quarta-feira, 30 de junho de 2010

AÇÃO ENTRE AMIGOS NA BIBLIOTECA DA ETS

Um dia antes do "Dia dos Namorados" de 2010, mais precisamente no intervalo da manhã do dia 11/06/10, ocorreu a culminância da "Ação Entre Amigos" promovido por mim, para angariar fundos com o objetivo de melhorar os equipamentos da nossa Biblioteca, proporcionando mais condições de aprendizagem e conforto para toda a comunidade escolar.
Foi muito gratificante ter um resultado positivo e quero agradecer a participação, empenho, colaboração e boa vontade de todos, a começar pela professora da Informática (manhã), Marta, que doou 4 frascos de perfumes e colônias da Natura. A Quelen, querida estagiária do IFRS, deu as 2 lindas embalagens. Professora da Nutrição, com uma Ação já feita em maio, Marjana me passou o "know how", inclusive o modelo dos bloquinhos... A Direção colaborou com as cópias xerográficas dos mesmos (posteriormente numerados manualmente e listados por mim) e os demais estagiários (Ester e Alessandra, do IFRS e Ulisses, da ETS) ajudaram a recortar e grampear os 80 bloquinhos que foram posteriormente distribuídos para os alunos da ETS realizarem as vendas.

Eniana, aluna da NM3 e a alegria ao receber a caixa com o perfume "Biografia" e a colônia "Campos de Lírios"...

Nossa funcionária Rejane (xerox/atendimento), dos turnos da tarde e noite, ganhou um perfume masculino (Hoje) - quem se deu bem foi o marido... Mas a colônia "Rosas Vermelhas" ficou para ela!


Foram adquiridas 4 placas de wireless (Internet sem fio) para os computadores da Biblioteca, quitadas as cortinas blackout (2 parcelas) e paga a mão de obra do técnico. Há planos para se comprar um armário guarda volumes...

Veja mais aqui!

terça-feira, 29 de junho de 2010

PLANO MUNICIPAL DE INCENTIVO À LEITURA: 1º/7/10

A Vereadora Fernanda Melchionna, presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, convida a sociedade civil a participar do seguinte evento:


A temática da audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Cãmara Municipal de porto Alegre será a "Construção do Plano Municipal do Livro e da Leitura", com a participação de várias entidades ligadas ao livro e à promoção da leitura.
Participe! Câmara Municipal, sala 330 - 9h 30 - 1º7/10.
Somente juntando todas as formas de colaboração possível - ou seja - esferas públicas e sociedade civil, poderemos melhorar a situação da (pouca) leitura em nosso país.

Fonte: Grupo de Pesquisa Leia

CELEBRAÇÃO: SOLSTÍCIOS INVERNO/VERÃO

O sacerdote preside a ancestral cerimônia do solstício de inverno, realizando oferendas à Pachamama (Mãe Natureza) próximo a La Paz (Bolívia). Celebração do ano 5518 do calendário aymara.
Fonte: David Mercado (Reuters)


Enquanto isto, no movimentado leito da Times Square (New York/EUA), os americanos fazem yoga em comemoração ao solstício de verão no hemisfério norte


sexta-feira, 25 de junho de 2010

MICHAEL JACKSON: UM ANO SEM O "REI DO POP"

Earth Song:
Este clip foi censurado nos EUA, quando lançado, na década de 90, pois fala de poluição, desmatamento e do esgotamento dos recursos naturais, assuntos que mexem com a economia de um dos países que mais produz lixo...
Filmado na Amazônia, Tanzânia, Croácia e New York.
Earth Song (Canção da Terra) faz parte do álbum History, lançado em 1995 e dá continuidade aos trabalhos com mensagens sociais de Michael Jackson, como We are the World, Man in the Mirror e Heal the World. Em Earth Song, no entanto, foi a primeira vez que o artista tratou abertamente sobre os animais e o meio ambiente.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

IX SIMPÓSIO DOS TÉCNICOS EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA DA ETS

Amanhã, 25 de junho de 2010, no auditório José Baldi do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), os alunos da Escola Estadual Técnica em Saúde, no HCPA do curso Técnico em Nutrição e Dietética apresentarão seus Relatórios de Estágio e Trabalhos de Conclusão da Disciplina de Dietoterapia.
Durante o Simpósio haverá intervalo (10 horas) para que se possa torcer para a Seleção Brasileira que enfrentará Portugal às 11 horas.
Entre os assuntos abordados, além de Relatórios de Estágio, estarão:
Manhã: Obesidade; Síndrome Pluri Metabólica; Doenças Hepáticas; Fibrose Cistica; Desnutrição;
Tarde: Bulemia e Anorexia Nervosa; Diabetes; Insuficiência Renal Aguda e Crônica (IRA e IRC); Alimentos Funcionais e Hiperuricemia.
As professoras Maria Helena Guerra, Coordenadora do Curso, Lucia Helena Fiebig, organizadora do evento e Marilene V. Sgarbi serão Banca nos dois turnos. Durante a Mmanhã, a professora Martha N. Torrescasana e à tarde, a professora Maria Luiza Colombo também integrarão as respectivas Bancas.
Desejamos a todos um ótimo evento!

FESTIVAL DE BONECOS EM CANELA (RS) - 24 A 27 DE JUNHO 2010

Divulgando o Festival que acontece há 22 anos em Canela (RS) *
Espetáculo de 2008 (marionetes) **
De hoje a domingo a cidade de Canela, na serra gaúcha sedia a 22ª edição do Festival Internacional de Teatro de Bonecos, tradicional evento que movimenta tanto as ruas como os teatros do município. Com grupos locais, nacionais e do exterior, a expectativa gira em torno de 30.000 visitantes durante os dias do Festival.

Pelele (França) ***


Rapunzel (Gravataí -RS) ***

Um dos espetáculos mais aguardados é o norte-americano Suspended Animation, cujo diretor, Phillip Huber foi muito elogiado quando contribuiu na produção do filme Quero ser John Malkovich.

Suspended Animation (EUA) ***

Acesso o site www.bonecoscanela.com.br para obter mais informações.

REFERÊNCIAS:

FRANZOSI, Vanessa. Maratona Bonequeira. Zero Hora, Porto Alegre, 24 jun. 2010. Segundo Caderno, p. 1. (texto adapt.)

* Disponível em:
http://culturadigital.br/bonecoscanela/2010/02/09/ola-mundo/>. Acesso em: 24 jun. 2010.

** Disponível em:

http://revistaraiz.uol.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=1267&Itemid=2>. Acesso m: 24 jun. 2010.

*** Disponível em:

http://www.gramadomagazine.com.br/revista/revista.php?c=119>. Acesso em: 24 jun. 2010.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

INVERNO: POESIA & GUARDA-CHUVAS

Disponível em:
http://jaeh.wordpress.com/2008/12/14/deixe-seu-dia-de-chuva-mais-alegre/>. Acesso em: 23 jun. 2010.

Guarda-chuva

Gustavo Jaime
Há os discretos
e os coloridos
os pretos
e os floridos
alguns novos
outros antigos
curtos
e compridos
inteiros
e rendidos
há os feios
e os bonitos
uns comprados
uns pedidos
mas sempre
para o mesmo motivo:
proteger da água
que cai do infinito

Disponível em:

http://dalemar.blogspot.com/2010/01/sobre-frio-chuva-e-poesia.html>. Acesso em: 23 jun. 2010.


Guarda-chuvas produzidos por Guy de Jean para Chantal Thommas, 2006- 2008. Esses guarda-chuvas tem proteção solar fator 50, e também podem ser usado em dias chuvosos, porque tem resistência à água.

Disponível em: http://bloglepostiche.blogspot.com/2009_01_01_archive.html>. Acesso em: 23 jun. 2010.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

TRÁFEGO NA INTERNET


A febre do Mundial tem movimentado multidões e gerado records no tráfego da Internet. De acordo com os dados da Akamai, empresa que desenvolve programas para conteúdos Web, ao longo de todo o dia de sexta-feira, 11/6/10, o tráfego de Internet esteve acima do habitual, registrando-se o acesso simultâneo de 12,1 milhões, por conta da estreia da anfitriã (África do Sul) dos jogos da Copa do Mundo, em jogo contra o México (empate 1x1).
Até agora, a morte do "Rei do Pop", Michael Jackson, há um ano atrás, foi o recorde de acessos simultâneos na rede, provocando lentidão e colapso em alguns sites.

Veja a tabela abaixo:

Tráfego da Internet - visitantes por minuto


109 milhões - morte de Michael Jackson;

12,1 milhões - jogo da Copa do Mundo 2010 na África do Sul (México x África do Sul);

8,5 milhões - eleições presidenciais dos EUA (Obama).

Disponível em:

domingo, 20 de junho de 2010

FUTEBOL & BICHOS: FOTOS

Vale tudo para comemorar o grande evento esportivo do ano: a Copa do Mundo... Inclusive decorar aquários com inusitadas goleiras, onde os crustáceos disputam "animadas" partidas de futebol.

Duas lagostas jogam futebol num aquário de Berlim, especialmente decorado por ocasião da Copa do Mundo!
Fonte: Barbara Sax/AFP

Por outro lado, a natureza segue o seu curso - a vida entrelaçando-se com a morte - e na África, sede dos jogos, não é diferente:

Girafa morre por causa da seca no nordeste do Quênia

O fotógrafo Stefano De Luigi, do Le Monde Magazine da Itália, conquistou o segundo lugar do World Press Photo Contest 2010 com essa fotografia.
Fonte: Stefano De Luigi - The Big Picture, 10-03-2010.
Disponível em:

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=30580>. Aceso em: 17 jun. 2010.


O primeiro e amoroso beijo da girafa em seu filhote:

A disputa pela comida:


Um chacal e um abutre combatem pela carcaça de um animal.
Disponível em:


Ilusão de ótica: São cavalos ou zebras?


Resposta: são zebras, com suas sombras sendo projetadas...

Clique para ver mais.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

MORRE JOSÉ SARAMAGO


José Saramago (1922-2010)

Morreu hoje, 18 de junho de 2010, aos 87 anos, o escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura de 1998.
Saramago nasceu em uma família humilde na província portuguesa do Ribarejo, em 1922. Romancista, poeta, dramaturgo e blogueiro, escreveu algumas das mais relevantes obras do romance contemporâneo, como "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e "Ensaio Sobre a Cegueira", este último título foi o que lhe deu o Nobel e, em 2008, foi adaptado para o cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles.
+ Agradeço ao prof. José Luciano (ETS) a comunicação desta triste notícia que propiciou uma rápida pesquisa para este post.

Na Biblioteca da ETS há duas obras disponíveis para empréstimo, deste que foi um dos mais importantes romancistas da língua portuguesa :

SARAMAGO, José. Memorial do Convento. 34. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.


______. O Conto da Ilha Desconhecida. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Cartaz recebido por e-mail. Valeu, profª. Maria de Lourdes!

As doações ajudam as pessoas com problemas de saúde a terem mais qualidade de vida - e muitas podem ser feitas quando estamos vivos e saudáveis, como as doações de sangue e de medula óssea.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

20 ANOS MAIS VELHO(A)


Vamos nos divertir um pouco? Tu só precisas ter uma foto atual, nítida, do teu rosto. Aí, clica aqui.
A propósito, esta não sou eu, tá?
Agora, se tu souberes de um milagre que nos deixe (na real, sem fotoshop) 20 anos mais jovem, me dá um toque...

BIBLIOTECA DA ETS: NOVAS AQUISIÇÕES

Doações recebidas hoje, já à disposição de nossos leitores. Agradecemos à professora Oraides Regina, vice-diretora da ETS, convidando a todos os membros da comunidade escolar que também doem as obras já lidas para enriquecer o acervo de nossa Biblioteca:


TANIGUCHI, Masaharu. Comande sua Vida com o Poder da Mente. 15. ed. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2007. 252p.

LUFT, Lya. Pensar é Transgredir. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. 185 p.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

WEB 2.0: MUNDO VIRTUAL & REALIDADE

Disponível em:

http://www.top30.com.br/news/web-completa-seus-20-anos-veja-como-muita-coisa-mudou>. Acesso em: 16 jun. 2010.

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) avançam cada vez com maior rapidez, recursos e interatividade, apontando novos caminhos para a comunicação em diferentes meios, alcançando vários locais - sejam eles acadêmicos, culturais, educacionais, econômicos, etc. Olhando rapidamente as notícias veiculadas nos meios de comunicação nesta última semana, vemos alguns exemplos que já alcançam a realidade em nosso país:

* O próximo Simpósio Internacional do Instituto Humanitas Unisinos (IHU) da Universidade do Vale dos Sinos traz a opção de participação através de um avatar do Second Life:


Disponível em:

{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{

* Utilização de holograma em palestra à Distância (EAD):

O Seminário Internacional Fronteiras do Pensamento realiza, em Porto Alegre, dez conferências em 2010. Seu objetivo é fomentar um debate sobre o presente, possibilitando ao grande público o encontro com renomados cientistas, artistas e grandes intelectuais da atualidade, que se destacam pela ousadia do pensar a contemporaneidade. É um projeto cultural múltiplo, que serve como plataforma para geração de livros, documentários, materiais paradidáticos e ações educacionais.
Raymond Kurzweil é um cientista norteamericano, tecnólogo de sistemas e estudioso da Inteligência Artificial. Atualmente, dedica-se a elaborar dispositivos eletrônicos de interação homem-máquina com aplicações para pessoas com deficiência. Ele estuda e trabalha com a previsibilidade do futuro na área da ciência e da tecnologia. No último encontro, 14/06, o cientista fez sua palestra via Web, utilizando-se dos recursos da holografia para interagir com a plateia gaúcha.


Raymond Kurzweil, um dos maiores especialistas em Inteligência Artificial, realizou teleconferência holográfica em 14 de junho, no Salão de Atos da UFRGS



}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

* O uso de celulares em sala de aula vem sendo rediscutido, com a atualização de conceitos por parte dos educadores, havendo uma tendência ao reconhecimento da utilidade dos aparelhos como suportes móveis (novas mídias, TICs) para o ensino e a aprendizagem:

Pesquisa internacional sugere aparelho seja utilizado como ferramenta pedagógica
Uma pesquisa internacional sugere que o celular seja utilizado em sala de aula como ferramenta pedagógica. Apesar dos incômodos atribuídos ao uso do aparelho pelos alunos, o estudo prova que o telefone pode ser um grande aliado no processo de aprendizagem nos próximos anos.

Disponível em:

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2938101.xml&channel=&tipo=1&section=Geral>. Acesso em: 16 jun. 2010.

terça-feira, 15 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010: LOGOS NÃO APROVADOS

Muito criativos, alguns logos desenhados para a Copa do Mundo 2010 não passaram no concurso oficial realizado na África do Sul para a escolha daqueles que serão reproduzidos e replicados mundialmente. No entanto, são expressões artísticas de alta qualidade e merecem reconhecimento e apreciação:

Disponível em:
http://www.cidadedoslogos.com/news/index.php/page/8/ >. Acesso em: 15 jun. 2010.

NUTRIÇÃO: DIABETES & ARROZ BRANCO


Consumir arroz branco frequentemente favorece o aparecimento do diabetes tipo 2, enquanto o risco de ter a doença é reduzido com o consumo de arroz integral, revela um estudo americano publicado em 14/06/10.
Cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard acompanharam o consumo de arroz branco e integral por 157.463 mulheres e 39.765 homens, que foram seguidos em três estudos diferentes durante 14 a 20 anos.
O diabetes tipo 2, insulino-dependente, se manifesta em geral na idade adulta. Há quase 24 milhões de diabéticos nos Estados Unidos (8% da população).
Os cientistas de Harvard descobriram que as pessoas que consumiam arroz branco cinco vezes por semana tinham 17% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 que aqueles que o comiam uma vez por semana apenas.
"Nós acreditamos que substituir o arroz branco e outros grãos refinados por grãos integrais, como o arroz integral, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2", disse o autor do estudo, Qi Sun, da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Disponível em:

http://nickmartins.com.br/atualidades/?tag=alimentos-que-nao-engordam>. Acesso em: 15 jun. 2010.


"Há séculos o arroz é um alimento de base nos países asiáticos", destacaram os cientistas.
"Mas desde o século XX, os progressos feitos nas tecnologias do tratamento do cereal possibilitaram uma produção em massa de cereais refinados. Durante este processo, a casca do grão, assim como as partes intactas do germen, são retiradas para produzir arroz branco que, de fato, consiste em um endospermo cheio de amido", afirmam os autores.
Mais de 70% do arroz consumido nos Estados Unidos é arroz branco.
O estudo foi publicado nos Archives of Internal Medicine.

REFERÊNCIAS:

Disponível em:

http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/prato-unico/arroz-branco-9804.html>. Acesso em: 15 jun. 2010. (arroz)

Disponível em:

FABICO UFRGS - PALESTRAS DIAS 15 E 16 DE JUNHO 2010

Disponível em:
http://interacaototal.zip.net/>. Acesso em: 15 jun. 2010.

A Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS) promove duas importantes palestras voltadas para educadores e abertas a todos aqueles que se interessam em compreender melhor as pessoas, nas diversas etapas evolutivas de suas vidas, portadoras - ou não - de necessidades educacionais especiais:


TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Palestrante: Débora Conforto;
Data: 15/06/2010;
Horário: 19 horas;

§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§



CICLO DA VIDA HUMANA: ASPECTOS PSICOLÓGICOS

Palestrante: psicóloga Larissa Ullrich;
Data: 16/06/2010;
Horário: 19h 30min.;

Gustav Klimt - As três Idades da Vida, 1905. Óleo sobre tela (Roma: Galleria Nazionalle d'Arte Moderna)

Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artistas/pw_vp_influencias.htm>. Aceso em: 15 jun. 2010.


Promoção conjunta:
Curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS
Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS Campus Porto Alegre

Local das duas Palestras:
Auditório da FABICO/UFRGS (Rua: Ramiro Barcelos, 2705 - Bairro: Santana- POA/RS).

segunda-feira, 14 de junho de 2010

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA (RS) & LEITURA

Disponível em:
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/editorial/Ler_ou_Nao_Ler_04.jpg>. Acesso em: 14 jun. 2010.

IMPLANTAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR GAÚCHA DE INCENTIVO À LEITURA
Data: 16/06/2010;
Horário: 13:30 às 14:30;
Local: SALÃO JÚLIO DE CASTILHOS - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA (RS)

A exemplo do Município de Porto Alegre, que instalou a sua "Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura" em setembro de 2009, na Câmara dos Vereadores da capital gaúcha por iniciativa da bibliotecária e vereadora Fernanda Melchiona (PSOL/RS), agora chegou a vez da Assembleia Legislativa do Estado manifestar-se quanto a esta importante atividade que traz qualidade de vida e plena cidadania a quem a pratica: a leitura...
Vamos participar de mais este evento ligado ao livro! Nos vemos lá!

domingo, 13 de junho de 2010

PENTEANDO O LEÃO (ÁFRICA DO SUL)

Disponível em:

Este funcionário do zoológico "Lion Park", perto de Johannesburgo, na África do Sul, se tornou tão próximo de um dos leões que é cuidado por ele que pode acariciá-lo e "pentear" a sua juba. Ele precisou seis anos para criar esta relação única com o animal.
Foto: Caters/SIPA

Que coragem, não é mesmo?

sábado, 12 de junho de 2010

DIA DOS NAMORADOS: 12 DE JUNHO

"Em matéria de amor, o silêncio vale mais do que a fala". Blaise Pascal



"Camino por Madrid en tu compañia, mi mano en tu cintura copiando a tu mano en la cintura mia." Jorge Drexler
" Para meu coração teu peito basta, para que sejas livre, minhas asas." Pablo Neruda
"Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso - para viver um grande amor." Vinicius de Morais

Textos:
REVISTA DA CULTURA, ed. 35, jun. 2010. (Leia na Biblioteca da ETS)

Disponível em:
http://www.revistadacultura.com.br/>. Acesso em:12 jun.2010.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

STEPHEN HAWKING: TRÊS CONSELHOS


1. "Lembre-se de olhar para as estrelas e não para os seus pés;

2. Nunca desista do trabalho;

3. Se você tiver sorte suficiente para encontrar o amor, lembre-se de que ele está lá e não o jogue fora."
Fonte: IHU-Instituto Humanitas Unisinos (11/06/10)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

ZACUM - MASCOTE DA COPA 2010

COMPETIÇÃO: COPA DO MUNDO 2010
DATA: 15/06/2010
JOGO: BRASIL X CORÉIA DO NORTE
LOCAL : JOANESBURGO;
;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;
DATA: 20/06/2010
JOGO: BRASIL X COSTA DO MARFIM
LOCAL: JOANESBURGO;
;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;;.;;.;.;.;
DATA: 25/06/2010
JOGO: BRASIL X PORTUGAL
LOCAL: DURBAN
Disponível em:
http://copanews.blogspot.com/>. Acesso em: 10 jun. 2010.
VAMOS TORCER!

CANOAS/RS: FÓRUM GAÚCHO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

Dia 11/6, sexta-feira, durante a tarde, estaremos participando de mais um Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, desta vez no município de Canoas (RS).
Rede Municipal de Leitura - Bibliotecas de Acesso, Pontos de Leitura, Bibliotecas Escolares, Públicas e Comunitárias

Integração das ações culturais e educacionais de leitura - Bibliotecários, professores, técnicos em biblioteconomia, mediadores de leitura, escritores, estudantes e leitores

Programação:

13 h 30 min - Inscrições e Recepção;

14 h - Abertura oficial:
Secretário Municipal de Cultura - Jeferson Assumção;
Secretário Municipal de Educação - Paulo Roberto Ritter;
Coordenadora da 27 CRE - Liane Verônica Leote;
Presidente da Câmara Municipal de Canoas - Cezar Paulo Mossini;
Presidente CRB-10 - Loiva Teresinha Serafini;
Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva - Simone Maia.

14:30 - PAINEL I

* Leitura em Rede Municipal - a Integração das Bibliotecas de Acesso - Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Pontos de Leitura - Experiência de Canoas
Painelistas: Secretário de Cultura de Canoas Jeferson Assunção e Bibliotecária Simone Maia;
* Sistema de Bibliotecas Escolares -
Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo
Painelista: Professor Leandro Lemes do Prado

16:00 - Coffe

16:15 - PAINEL II

* Formação de Leitores - Relatos de Experiência em Cultura e Educação na Biblioteca Pública de Sâo Leopoldo

Painelista: Bibliotecário Ricardo Maus Affonso;
* Organização de Bibliotecas Escolares: aspectos técnicos e legais - FABICO/UFRGS Prof. Dras. Lizandra Stabel e Eliane Moro;
* Atuação do CRB-10 pela melhoria das bibliotecas escolares - Presidente do CRB-10 - Bibliotecária Loiva Teresinha Serafini

17:45 - Debates


DATA - 11/06/2010;
LOCAL - Auditório da Biblioteca Pública Municipal - VAGAS LIMITADAS - 100 Lugares;
ENDEREÇO - Rua Ipiranga, 105 - Centro - Canoas/RS;
Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva - Canoas/RS

quarta-feira, 9 de junho de 2010

ETS - NOTAS IMPORTANTES

11/06/2010 - último dia para inscrições na ETS, atravé do site: http://www.ets-hcpa.com.br/;


São oferecidos 4 Cursos Técnicos, na área da Saúde: Aministração Hospitalar, Nutrição e Dietética, Patologia Clínica e Radiologia e Radiodiagnóstico, nos três turnos.



Sorteio: 30//2010, na Escola Técnica Parobé.


Boa Sorte!


Disponível em:

http://www.ufjf.br/hu/2010/03/08/programa-de-reeducacao-alimentar-realiza-oficina-de-culinaria/>. Acesso em: 10 jun. 2010.

25/06/2010 - 9º Simpósio de Nutrição e Dietética, nos turnos da manhã (com intervalo a apartir das 10h em função do jogo da Copa do Mundo) e tarde. Mais uma vez, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre é parceiro da ETS, cdendo o Anfiteatro josé Carlos Baldi para o evento.

Participe!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LER COM A LÍNGUA