construída - a previsão é para julho de 2013. A construção da Linha 4 do Metrô (R$ 4,2 bilhão) que ligará Barra da Tijuca a Ipanema enfrenta muitos empecilhos e polêmicas. Por enquanto, apenas o trecho Barra/São Conrado está em obras.


Espera-se que tudo esteja pronto e funcionando a tempo e que a 'nossa Olimpíada' seja um sucesso!