quarta-feira, 31 de agosto de 2011

31.8 - BLOG DAY 2011


Imagem: Alex Corrales

  • Dia Mundial dos Blogs ou "World Bloggers Day
  • Usando a imaginação, os números [31/08] se assemelham com a palavra Blog, então sugere-se que blogueiros de todo o mundo escrevam uma mensagem aos seus leitores, apontando para outros  5 blogs  interessantes, com o fim de que esses leitores possam descobrir novos blogs para serem lidos. (Adaptado de OLOCUTOR)
Aí está a minha lista de cinco blogs que recomendo...
Bom proveito!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

LENTES DE CONTATO MUITO ESPECIAIS

Olhos de ouro:

Lentes de contato caras: 11.000 Euros

Lentes de contato decoradas com 18 diamantes num círculo de ouro de 5 gramas, são reservadas somente para grandes ocasiões: o par custa 11 mil euros. Uma loucura que se torna uma boa ação. Estas lentes são fabricadas por um hospital indiano, especializado em cirurgias e próteses oculares, e o dinheiro adquirido com a venda financia a pesquisa da síndrome de Stevens-Johnson, uma doença grave e potencialmente mortal dos olhos. Fundada em 2007, em Bombaim, o Shekhar Eye Research é também conhecido por cuidar de doentes que não podem pagar.
Foto: Chandrashekhar Chawan/REX/SIPA
Fonte: IHU Unisinos

Para quem ama felinos:

Combinando com o make:


Coloridas/discretas:


Efeitos especiais:




Estas eu encontrei no Blog Legal.


Vermelhas:
Esta imagem tirei do Lentes & Óculos

Anime eyes - como nos quadrinhos japoneses:


Retirada de Yôkosso Nyam

Como podem ver, há lentes de contato para todos os gostos. Já eu me contento com as multifocais, para corrigir a miopia e a presbiopia...

NOTÍCIAS DOS 30 ANOTÍCIAS DA JORNADA NACIONAL DE LITERATURA DE PASSO FUNDO (RS)

Tema da 14ª Jornada: “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias

Festejando seu 30º aniversário (1981 – 2011), a 14ª Jornada Nacional de Literatura celebrou as letras, as artes, as inovações tecnológicas...
Literatura, filosofia, música, formação de leitores, literatura infantil e juvenil, contação de histórias e patrimônio tiveram espaço e se entrecruzaram nas diversas tendas e na diversidade de eventos que compuseram a intensa programação da festa, circo, jornada que se estendeu de 22 a 26 de agosto.
Palestras de personalidades  como Pierre Levy e suas previsões filosóficas futuristas, Alberto Manguel, Peter Hunt, Beatriz Sarlo e vários nomes da literatura nacional do primeiro time atraíram multidões ao Circo das Letras.

Jornadinha para o público em formação

"Na Inglaterra e nos Estados Unidos, as crianças não estão mais conseguindo escrever narrativas longas porque se acostumaram com pedaços de histórias." Quem fez esta colocação foi o crítico especializado em literatura infantil, Peter Hunt. Ele participou do painel “Literatura e arte na era dos bits”, da Jornada, ao lado de Gisele Beiguelman, Marcia Tiburi, Mauricio de Sousa, Luisa Geiser e João Almino na tarde desta terça-feira, dia 23. Para ele, a forma como as crianças pensam agora e como elas pensavam 30 anos atrás mudou completamente, o que torna este momento muito especial para quem trabalha com educação. 
Quanto à literatura, o crítico inglês disse que o livro se tornou apenas o centro de um grande universo de experiência, deixando de ser a coisa mais importante na vida das crianças. Para exemplificar, mostrou a contracapa de um dos títulos da série Crepúsculo, com anúncios de DVDs, CDs e outros produtos relacionados à obra de Stephenie Meyer. Por fim, comentou: “Há uma mudança na maneira como compreendemos a história. O poder do texto e do escritor está sendo substituído pelo poder do leitor.”
Notícias adaptadas de Publisnews.
Veja o blog.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

JORGE LUIS BORGES - 112º ANIVERSÁRIO


Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo
(Buenos Aires, Argentina – 24 /8/1899 -Genebra, Suíça – 14/6/1986)
Escritor, poeta, crítico  literário e ensaísta argentino, com fluência em várias línguas e com sua obra largamente traduzida e publicada nos EUA e Europa. Foi bibliotecário e professor universitário. (Wikipedia)

Alguns de seus pensamentos

“Encontrei quase tudo nos livros. Não sei se sou um bom ou medíocre escritor, porém sei que sou um bom leitor. Um livro é uma coisa entre as demais. Porém quando alguém abre algum livro e o lê com devoção e generosidade então ressuscita Emerson que diz: (uma biblioteca é como um gabinete mágico que está cheio de espíritos que dormem nos livros)”
“Não tem uma página minha, por mais descuidada e espontânea que seja que não tenha exigido vários e vacilantes rascunhos”
“Sou um homem de letras, nada mais. Não estou certo de ter pensado nada de original em minha vida. Sou um fazedor de sonhos.”
“Se recuperasse a visão, não sairia desta casa, ficaria lendo os muitos livros que estão aqui, tão perto e tão longe de mim, ficaria lendo”
                                                                                                      Borges
Doodle do Google (24/8/11) - homenagem aos 112 anos de Borges

Na Biblioteca da ETS, temos disponível para empréstimo as seguintes obras deste escritor:

BORGES, Jorge Luis. Elogio da Sombra: um ensaio autobiográfico. 6. ed. São Paulo: Globo, 1977. 122p.
______. História da Eternidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1977. 110p.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

24º FÓRUM GAÚCHO - PASSO FUNDO (RS)


Durante a realização de mais uma consagrada Jornada Literária, na cidade de Passo Fundo, estará acontecendo também o 24º Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, que tem levado a discussão sobre a importância das Bibliotecas Escolares, Públicas e Comunitárias, bem como do incentivo à leitura em todos os espaços - sejam privados ou públicos - a vários municípios do interior de nosso estado.
Sucesso à Jornada e ao Fórum! 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

V COLÓQUIO LEITURA E COGNIÇÃO (UNISC)

A FABICO/UFRGS oferece, em parceria com os polos UAB (Universidade Aberta do Brasil), o curso Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade, do qual sou tutora pedagógica EAD.
Na primeira etapa, concluída em junho deste ano, foram 18 municípios participantes, cada turma com cerca de 30 cursistas (abraços muito especiais para os nossos queridos professores/alunos de Restinga Sêca - é assim mesmo, com acento - e de Camargo). Surgiu a oportunidade de relatamos esta experiência no evento em Santa Cruz do Sul, onde estivemos - a professora Marilene e eu nos dias 17 e 18 de agosto. Nosso trabalho, elaborado totalmente em EAD (Google Docs):  
CURSO “MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE”: CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA LEITORA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
A grande estrela deste V Colóquio de Leitura e Cognição, por sinal muito bem organizado, com ótima infraestrutura (inclusive com acesso à Internet nas salas de Comunicações) foi a professora Drª. Maria Lucia Santaellla Braga, autora que venho utilizando com frequência nos meus escritos, e que proferiu a conferência de abertura na noite de quarta-feira, intitulada "Leitores, Linguagens, Identidades:  Novos Lugares". Na manhã seguinte, o seminário avançado (também com a professora Lúcia Santaella) "O Pluralismo Cognitivo dos Leitores Contemporâneos" capturou os olhares e a atenção da sala lotada. Faço aqui menção à fala da professora Lúcia sobre a importância do olhar na relação professor/aluno, onde o mestre sabe, no contato olho-a-olho, se a plateia está atenta, com sono ou entediada. Ela também ressaltou inúmeras vezes a importância da "leitura de livros, onde o conhecimento está sedimentado e a atenção e a paciência são acionadas para o aprendizado eficaz." Suas falas foram recheadas de citações de suas obras e de livros de outros autores, o que enriqueceu o assunto em pauta e cativou a todos. Detalhe: ela não utilizou nenhum recurso, seja digital ou notas escritas. Somente sua memória e oratória.

CRISTO REDENTOR (RJ)

video
Este é um exemplo de peça publicitária inteligente...
Agradeço à amiga Maria Bernadete (saudade!), que realizou estágio voluntário aqui na Biblioteca da ETS e me enviou este filme por e-mail.

Abraços com carinho a todos os leitores deste blog!
E lembrem-se de votar (selo do TOP BLOG 2011).

domingo, 14 de agosto de 2011

DIA DOS PAIS - 2º DOMINGO/AGOSTO (14/8/11)


Disponível em: http://www.webix.com.br/scraps/2/dia-dos-pais.html. Acesso em: 13 ago. 2011.

Pai Herói e Companheiro

Pai
a tua presença constante
o olhar às vezes distante
me fazem te admirar
Pai
o teu abraço apertado
mãos firmes e sempre ao meu lado
 me dão forças pra caminhar
Pai
o teu sorriso ilumina
a tua voz me fascina
me acalma nas horas de dor
Pai
amigo, herói, companheiro,
 sincero, leal, verdadeiro
o meu exemplo de amor
Pai
hoje eu quero te agradecer
 ter me dado o dom de viver
de ser forte, crescer e lutar
Pai
quero dar-te um abraço bem forte
e sorrir bem feliz pela sorte:
ser teu filho e poder te abraçar

Fonte:
Disponível em:  http://www.mensagenscomamor.com/poesias_dia_dos_pais.htm. Acesso em: 13 ago. 2011,

Doodle do Google "FELIZ DIA DOS PAIS"

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

IAN FLEMING (MORTE EM 12/08/1964)

O escritor inglês Sir Ian Fleming nasceu em Londres, no dia 28 de maio de 1908 e morreu em Cantuária, em 12 de agosto de 2011. Inesquecível, seu personagem mais famoso é o detetive James Bond, o Agente 007.
Na Biblioteca da ETS, temos um exemplar da seguinte obra:

FLEMING, Ian. A Serviço secreto de Sua Majestade: uma novela de James Bond. São Paulo: Bestseller, 1964. 261 p.
Está à disposição de nossos leitores!
Muitos filmes foram realizados como o agente 007, com sua trilha sonora inicial característica e sempre lançando belas atrizes coadjuvantes - tanto mocinhas como vilãs. Passe na locadora e veja alguns destes movimentados e glamorosos  retratos de um dos espiões mais charmosos da literatura - e das telas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA