sexta-feira, 28 de novembro de 2008

23° SEMINÁRIO DE TÉCNICAS RADIOLÓGICAS - TRAMANDAÍ - RS

DATA: 29 e 30 de novembro de 2008;

LOCAL: Hotel Beira Mar - Tramandaí - RS;

PROMOÇÃO: Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado do Rio Grande do Sul;
INSCRIÇÕES/CONTATOS: (51)3341-5088/FAX: (51)3345-0440;

ENDEREÇO: SINTARGS/RADIOLOGIA: Rua Cristovão Pereira, 99 - conj. 301;

CEP: 91030-420 - PORTO ALEGRE - RS;

e-mail: sindiradiologia@ig.com.br - site: http://www.sindiradiologia.org.br/


Disponível em: <http://www.frrb.com.br/artigos.asp?dep=27&cod=26>. Acesso em: 28 nov. 2008.


PALESTRAS - DIA 28/11/08 (SÁBADO):

14h30min - NOVIDADES E O FUTURO DA RM: UMA VISÃO TECNOLÓGICA (Físico ALESSANDRO MAZOLLA - HOSPITAL MOINHOS DE VENTO (POA) - PHYMED);

15h20min: - PERSPECTIVAS FUTURAS EM RADIOLOGIA DIGITAL (Físico MARCOS VINICIUS BORTOLOTTO - FATIPUC/HOSPITAL CONCEIÇÃO);

16h10min - CINTILOGRAFIA: ASPECTOS GERAIS (Dr. EDUARDO HERZ BERDICHEVSKI e Dr. EDUARDO ROSITO DE VILAS - HOSP. SÃO LUCAS (PUC) e HOSP. CONCEIÇÃO);

COFFEE BREAK

17h10 - ESTUDOS DO SISTEMA GÁSTRICO INTESTINAL BAIXO (Téc. Rad. LUCIANO LIMISZIKI SUSSELA - HOSP. SÃO LUCAS (PUC) e HOSP. FÊMINA);

18h - BASES DO PET/CT (Físico JOÃO ALFREDO BORGES -Mestre em Ciências Médicas);

18h50min - O TÉCNICO EM RADIOLOGIA NO BLOCO CIRÚRGICO (Téc. Rad. LUIS ANTONIO DOS SANTOS - HOSP. CRISTO REDENTOR/ PREFEITURA MUNICIPAL POA).

21H30 - JANTAR FESTIVO DE CONFRATERNIZAÇÃO.

DOMINGO, DIA 30/11/08 - Dia livre.

Disponível em: <http://images.google.com.br/images?as_st=y&hl=pt-BR&q=radiologia&btnG=Pesquisar+imagens>. Acesso em: 28 nov. 2008.

PARTICIPAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ETS:

Nossa escola vai participar deste importante evento: a vice-diretora da manhã (e substituta legal) Maria do Carmo Guedes, as professoras Márcia Cristina Fernandes da Silva e Maria Angélica Mattos Fontella, todas lecionando na ETS, irão assistir a este Seminário.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

13° SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR - "2 EM 1" - ETS - 27 NOV. 2008

Este Simpósio vai ser no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque (HCPA), com capacidade para 350 pessoas.

As palestras são as seguintes:

Manhã:

8h30 - Mesa de abertura;

9h - Gestão de serviços de saúde - Edelves Vieira Rodrigues (Grupo Hospitalar Conceição);

10h50 - O modelo de excelência da gestão como fator de sustentabilidade - Paulo César de Souza Rodrigues (Santa Casa de Misericórdia);

Tarde:

13h30 - Gestão de pessoas sustentando a estratégia da organização - Prof. Fernando Andreatta Torelly (Hospital Moinhos de Vento);

14h40 - Marketing e motivação pessoal - Prof. Fernando Inácio;

16h10 - A visão das empresas em relação ao meio ambiente - Prof. de Geopolítica Marco André Garcia Coelho (ETS).

Haverá, ainda, dois momentos artísticos:

Abertura: Coral do HCPA;

Encerramento: Apresentação musical.

Mais atrações: além dos dois coffee-breaks, os organizadores do Evento sortearão brindes cedidos gentilmente pelos patrocinadores.

INSCREVA-SE! PARTICIPE!


Inscrições na ETS: R$3,00.

sábado, 22 de novembro de 2008

MAIO DE 68 (Turma M5) AULA NA BIBLIOTECA: atividade 1



























Mítico, cultuado e, sobretudo, revolucionário, 1968 entrou para a história como um ano singular:

Foi um carnaval de acontecimentos tanto na esfera política quanto na cultural em várias partes do planeta.


Na França de Charles de Gaulle, enquanto Jean-Luc Godard e sua turma viravam de ponta-cabeça as regras cinematográficas (Nouvelle Vague), universitários da Sorbonne bagunçaram o coreto acadêmico tendo como um dos principais líderes um franco-alemão de cabelos vermelhos chamado Daniel Cohn-Bendit: o Dany le Rouge.


A palavra de ordem seguia o tom de urgência em slogans como "é proibido proibir", ao som de rocks satânicos como Helter Skelter, dos Beatles, e Sympathy for the Devil, dos Rolling Stones.


Toda e qualquer idéia liberadora deveria ser escrita logo e dada ao conhecimento geral na rua. As frases e slogans nunca se assentavam no papel: iam diretamente para o lado de fora, assim escapando dos leitores sedentários para serem incorporadas pelos transeuntes. Tudo se transformava: como poucos movimentos políticos e sociais, maio de 68 fez surgirem “palavras de ordem” inéditas, que procuravam modificar o mundo através da imaginação. “Exagerar, eis a arma”. “A barricada fecha a rua, mas abre o caminho”. Sim, a rua estava completamente alterada: a pele nova das palavras se colava ao lado dos cartazes baratos e rudimentares, produzidos pelo Atelier Popular da Escola de Belas-Artes de Paris, que anunciavam outra sociedade. Seguro de que “A ação não deve ser uma reação, mas uma criação”, um grupo minúsculo de estudantes concebeu mais de 350 cartazes, após intensas discussões, distribuídos em maio e junho de 1968 pelas ruas parisienses, até o momento em que a polícia invadiu o local de trabalho. Esses cartazes demonstravam solidariedade aos operários e aos imigrantes; sobretudo, lançavam fortes acusações ao governo De Gaulle e à repressão.O mosaico surgido das palavras nos muros e dos cartazes nunca foi confuso: tudo convergia para uma idéia vital que os estudantes celebravam como se estivessem em dia de inauguração. “A felicidade é uma idéia nova.A imaginação toma o poder” – mais do que uma síntese, a frase divulga uma aspiração, uma excitação, um propósito. Já “O tédio é contra-revolucionário” exibe o outro lado da mesma moeda, em que a presença do verbo indica uma certeza. Entre o sonho e a determinação, a origem de maio de 68 se encontra na crítica radical dos estudantes às regras de separação dos dormitórios masculino e feminino da universidade de Nanterre. (**)
No Brasil, sufocados pelo famigerado Ato Institucional nº 5, estudantes, intelectuais e artistas travavam nas ruas batalha com a polícia montada, ao mesmo tempo em que a linha evolutiva da música se via diante de estridente embate, que colocava de um lado a Jovem Guarda e Tropicália, com suas guitarras elétricas, e, do outro, a ala mais conservadora da MPB, com a música de protesto.


http://conversasemoff.wordpress.com/author/azevedoregina/>. Acesso em: 21 nov. 2008. (cartaz acima)

Cartaz topo à esquerda:
http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/maio68.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2008.

Texto e cartaz topo à direita:

http://www.storm-magazine.com/novodb/arqmais.php?id=614&sec=&secn=>. Acesso em: 21 nov. 2008.


ATIVIDADE COM A TURMA M5 DA ETS:

Tudo começou com um comentário feito pela professora Sandra (Sociologia) no post de 21/10/08 a respeito do Simpósio Internacional "1968: Permanências e Mudanças" que eu fiz na Unisinos de 14 a 17 de outubro deste ano...

*Após fazermos um planejamento conjunto, envolvendo as professoras de Sociologia, Artes e a bibliotecária da ETS, combinamos que a Turma M5 teria aula na Biblioteca no período de terça-feira, dia 18/11/08. Lá, após explicação sobre Maio de 68 (Kátia), solicitamos que escolhessem, no nosso blog, qual slogan (post de 21/10/08) cada um gostaria de trabalhar;

*Para evitar repetições, listamos nos comentários daquele dia, os slogans de cada aluno;

*Após a escolha, cada aluno recebeu uma folha de papel colorido para interpretar seu slogan usando colagem (de revistas para recorte, disponíveis na Biblioteca), lápis de cor, canetinha, etc;

*A atividade vai ser finalizada na aula de Artes, com a professora Mônica;

*Após avaliação conjunta (Artes: prof. Mônica e Sociologia: prof. Sandra), vamos colocar os trabalhos em exposição na Biblioteca da ETS - e neste blog. Vai ser o "SLOGAN NO VARAL"!

Se puxem, pessoas! Acho que vão aparecer trabalhos excelentes...e o varal já está prontinho, aguardando...

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Disponível em: <www.emotioncard.com.br/newsite/images/cartoes... >. Acesso em: 20 nov. 2008.

Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.
“Deus da Guerra”, “Fantasma Imortal” ou “Morto Vivo”. Seja qual for a tradução correta do nome Zumbi, o seu significado para a história do Brasil e para o movimento negro é praticamente unânime: Zumbi dos Palmares é o maior ícone da resistência negra ao escravismo e de sua luta por liberdade. Os anos foram passando, mas o sonho de Zumbi permanece e sua história é contada com orgulho pelos habitantes da região onde o negro-rei pregou a liberdade.

MAGRITTE - CENTO E DEZ ANOS DE NASCIMENTO

Disponível em: <http://alternarte.zip.net/arch2004-12-01_2004-12-31.html>. Acesso em: 21 nov. 2008.


Ao acessar hoje o buscador, deparei-me com uma bonita (e criativa) homenagem ao pintor surrealista belga René Magritte, nascido em Lessen (21/11/1898).



Golconde, 1953 (acima).
Disponível em: <http://www.jornalorebate.com.br/site/index.php/USUFRUIR-A-VIDA-E-NECESSARIO.html>. Acesso em 21 nov. 2008.


Abaixo, vê-se que o artista gosta de brincar com as transparências... o visível tornando-se invisível e vice-versa através da imaginação...


Le Blanc-Seing, 1965 (acima).

O famoso chapéu "coco" é recorrente em sua obra, estilo marcante de uma época... e foi descrito em detalhes na indumentária de um famoso detetive, também belga - Hercule Poirot - por sua criadora, Agatha Christie. (Veja abaixo as obras desta dama inglesa do mistério disponíveis na Biblioteca da ETS).


O homem de chapéu coco (acima)

Imagens 3 e 4:
Disponíveis em: <http://blog.uncovering.org/archives/2006/03/rene_magritte_1.html>. Acesso em: 21 nov. 2008.


Se tu quiseres exercitar tuas habilidades em descobrir e decifrar misteriosos assassinatos, nada melhor do que mergulhar nas obras desta senhora inglesa que nos descreve seu detetive exatamente com a mesma roupa das obras retratadas por Magritte:


CHRISTIE, Agatha. O Assassinato de Roger Ackroyd. São Paulo: Círculo do Livro, [1977];
______. Assassinato na Casa do Pastor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980;

______. O Assassinato no Beco. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976;

______. Aventura em Bagdá. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979;

______. Cai o Pano: o último caso de Poirot. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982;

______. ______. São Paulo: Círculo do Livro, [1978] (2 exempl.);

______. A Casa Torta. São Paulo: Círculo do Livro, [1977];

______. ______. 10.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986;

______. O Caso dos Dez Negrinhos. São Paulo: Abril Cultural, 1981;
______. Cem Gramas de Centeio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1979];

______. Convite Para um Homicídio. Rio de Janeiro: Record, [1975];

______. Um Corpo na Biblioteca: Miss Marple. 4. ed. Rio de JAneiro: Nova Fronteira, [1978];
______. Um Crime Adormecido: o último caso de Miss Marple. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986;

______. Depois do Funeral. São Paulo: Círculo do Livro, [1979] (2 exempl.);

______. Os Elefantes Não Esquecem: Hercule Poirot. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1976] (2 exempl.);

______. ______. São Paulo: Círculo do Livro, 1972;

______. A Mansão Hollow. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986;

______. A Mina de Ouro. 7. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira [1978];

______. O Mistério dos Sete Relógios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986;

______. O Misterioso Caso de Styles. São Paulo: Círculo do Livro, [1980] (3 exempl.);

______. ______. São Paulo: Abril Cultural, 1983;

______. Morte na Mesopotâmia. Rio de Janeiro: Record, 1987;

______. A Morte nas Nuvens: um caso de Poirot. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1986];

______. Morte no Nilo. Rio de Janeiro: Record, [1989] (2 exempl.);

______. O Natal de Poirot. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979;

______. Nêmesis: Miss Marple. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1971;

______. Os Primeiros Casos de Poirot. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987;

______. Os Quatro Grandes. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979;

______. Sócios no Crime. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

______. A Testemunha Ocular do Crime. São Paulo: Círculo do Livro, [1979];

______. Tragédia em Três Atos: Hercule Poirot. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1988] (2 exempl.).

FORD MODELO T - CENTENÁRIO

Disponível em: <http://leiriaclassicoscar.blogs.sapo.pt/3562.html>. Acesso em 21 nov. 2008.
Apesar do automóvel te sido inventado no século XIX, foi no século passado que o mesmo desenvolveu-se, principalmente a partir do lançamento do FORD MODELO T, no ano de 1908. Deste modelo, o 20.º produto da Ford Motor Company, cujo dono, Henry Ford, foi o criador de um novo conceito administrativo de linha de produção (fordismo), foram produzidos mais de 15 milhões de unidades ao longo de vinte anos.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ARTE NO VARAL NA BIBLIOTECA DA ETS

Para comemorar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (outubro), a Biblioteca da ETS promoveu uma exposição - Arte no Varal - com trabalhos da atual Turma M6, de 22/10/08 a 20/11/08. Sob a orientação da professora Mônica, os alunos utilizaram a técnica de tramar tiras de papel branco e de gravuras/figuras coloridas.
Espalhei, junto com os trabalhos, o "catavento", símbolo do mês da biblioteca escolar...
Por sugestão da professora Elige, nossa diretora, coloquei os primeiros trabalhos no térreo, pendurados no corrimão da escada... depois, no corredor próximo à biblioteca (foto abaixo):


Panorama geral da exposição, bastante apreciada pela comunidade escolar (abaixo):



Os motivos diferentes deram um colorido todo especial à mostra de arte...



Molduras trabalhadas, franjas, diversas posições das gravuras, etc., garantiram a individualidade:





Conforme a largura das tiras, os quadrados ficam maiores ou bem miúdos:



Abaixo, podemos ver a nossa bandeira e uma paisagem...



...a gatinha Hello Kitty e uma fruta...




Parabéns aos artistas! Vocês alegraram e coloriram nossa biblioteca...
Agradecimentos à professora Maria de Lourdes, nossa fotógrafa. Valeu!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

PRÊMIO VIVA LEITURA 2008




A Comissão formada por representantes do Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Organização dos Estados Ibero-Americanos e Fundação Santillana, tem o prazer de divulgar os VENCEDORES do Prêmio VIVALEITURA 2008. Além dos trabalhos escolhidos nas três categorias que compõem o prêmio, este ano, outras quatro experiências também recebem a distinção da Menção Honrosa. São empresas ou instituições que se destacaram na promoção da leitura, tendo como destaque sua abrangência e relevância.



Foram anunciados na quarta-feira, 12 de novembro, à noite, durante evento realizado no Masp (Museu de Arte de São Paulo), em São Paulo, os vencedores do Prêmio Vivaleitura 2008. Entre os 15 finalistas foram escolhidas as melhores iniciativas em três categorias. Cada premiado recebeu R$ 30 mil.


Na categoria 1, que inclui Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias, o vencedor foi o projeto “Ônibus Biblioteca”, que pertence ao Sistema Municipal de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. O programa, selecionado entre 166 inscritos, foi implantado por Mario de Andrade, interrompido nos anos 40 e retomado em 1979 e percorre a periferia da cidade levando cultura e conhecimento.


Na categoria 2, que abrange as Escolas Públicas e Privadas e teve 1095 projetos inscritos, foi escolhido o projeto “Palavras Andantes”, de Londrina (PR), um projeto de leitura de bibliotecas escolares que tem como objetivo a formação de leitores.


Na categoria 3, que inclui Projetos da Sociedade, como ONGs, Pessoas Físicas, Universidades e Instituições Sociais, o vencedor foi o projeto “Formação de multiplicadores da Expedição Vaga Lume”, que trabalha na formação de multiplicadores nos nove estados da Amazônia Legal. Nesta categoria, foram inscritos 637 projetos.
Disponível em:<http://bica.cnotinfor.pt/images_news/livro_1.jpg>. Acesso em: 19 nov. 2008.

Outros quatro projetos foram agraciados com uma Menção Honrosa:

A Tarde Educação, da Editora A Tarde (BA);

Minibliotecas da Embrapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (DF);

Jornadas Literárias, da Fundação Universitária de Passo Fundo (RS);

Projeto Entorno, da Fundação Victor Civita (SP).


A edição de 2008 Vivaleitura reuniu inscrições de projetos de todo o Brasil e ampliou o número de inscritos por região. Nenhum Estado da União ficou fora desta que é a terceira edição do prêmio. Foram, no total, 1899 projetos inscritos, provenientes não somente das capitais, mas também de pequenos municípios do interior do país.

TV DIGITAL EM PORTO ALEGRE (RS)

Porto Alegre inicia transmissão de TV Digital pelo canal RBS

Por: Redação do IDG Now!
Publicada em 05 de novembro de 2008 às 16h06
Atualizada em 06 de novembro de 2008 às 15h37

Na terça-feira (04/11), o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou consignação para o início das transmissões da TV Digital em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Seis emissoras podem iniciar transmissões na capital do Rio Grande do Sul, sexta cidade do País a receber a TV Digital. As emissoras que podem iniciar a transmissão digital são a TV Pampa, Rádio e TV Porto Visão, SBT, Televisão Guaíba, Universidade Luterana do Brasil e RBS - sendo que esta última iniciou já na terça-feira (04/11) as transmissões. Porto Alegre é a sexta cidade a ter acesso à TV Digital no Brasil, após São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia e Curitiba. Segundo o Fórum SBTVD, o número de telespectadores da TV Digital poderá chegar a 645 mil até dezembro de 2008.

Disponível em: <http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/11/05/porto-alegre-inicia-transmissao-de-tv-digital-pelo-canal-rbs/>. Acesso em: 14 nov. 2008.

sábado, 15 de novembro de 2008

DATAS COMEMORATIVAS

Disponível em: <http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=bras%C3%A3o+brasil&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2>. Acesso em 15 nov. 2008.

15 de novembro de 1889: PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA;
Primeiro Presidente: Marechal Deodoro da Fonseca.


19 de novembro: DIA DA BANDEIRA...

... Que nos emociona ao observarmos, em terras distantes, suas cores vibrantes tremulando ao sabor do vento, seja em cerimônias oficiais ou eventos esportivos...





Disponível em:

<http://blogdosirmaos.files.wordpress.com/2007/11/bandeira_do_brasil.jpg>. Acesso em: 15 nov. 2008.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

I MOSTRA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Com término previsto para 16 de novembro, a iniciativa pode ser conferida no Armazém A5 do Cais do Porto, das 9h às 17h (de segunda a sexta) e das 10h às 19h (nos finais de semana e feriados).


A exposição interativa tem como objetivo aproximar a população do trabalho realizado pela Vigilância Sanitária (Visa) e apresentar, de forma lúdica, o quanto a vigilância está presente no dia-a-dia das pessoas. Ao expor hábitos do cotidiano, esclarece sobre os perigos aos quais a população está exposta e como pequenas alterações podem trazer benefícios à saúde.
Caixas-cenário reproduzem os locais de atuação da Visa, como consultórios médico e dentário, lanchonete, farmácia e salão de beleza. Além disso, painéis interativos e telefones orientam o público sobre como agir em situações de risco, a fim de evitar problemas de saúde e acidentes.

Em Porto Alegre, o espaço no Cais do Porto conta com 1600 m², e pretende receber diariamente cerca de 500 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares.

A mostra é aberta ao público e a entrada é franca.

A Mostra Cultural Vigilância Sanitária e Cidadania é uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cecovisa/Ensp/Fiocruz), idealizada em 2006, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. Petrobras e Unesco estão entre os apoiadores. A promoção é do Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS).

Disponível em:<http://www.saude.rs.gov.br/wsa/portal/index.jsp?menu=noticias&cod=33226>. Acesso em: 13 nov. 2008.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

XIII SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

DATA: 27/11/2008;
LOCAL: Anfiteatro Carlos César de Albuquerque (HCPA);
HORÁRIO: manhã e tarde;
INSCRIÇÕES: Escola Estadual Técnica em Saúde, no HCPA - ETS - Rua São Manoel, 525;
INFORMAÇÕES: tel: (51) 3321-3599; site: <http://www.ets-hcpa.com.br/>;
Ilustração disponível em: <http://www.fotosearch.com.br/IMZ290/sps0330/>. Acesso em: 12 nov. 2008.

COM O MOTE "DOIS EM UM", OS ALUNOS DA ETS FAZEM, EM CONJUNTO/SEPARADO, ESTE XIII SIMPÓSIO. A TURMA F1 (manhã) RESPONSABILIZA-SE PELO TURNO DA TARDE, O MESMO ACONTECENDO COM A TURMA AT3 (tarde), QUE COORDENARÁ AS ATIVIDADES DA MANHÃ.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

JACARANDÁS FLORIDOS EM PORTO ALEGRE

Disponível em:

<http://www.riogrande.com.br/turismo/portoalegre/diversos/jacaranda.jpg>. Acesso em 12 nov. 2008.

As flores dos jacarandás, ainda que efêmeras, certamente irão além do dia 16, domingo, quando a 54 FEIRA DO LIVRO se encerrará... Neste dia, estarei trabalhando no estande da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, das 9h às 13h.

Venham me visitar! Será um prazer recebê-los! E, para quem tem crianças a quem presentear, receberá a doação do livro "CRIANÇAS DO RIO GRANDE ESCREVENDO HISTÓRIAS", já em sua 16ª edição. Aos professores, materiais interessantes para sua prática profissional.
Endereço: ESTANDE DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (Ala Infantil, próximo à Praça de Alimentação Infantil, na beira do Guaíba...)

Disponível em: <http://nutep.adm.ufrgs.br/fotospoa/46a_feiradolivro_002.jpg>. Acesso em: 11 nov. 2008.

ACONTECEU: VI SIMPÓSIO DE PATOLOGIA CLÍNICA

No dia 28 do mês passado, no Auditório José Baldi do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), ocorreu mais um evento, bastante prestigiado - inclusive com platéia sentada nas escadas - promovido pelo Curso de Patologia Clínica da ETS. A linha central deste Simpósio: a importância do diagnóstico clínico laboratorial na prevenção à saúde permeou as apresentações técnicas, bem como a palestra de abertura: a formação do Técnico em Patologia Clínica e sua importância no mundo do trabalho, proferida pelo professor Lúcio Olímpio Vieira, Diretor Superintendente da SUEPRO (Superintendência da Educação Profissional).

foto1: ao meu lado, o professor de matemática e ex-vice diretor, André Klassmann e a vice-diretora da noite, professora Ceres Beatriz Temes.


foto 2: a professora e nutricionista Lúcia Fiebig (ETS) está ao meu lado

Palestras:
1 DIAGNÓSTICO POR IMAGEM E CLÍNICO LABORATORIAL NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS - Téc. Rad. Maria Angélica Fontella (prof. ETS);
2 TESTES PRÉ-TRANSFUSIONAIS - Biól. Patrícia Paim Ferreira (HCPA);
3 BIOSSEGURANÇA NO LABORATÓRIO CLÍNICO - Dra. Marilei Wolfart (HCPA);
4 SAÚDE E IMUNIDADE - Drª Vanussa Barroso da Silva (IBCM);
5 BIOQUÍMICA DO SANGUE - Biól. Ernestina Silva de Aguiar (UFRGS, ex-aluna da ETS).
foto 3: parabéns aos cinco alunos da Patologia que organizaram o evento!
Coffee-break:
Aqui, mais uma vez, a interdisciplinaridade esteve presente, com alunos da Nutrição e Dietética organizando os dois lanches (manhã e tarde) colaborando, assim, com o evento dos colegas.
foto 4: As profªs. (sem echarpe) são: Oraides Regina Nunes Ayres (vice-diretora tarde) e Ceres Beatriz Temes (vice-diretora noite)




foto 5: as organizadoras do bonito evento: profªs. Maria do Carmo Guedes e Marcia Cristina F. da Silva

Patrocínio:

Neste evento, os organizadores contaram com o apoio fundamental de várias empresas/contatos da comunidade próxima, aos quais gostariam de, mais uma vez, agradecer:

* SEVEN BOYS (Ana Carolina/pães, bolos, biscoitos);
* EMPRÉSTIMO PESSOAL CACIQUE (Marco/ canetas);
* AUTÔMATO (Carlos/ almoço);
* PANVEL FARMÁCIAS (Julieverson, gerente filial Av. Venâncio Aires/ perfumaria).
GOSTARÍAMOS DE LEMBRAR QUE NO PRÓXIMO DIA 27/11 OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR, JUNTAMENTE COM SEUS PROFESSORES, ESTARÃO PROMOVENDO O XII SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR, NO ANFITEATRO CARLOS CÉSAR DE ALBUQUERQUE, NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE (HCPA).
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
ETS: Rua São Manoel, 525 - Porto Alegre
TEL.: (51) 3321-3599

AGUARDAMOS NOVOS PATROCINADORES!


foto 6: a funcionária da ETS Rejane Conceição Farias foi uma das sorteadas com brindes cedidos pelos patrocinadores do evento.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

POESIAS DE PRIMAVERA...

Aproveitando que estamos na estação das flores, cores e aromas, aqui estão duas poesias que citam estes pequenos e maravilhosos pássaros: os beija-flores...

Disponível em: <http://gostodefotografia.blogspot.com/2007/01/um-beija-flor.html>. Acesso em: 10 nov. 2008.

A Epopéia Humana
Silvano Darcizo Hackenhaar

Beija-nos Beija-Flor
Veja-nos, quanto Ardor!

Beija-nos Beija-Flor
Veja-nos, quanto Amor!

Beija-nos, Beija-Flor
Veja-nos, quanta Dor!
HACKENHAAR, Silvano Darcizo. A Epopéia Humana. Zero Hora, Porto Alegre, p. 46, 21 out. 2008.

Codinome Beija-Flor
Cazuza
Composição: Cazuza, Reinaldo Arias e Ezequiel Neves

Pra que mentir
Fingir que perdoou
Tentar ficar amigos sem rancor
A emoção acabou
Que coincidência é o amor
A nossa música nunca mais tocou...
Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
Devagarzinho, flor em flor
Entre os meus inimigos, beija-flor
Eu protegi o teu nome por amor
Em um codinome, Beija-flor
Não responda nunca, meu amor
Pra qualquer um na rua, Beija-flor
Que só eu que podia
Dentro da tua orelha fria
Dizer segredos de liquidificador
Você sonhava acordada
Um jeito de não sentir dor
Prendia o choro e aguava o bom do amor
Prendia o choro e aguava o bom do amor

Disponível em: <http://letras.terra.com.br/cazuza/468416/>. Acesso em: 10 nov. 2008.

Disponível em: <http://i198.photobucket.com/albums/aa214/naza1000/beija_f1.jpg>. Acesso em 10 nov. 2008.

E tu, conheces alguma poesia que fale nestes delicados e coloridos mimos da natureza? Coloca na "roda"... Vamos compartilhar!

domingo, 9 de novembro de 2008

OS MENORES LIVROS DO MUNDO

Encantador o estande do Peru, na Ala Internacional da Feira do Livro, onde podemos ver livrinhos em estantes-vitrines, em chaveiros ou individuais - todos bem pequenos:Disponível em: <http://www.feiradolivro-poa.com.br/gal_det.php?gal=64>. Acesso em: 9 nov. 2008.
Crédito da foto: Rômulo Valente.

CRIANÇAS DO RIO GRANDE ESCREVENDO HISTÓRIAS

Dia 5/11 acompanhei o lançamento do novo livro "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias" - já é o 16º ano que este bem sucedido projeto acontece, envolvendo o esforço e dedicação de mestres, coordenadorias, funcionários da Secretaria da Educação e a organização do SEBE (Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares). Tudo para valorizar o talento dos jovens autores que vêm de todos os recantos de nosso Estado para autografar a obra na Feira do Livro.Disponível em: <http://www.feiradolivro-poa.com.br/gal_det.php?gal=53>. Acesso em: 9 nov. 2008.
Crédito das fotos: Rômulo Valente.

sábado, 8 de novembro de 2008

AQUISIÇÕES NA 54 FEIRA DO LIVRO

Fui à Feira sábado e comprei, com o dinheiro arrecadado com as multas e venda de papel para reciclagem, os seguintes livros - que estarão disponíveis a partir da semana que vem, na BIBLIOTECA DA ETS:

"Ao longo das cem lições que compõem a obra, Moreno faz um paralelo entre a civilização ocidental de hoje e as histórias do florescimento cultural da Grécia: o berço da civilização ocidental. Neste livro, o leitor irá encontrar todas as facetas da natureza humana em narrativas que reensinam a compreender o homem e o seu papel diante da natureza, da sociedade e do destino. Mitos que revelam muito do que vivemos hoje, que estão por trás de tudo o que somos, e adiante de tudo o que seremos."
Disponível em:

<http://www.lpm-editores.com.br/v3/artigosnoticias/user_exibir.asp?ID=528092> . Acesso em: 08/11/08.

MORENO, Cláudio. 100 Lições Para Viver Melhor: histórias da Grécia antiga. Porto Alegre: L&PM, 2008. 230 p.


"Emolduradas sob o fino traço da ironia, estão neste livro as polêmicas, as descobertas, os escândalos, as gafes e os acontecimentos marcantes de quatro décadas no Brasil e no mundo. É um túnel do tempo, que transporta o passageiro com descontração. O cenário da viagem é feito de charges e frases que tornaram mais divertidos os 40 anos de Zero Hora." (contracapa)

40 Anos de Humor: a história contada pelos chargistas de Zero Hora desde 1964. Porto Alegre: RBS, 2004. 113 p.

Livro que está na lista de "Leituras Obrigatórias" para o Vestibular da UFRGS 2009. Antenem-se, vestibulandos!

Telles, Lygia Fagundes. Antes do Baile Verde: contos. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. 159 p.

Sugerido por alguns usuários que já haviam lido, da mesma autora, "Violetas na Janela", do qual temos 2 exemplares na Biblioteca da ETS, doados por nossos leitores.

CARLOS, Antônio. A Gruta das Orquídeas: romance do espírito Antònio Carlos: psicografia da médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho. São Paulo: Petit, 2007. 286 p.



A edição anterior, com outra capa, foi adquirida por apenas R$5,00 em um "balaio" da Feira... Solicitação da Direção da ETS, vai ser útil para o planejamento dos Eventos promovidos pelos cursos técnicos da escola...

Dia 27/11/08: Seminário da Administração Hospitalar.

BETTEGA, Maria Lúcia (Org.). Eventos e Cerimonial: simplificando as ações. Caxias do Sul: EDUCS, 2001. 137 p.

"O risco de acidentes é maior quando nos acostumamos a conviver com o perigo e passamos a ignorá-lo. A segurança em qualquer local está apoiada em cada um: você é responsável por si e por todos." (contracapa)

ANDRADE, Mara Zeni. Segurança em Laboratórios Químicos e Biotecnológicos. Caxias do Sul: EDUCS, 2008. 160 p.

LIVROS

"É NOS LIVROS QUE TEMOS A CHANCE DE ENTRAR EM CONTATO COM O DESCONHECIDO" (Regina Scarpa - Consultora Pedagógica da revista Nova Escola)" Pessoas que não são leitoras têm a vida restrita à comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato apenas com idéias próximas das suas, nas conversas com amigos."

GROSSI, Gabriel Pillar. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, n. 18, p. 3, abr. 2008. Edição especial leitura.