quarta-feira, 17 de junho de 2015

FESTAS JUNINAS 2015: VAMOS PARA O ARRAIAL!


Pulando a fogueira...


Comidas Típicas das Festas Juninas

Pinhão

O pinhão é a semente de uma árvore brasileira, o pinheiro (araucária angustifólia), encontrado no sul do país. Ele se forma dentro da pinha, constituída por escamas duras e muito usada nos enfeites de natal. Quando amadurece, a pinha se abre e solta as escamas murchas e o pinhão. Muitas pessoas se referem a ele como um fruto, pois é servido como aperitivo ou sobremesa.
Sua polpa é rica em ferro, fósforo e vitaminha C e do complexo B. Com as sementes cozidas, é possível fazer uma farinha, que pode ser usada no preparo de broas, tortas e pães. (Fonte)

Pé de moleque

O pé de moleque, é um doce típico da culinária brasileira, surgiu em meados do século XVI com a chegada da cana de açúcar trazida pelo navegante Martins Afonso de Souza.
Em alguns estados do Brasil, as receitas de pé de moleque sofrem alterações, algumas recebem mel ou garapa para criar um sabor característico. 
Rapadura

A rapadura é uma ótima sobremesa após o almoço, esta versão costuma ser mais macia que o pé de moleque e o não leva amendoim. Embora popular aqui no Brasil, sua origem vem da Espanha, das Ilhas Canárias, sendo exportada no século XVII para as Américas. (Fonte)


Quentão

Típica bebida das festas juninas, é uma ótima alternativa para espantar o frio do inverno gaúcho. A receita leva ingredientes simples que podem ser substituídos a gosto de quem o preparar.

Pipoca

O milho é um dos cereais mais cultivados no mundo. Surgiu entre as civilizações Maias, Incas e Astecas. A pipoca é o derivado mais consumido no mundo. Ela é rica em carboidratos e fibras. Devemos ter cuidado somente no preparo para não colocarmos muito óleo e condimentos em seu preparo.
Poesia Junina

Postagem realizada por Sthefani Silva.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

DIA DOS NAMORADOS 2015


Fonte
Apaixonar-se é.......

Coisas simples:
pegar na mão,
olhar no olho,
cheirar o cheiro,
andar lado a lado, 
sair junto,
ficar junto,
rosto colado,
abraço apertado,
estar acompanhado,
mesmo afastado,
ser correspondido,
estar enamorado.



Poema retirado do livro: 
BAPTISTA, Nilo Ricardo. Apaixonar-se é. Porto Alegre: 2003. 112 p.
Disponível para empréstimo na biblioteca!


Fonte

Postagem realizada por Sthefani Silva.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA