terça-feira, 28 de setembro de 2010

RELAÇÕES HUMANAS - AS SETE PALAVRAS



A palavra mais importante: NÓS;
As duas palavras mais importantes: MUITO OBRIGADO!
As três palavras mais importantes: FAÇA O FAVOR;
As quatro palavras mais importantes: QUAL A SUA OPINIÃO?
As cinco palavras mais importantes: VOCÊ FEZ UM BOM TRABALHO;
As seis palavras mais importantes: ADMITO QUE O ERRO É MEU;

A palavra menos importante: EU.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CILDO MEIRELES - EXPOSIÇÃO




Projeto Coca-Cola (1970)
Disponível em:

A Casa da Gravura de Porto Alegre recebe, até 24 de setembro, a exposição individual do versátil artista plástico Cildo Meireles, vencedor do Prêmio Velasques 2008. A entrada é franca.
Endereço Casa da Gravura: Av. Venâncio Aires, 74 - Cidade Baixa (Porto Alegre/RS) - tel.: (51)3013-5036.

"Jogo da Velha Série C3B" (técnica mista)
Disponível em:
http://arteautentica.blogspot.com/2009_05_24_archive.html. Acesso em: 23 set. 2010. (Imagem)

Ao todo são 11 obras selecionadas pelo curador Paulo Gomes, feitas com diversas técnicas. O artista trabalha com serigrafia, litografia, esculturas, gravuras, entre outros.
Há mais de 40 anos no ramo, Cildo Meireles tem no currículo diversas exposições individuais, nacionais e internacionais. Cidades como Londres e Barcelona estão entre as que já receberam trabalhos do carioca.
  Serigrafia
Disponível em: 

“Houve um momento nas cavernas em que arte e religião podiam ser confundidas. Passa um tempo e o que acontece? O que havia de arte naquela inscrição rupestre se desprende do que havia de religioso”, diz o artista Cildo Meireles ao explicar em apenas algumas sentenças a relação do fazer artístico com o homem desde a pré-história até a contemporaneidade. A relação do espectador com a arte também passou por muitas mudanças ao longo do tempo e hoje fica mais difícil não deixar escapar o que há de sagrado na experiência de presenciar um trabalho artístico.
Disponível em:
http://blogdofavre.ig.com.br/tag/cildo-meireles/. Acesso em: 23 set. 2010. (texto acima) 
 
"Babel"
Disponível em: escoladecriacao.espm.br/blog/?tag=obra-de-arte. Acesso em: 23 set. 2010. 

A torre de "Babel",  fabricada com 800 modelos de rádios de épocas e estilos diferentes, cada um sintonizado em uma estação distinta.
 

"Missões - Como Construir Catedrais" (1987)


Nesta instalação, referente às Missões Jesuíticas fundadas pelos religiosos no sul da América para catequisar os indígenas (entre 1610-1767), o artista usou milhares de ossos de vaca que vão até o teto e moedas brilhantes de um centavo que formam um tapete e a coluna que vai do teto ao chão - unindo simbolicamente o céu e a terra - é formada por 800 hóstias.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PRIMAVERA 2010

Flores e Livros Sobre a Mesa - pintura de Washington Maguetas

Disponível em: http://www.maguetas.com.br/galeria1.php. Acesso em: 22 set. 2010.


No Hemisfério Sul tem lugar a Primavera Austral, tem seu marco inicial no dia 23 de setembro, durante o equinócio, e sua conclusão no solstício de Dezembro, no dia 21.
No dia em que se concretiza o equinócio, dia e noite têm o mesmo tempo de duração. À medida que o tempo passa, os dias tornam-se mais longos e as noites mais curtas.
A Primavera iniciará às 00h09 do dia 23 de setembro de 2010. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas, om variações das precipitações conforme a região do Brasil.
Disponível em: http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/. Acesso em: 15 set. 2010.

Disponível em: http://www.nalufloresta.blogspot.com/. Acesso em: 22 set. 2010.

A nova estação reveste-se de um colorido todo especial. A natureza, exuberante, alegra-nos com o canto dos pássaros e a beleza das flores. Vamos aproveitar e dar asas à nossa imaginação - lendo, escrevendo, contando, compartilhando histórias.
Passa na Biblioteca da ETS e pega um (ou mais) livros para ler com tua família em um parque ou praça...

DIA SEM CARRO - 22 DE SETEMBRO

Hoje, cerca de 40 países realizam o Dia Mundial sem Carro, iniciativa que chegou ao Brasil em 2001. No ano passado,  a poluição do ar no país diminuiu em 15% durante o dia da celebração.

As altas concentrações de poluentes ocasionam sérios problemas de saúde, especialmente doenças respiratórias e irritações nos olhos e nariz em crianças e adultos. Esses problemas de saúde causados pela poluição dos carros tem custos diretos na rede de saúde pública.

No ranking realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, que analisou 402  modelos de automóveis (passeio) fabricados em 2009, alguns importados, os que menos poluiram foram os seguintes:
Fiat Idea, Palio, Siena, Stilo, Ford KA, GM Prisma e Celta, Citröen C3, Volkswagen Fox e SpaceFox.


Disponível em: http://veiculos.vtn.com.br/category/carros/page/22/. Acesso em: 22 set. 2010. (texto e imagem).

terça-feira, 21 de setembro de 2010

21 DE SETEMBRO - VAMOS COMEMORAR!

# Dia da Árvore (Festa Anual da Árvore);

Disponível em: http://forreta.blogs.sapo.pt/177957.html. Acesso em: 21 set. 2010.


# Dia Mundial da Doença de Alzheimer;

Adaptado de: Piauinet (22/01/10)


"Alzheimer é uma doença degenerativa que provoca demência e que atinge cerca de 30 milhões de pessoas em todo o planeta, a maioria com mais de 65 anos de idade.
Um exame desenvolvido por cientistas britânicos pode detectar o mal de Alzheimer até 20 anos antes de a pessoa apresentar sintomas deve representar uma revolução na prevenção da doença.
A nova técnica permite enxergar o futuro do cérebro e saber, através dos olhos, se o cérebro vai ser vítima do mal de Alzheimer.
O mal de Alzheimer pode ser amenizado com medicamentos, mas depende de quando a doença é descoberta. Quanto mais cedo, melhor.
O reagente desenvolvido pelos cientistas britânicos pode ser pingado nos olhos como um colírio ou ser aplicado por meio de uma injeção. O alvo dos pesquisadores foi a retina, parte do olho que eles consideram uma extensão do cérebro.
Ao atingir a retina, a substância assinala as células mortas, que são detectadas por uma câmera com raios infra-vermelhos. Cada pontinho é uma célula morta. Mais de 20 pontos, é sinal de Alzheimer.
A cientista que coordenou a pesquisa diz que a grande vantagem é poder começar o tratamento logo, não só para desacelerar o envelhecimento e a morte de células, mas, principalmente, para regenerá-las.
A técnica já foi um sucesso com ratos de laboratório e agora começa a ser testada também em humanos. Os cientistas acreditam que dentro de 2 anos qualquer oculista vai poder fazer esse tipo de exame."
Disponível em:


# Dia Mundial da Luta das PNEs (Pessoas com Necessidades Especiais);

Phillipe Croizon, com próteses especiais, atravessou o Canal da Mancha a nado (20/09/10)

O nadador francês, em um ato de superação, atravessou o trajeto de 35 quilômetros entre Folkestone, na Grã-Bretanha, a Cap-Gris-Nez, na França, em  13 horas.


Disponível em: http://noticias.terra.com.br/mundo/fotos/0,,OI124600-EI294,00-Frances+sem+bracos+e+pernas+quer+cruzar+Canal+da+Mancha+a+nado.html. Acesso em: 21 set. 2010.

# Dia do Radialista.

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_3F-Z405jhZU/S8SnLX_9jcI/AAAAAAAAAZw/kVNPI4VqiZE/s1600/RADIALISTA_01.gif. Acesso em: 21 set. 2010.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

DATA FARROUPILHA (20/09)

Nós, gaúchos, somos um povo orgulhoso de sua terra, das tradições que se perpetuam a gerações. Todos cantamos nosso hino e cultuamos o "20 de setembro" como a data magna do estado do Rio Grande do Sul. Os piquetes estão há alguns dias no Acampamento Farroupilha e o churrasco, o chimarrão e as músicas tradicionalistas fazem a festa em plena capital do estado...
Disponível em: http://jcrs.uol.com.br/acontecendo/jc-farroupilha-2/. Acesso em: 19 set. 2010.

Veja mais, neste blog.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

TURISMO ESPACIAL

Naves  mais leves (órbitas baixas) podem acomodar sete turistas-astronautas. (Imagem: Boeing)

 
Adaptei do "Inovação Tecnológica":
O futuro, largamente previsto na ficção científica tanto em livros quanto em filmes, já chegou: está marcado para 2015 o início do turismo espacial, parceria entre a  Boeing (aeronave CST-100 - Crew Space Transportation) e a operadora   Space Adventures que começará a venda de passagens para voos turísticos espaciais. Esta nave voará a cerca de 100 Km de altitude, considerado voo em órbita baixa.
Os preços ainda não foram calculados e esta nave é projetada para ser reutilizada até 10 vezes.

Se tu gostas de ler boas histórias de  ficção científica, aqui na Biblioteca da ETS temos algumas obras do mestre deste tipo de literatura disponíveis para empréstimo:

ASIMOV, Isaac. O Grande Sol de Mercúrio. São Paulo: Hemus, 1972. 193 p.
______. Os Novos Robos. 2. ed. Rio d Janeiro: Expressão e Cultura, 1973. 196 p.  
______. Os Robos. São Paulo: Hemus, 1974. 264 p.

Boa leitura!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"NOITE" SIGNIFICA...

Disponível em: http://clariinhabarros.blogspot.com/. Acesso em: 16 set. 2010.

SERÁ MERA COINCIDÊNCIA?

No Programa "Altas Horas" (23/08/2003) o Ziraldo
contou uma curiosidade:
"Em todos os idiomas europeus, a palavra "NOITE"
é formada pela letra "N" + o número "8".

A letra "N" é o símbolo matemático de
"infinito" e o número "8" deitado
também simboliza isso... ou seja, "NOITE"
significa, em todas as línguas, a
"união do infinito"!

Português: noite = n + oito
Inglês: night = n + eight
Alemão: nacht = n + acht
Espanhol: noche = n + ocho
Francês: nuit = n + huit
Italiano: notte = n + otto
São curiosidades envolvendo as línguas. Os diversos idiomas constituem-se em códigos usados para a comunicação entre os homens... Comunique-se deixando seus comentários neste blog!
Agradeço ao amigo carioca, morador de Cachoeira do Sul, pela contribuição via e-mail: valeu, PY3SDT!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

LIVROS DE HISTÓRIA - ACERVO BIBLIOTECA ETS

Hoje recebemos uma obra bastante interessante na biblioteca da ETS, que pode interessar principalmente os filhos dos nossos usuários que se interessam por história, pois a obra é bastante colorida e agradável de ler. A narrativa passa-se na época dos feudos, com os costumes, roupas e batalhas característicos daqueles tempos.




A obra acima já está em nosso acervo há algum tempo, mas nunca tinha sido descrita ou mostrada aqui no blog. Também interessa a quem aprecia a história, porém não há ficção, somente os fatos: batalhas, arte, brasões, símbolos,  lendas e demais aspectos culturais. Com rica iconografia, permite um interessante panorama histórico dos vários países retratados e pode proporcionar horas agradáveis de apreensão de um passado que sempre provoca um reflexo no presente.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O SEMEADOR DE LIVROS - DOM PEDRITO (RS)


Disponível em:
http://portalliteral.terra.com.br/blogs/documentario-o-semeador-de-livro-disponivel-on-line-1. Acesso em: 8 set. 2010.

Na Zero Hora do dia 7/9/10, Liberato Vieira da Cunha escreveu, em sua crônica semanal, sobre um vigia da prefeitura de Dom Pedrito - André Luís de Souza Cordeiro - que se dedica, " por amor e por vocação, a semear leitores na cidade."
Continua o cronista: " Em 2003, quando trabalhava em reciclagem, André Luís se deu conta das dezenas de livros que encontrava no lixo. Principiou a reuní-los e quando viu tinha formado uma biblioteca de milhares de volumes.
Abriu-a então à comunidade, especialmente às crianças pobres como ele, e não desistiu nem mesmo quando, no ano passado, a grande enchente do rio Santa Maria levou 2.000 livros do casebre precário onde mora com a mulher e os 4 filhos. Até hoje não há cliente - geralmente meninos e meninas - que, batendo palmas à sua porta, deixe de obter uma obra que deseja [...]."
O escritor nos conta ainda sobre uma experiência pessoal, vivida na Alemanha, em Mainz, cidade "onde Gutenberg inventou a imprensa [...] participei, em um lindíssimo jardim, de uma cerimônia em que se celebrava o prazer da leitura. Naquele outono europeu de 2005, aprendi, com amigos de 18 países, que, num mundo invadido pela eletrônica, pela informática e pela internet, nada substitui a leitura. [...] Havia uma cruzada europeia, sustentada por voluntários de muitas nações, segundo a qual nenhuma sociedade é civilizada e integrada se não lê, que o apreço aos livros deve começar tão pronto quanto Deus permita, que é dever de cada pai e de cada mãe ler para os filhos. Desde que idade? Desde muito cedo, quando eles ainda tenham uns poucos meses.
André Luis de Souza Cordeiro, o semeador de livros - Dom Pedrito/RS
"Isto parece uma utopia? Não na Europa, onde a mobilização pela leitura - particularmente a leitura dos pais para seus filhos - tem sucursais da Bélgica à Inglaterra, da Itália à Holanda, da Suíça à França. [...] Dito o que, voltamos a Dom Pedrito. André Luis de Souza Cordeiro é um intuitivo por natureza. Reciclador de lixo, ele percebeu que, entre as sobras da sociedade de consumo, havia bens de um valor incalculável.
Não os quis para si mesmo. Converteu sua casa humilde em uma biblioteca, livre e franca para quem quisesse se servir dela. É que não lhe faltava a noção de que o melhor legado que se pode transmitir é o da educação e da cultura.

Emocionante, não?

sábado, 11 de setembro de 2010

11 DE SETEMBRO DE 2001 - QUEDA DAS TORRES GÊMEAS...

11 de Setembro: Em um dia sem guerra

Guarda de honra ao redor do espelho d'água em homenagem às vítimas dos atentados às Torres Gêmeas, no Marco Zero (New York, 11/09/10)

"O nono aniversário dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos deveria ser um momento para refletir sobre a tolerância. Deveria ser um dia de paz."
Amy Goodman, âncora de "Democracy Now!", um noticiário internacional transmitido diariamente em mais de 550 emissoras de rádio e televisão em inglês e em mais de 250 em espanhol, comenta, nesta semana, o nono aniversário do atentado de 11 de setembro de 2001 e os 37 anos do golpe militar chileno que matou Salvador Allende.(Clique para ler mais, neste blog).
Fonte: Leia mais em: IHU Notícias de 11/9/10.

Uma triste data para ficar na História, relembrando a fragilidade da convivência humana sobre a Terra... Onde a intolerância e o fanatismo imperam, perdem a vida os inocentes.
Conseguirá o ser humano evoluir a ponto de não se autodestruir como espécie?

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

GAZETA DO RIO DE JANEIRO - PRIMEIRO JORNAL DO BRASIL

No dia 10 de setembro de 1808 foi fundada, na então capital do Brasil, aquele que seria o primeiro jornal impresso em nosso país: a Gazeta do Rio de Janeiro.
Seu lançamento marca o início da imprensa no país.
Fac-símile da Gazeta do Rio de Janeiro
Disponível em: http://azulnuvem.blogspot.com/2008_09_01_archive.html. Acesso em: 10 set. 2010. 


Sua fundação deveu-se à invasão de Napoleão e à consequente fuga da Família Real Portuguesa para a colônia. Era um jornal oficial, dedicado a contar fatos sobre as colônias americanas, os conflitos napoleônicos na Europa e os comunicados do governo.
A partir de 29 de dezembro de 1821 passou a se denominar simplesmente Gazeta do Rio. Com a independência, a Gazeta deixou de circular. (adap. de: Wikipedia)
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gazeta_do_Rio_de_Janeiro. Acesso em: 10 set. 2010. 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

JARDIM BOTÂNICO DE PORTO ALEGRE EM FESTA (12/09/10)


JARDIM BOTÂNICO:
Local para caminhadas e contemplação da flora nativa e espécies ornamentais. Abriga o Museu de Ciências Naturais. Localiza-se à Rua Salvador França, 1427.

No próximo domingo, dia 12 de setembro, o Jardim Botânico completará 52 anos.
Para comemorar seu aniversário, a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul promoverá, nesta data, o Projeto JardinAção, com ações nas áreas de saúde, ambiente e cultura.
Os visitantes poderão apreciar exposições e mostras interativas e participar de várias oficinas e palestras.
Veja a programação completa: www.fzb.rs.gov.br  e participe!
Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível. 

terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 DE SETEMBRO: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Disponível em: http://simbolosnacionais.blogspot.com/2008/09/representao-do-brasil-estilizado.html. Acesso em: 7 set. 2010.

Hoje, nosso país está de aniversário. Mês que vem, teremos as eleições para eleger o novo presidente. Fiquemos todos de olhos bem abertos, pois nosso voto consciente, com certeza fará diferença...

Disponível em:
http://amazonia.arteblog.com.br/53456/BANDEIRA-ESTILIZADA/. Acesso em: 6 setembro 2010.

sábado, 4 de setembro de 2010

ANIVERSÁRIO DO BLOG: 2 ANOS!

Disponível em:

Dois anos! Parece que foi ontem...
Me ajudem a soprar a velinha aí de cima, tá? 
Quero agradecer a todos os leitores do blog, especialmente a comunidade escolar da ETS e o apoio que sempre recebi da direção e dos colegas.
Lembro a todos que também estou em "Campanha Eleitoral", pois a votação deste primeiro "turno" do PRÊMIO TOP BLOG encerra-se no início de outubro, então...

VOTE NO BLOG!
DIVULGUE A VOTAÇÃO ENTRE SEUS CONTATOS
E AJUDE A PROPAGAR
A LEITURA, A EDUCAÇÃO, OS LIVROS...

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PAIXÃO CORTES: PATRONO DA FEIRA DO LIVRO (POA - RS 2010)

A estátua do Laçador, que retrata um gaúcho pilchado (em trajes típicos) teve como modelo o tradicionalista Paixão Côrtes e tornou-se o símbolo da capital gaúcha, em concurso público realizado em 1991, sendo tombada como patrimônio histórico em 2001. Devido à construção do Viaduto Leonel Brizola, foi transferida em 2007 para o "Sítio O Laçador".

O Laçador - estátua símbolo da capital gaúcha
Disponível em: http://culturadorgs.blogspot.com/. Acesso em: 3 set. 2010. 

A história da estátua remonta à exposição dos 400 anos de São Paulo, em 1954. Os escultores Vasco Prado, Fernando Corona e Antônio Caringi apresentaram seus protótipos. O vencedor do concurso teria sua obra  posteriormente fundida em bronze e ofertada à cidade quatrocentona.
Caringi foi o vencedor, mas como  a capital do Rio Grande do Sul não tinha nenhum monumento que representasse o gaúcho típico, houve reinvindicação popular para que o monumento viesse enfeitar nossa terra. Assim, foi adquirida pela Prefeitura de Porto Alegre e trazida para cá em 1958, adornando a entrada da cidade -junto ao Aeroporto Salgado Filho até ser recolocada próximo ao local original.
Texto adap. da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1tua_do_La%C3%A7ador. Acesso em: 3 set. 2010. 

Paixão Côrtes - Patrono da Feira em 2010
Disponível em: http://blogdoleoribeiro.blogspot.com/2010_08_01_archive.html. Acesso em: 3 set. 2010.  

Aos 83 anos, João Carlos D’Avila Paixão Cortes foi escolhido o patrono da  Feira do Livro de Porto Alegre. Ao lado de Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glaucus Saraiva, um dos criadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Curiosamente, Paixão Côrtes se elege patrono da Feira do Livro exatamente uma década depois de seu companheiro de empreitada, Barbosa Lessa, ter sido escolhido para a mesma função, no ano 2000.
Agrônomo de formação, Côrtes projetou seu nome na cultura do Estado como compositor, folclorista e pesquisador das tradições gaúchas.

Disponível em:
http://wp.clicrbs.com.br/rodadechimarrao/2010/09/01/pixao-cortes-e-o-patrono-da-feira-do-livro/?topo=77,1,1,,,e191. Acesso em: 3 set. 2010.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CHUVA, HAIKAIS & POESIA

água na boca

garoa pinga
gotas da sua sede
na minha língua









Disponível em:
como manda o figurino

traje de chuva:
roupa de cama me cai
como uma luva.

 
 
 
 
Disponível em:
Disponível em: http://deusemnos.wordpress.com/>. Acesso em: 2 set. 2010. 


A Chuva
(Célia de Lima)

O que chove?
É chuva de vida
ou de pensamento?
Se chove tanto,
chovesse mais...

Mais que chuva,
mais que vento:
chovesse Céu.
Chovesse o Céu, eu voaria?
Ventaria feito papel?
Se eu voasse, nadaria?

Ou eu, pipa, levada ao léu,
da chuva me encharcaria,
à mesma força que me nasceu?
Que chuva chove?
Se é de vida,
chovesse o Céu!

Disponível em: http://sitedepoesias.com/poesias/20089>. Acesso em: 2 set. 2010.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CLEÓPATRA, ÚLTIMA RAINHA DO ANTIGO EGITO

Segundo o jornalista Olyr Zavashi, de Zero Hora, Cleópatra,  a mais famosa Rainha do Egito, suicidou-se em 30/08/10, no ano 30 a.C. ao deixar-se picar por uma serpente. (ZH 30/08/10).
Retratada inúmeras vezes, por diversas formas de arte, inclusive uma peça de Shakespeare (Antônio e Cleópatra), a história da rainha egípcia foi vivida no cinema por muitas atrizes, entre estas,  Elisabeth Taylor, em filme realizado em 1963 pelo estúdio 20th Century Fox:
Liz Taylor: Cleópatra dourada
Disponível em: http://www.flickwit.net/film-bling/. Acesso em: 31 ago. 2010. 

Cleópatra morreu aos 39 anos, seguindo o exemplo de seu amante, o líder romano Marco Antônio, que se matou depois de perder a batalha de Áccio. Cleópatra reinou de 51 a.C. a 30 a.C. e foi a última pessoa a comandar o Egito: após sua morte o país se transformou em uma província romana. O corpo dos dois é procurado por expedições arqueológicas até hoje.
Fonte: Getty Images
Pintura de 1755 retrata o suicídio da rainha egípcia Cleópatra
Disponível em:
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/cleopatra+teria+se+suicidado+com+veneno+diz+estudo/n1237715573157.html. Acesso em: 31 ago. 2010. 


Cleópatra - fragmento egípcio
Disponível em:
http://www.islandcrisis.net/2010/03/cleopatra-vii-last-pharaoh-egypt/ >. Acesso em: 31 ago. 2010.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA